TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E-commerce Wal-Mart

Artigo: E-commerce Wal-Mart. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Artigo  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

A empresa colocou sua bandeira no país no dia 3 de maio de 1995. Chegou com estardalhaço a São Caetano do Sul (São Paulo), com a inauguração de sua primeira unidade do SAM’S CLUB, uma espécie de clube de descontos onde o usuário precisa se tornar membro para poder comprar. Ainda neste ano inaugurou mais duas unidades do clube de descontos, além das duas primeiras lojas hipermercados, conhecidas como WALMART SUPERCENTER. Em 1997 a rede inaugurou suas primeiras unidades no interior paulista, e, no ano seguinte, chegou ao Paraná. A expansão foi acentuada em 2000, quando o WALMART inaugurou lojas no Rio de Janeiro e Minas Gerais. A empresa começou a atuar no ramo de farmácias no início de 2003, com a abertura da primeira Drogaria Walmart. No Brasil, só com a recente aquisição da rede de supermercados Bompreço (então com 118 lojas) em 2004, por US$ 315 milhões, o WALMART pareceu ter encarado seu destino de ser um gigante no Brasil. Em 2008 inaugurou sua operação de comércio eletrônico. Ainda neste ano, no mês de dezembro, inaugurou o primeiro hipermercado eco eficiente da rede no país, no bairro de Campinho, na zona Norte do Rio de Janeiro. A loja reunia mais de 60 iniciativas sustentáveis (como placas do estacionamento que utilizam plástico reciclável e clarabóias que aproveitam a luz natural do dia), resultado de um trabalho realizado desde 2005, envolvendo testes e implantações de mudanças que respeitam o meio ambiente. Nos mesmos moldes, o WALMART inaugurou em abril de 2009 a segunda loja eco eficiente da rede e a primeira em São Paulo, no bairro do Morumbi.

A rede se ampliou de forma gradual, comprando outras marcas do ramo, hoje em dia a Wal-mart, além da própria marca, possui nove bandeiras em território brasileiro: BIG, Hiper Bompreço, Bompreço, Mercadorama, Nacional, Tododia, Maxxi Atacado, Sam’s Club e Maxxi Distribuição.

Segundo o site institucional do Brasil, cada bandeira vende um determinado número de itens dependendo do tipo de comércio, seguindo assim:

• Hipermercados, (Wal-mart, Big e Hiper Bompreço) com 45.000 a 65.000 itens disponíveis;

• Supermercados, (Bompreço, Mercadorama, Nacional) com 15.000 itens;

• Clubes de compra, (Sam’s Club) com 6.500 itens;

• Lojas de atacado, (Maxxi Atacado) com até 6.500 itens;

• Lojas de vizinhança, (Tododia) com 4.000 itens.

Quanto aos produtos há um centro de distribuição que abastece a rede, tornando possível de se imaginar a extensão e variedade de itens comercializados que suprem as necessidades dos diversos consumidores, e ainda com todo o número de bandeiras e variedade de foco de consumidores (desde a classe A até a classe D), o Wal-mart perde para o Pão de Açúcar e Carrefour no ranking ABRAS. A previsão da multinacional para 2010 é a abertura de 100 lojas em diferentes áreas do país e a criação de 10 mil postos de trabalho.

No mundo o Walmart é a maior empresa em faturamento de (US$ 405 bilhões), é a maior vendedora de brinquedos, maior empregadora privada americana, mais poderosa cliente das indústrias de bens de consumo e a maior em sua categoria dentro do competitivo mercado americano com 20% de participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com