TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INSTALAÇÃO DO WAL-MART

Casos: PROJETO DE INSTALAÇÃO DO WAL-MART. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  3.176 Palavras (13 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

DANIELA SILVEIRA COLETTO

DANIELE FERREIRA

MILENE NUNES SANSON

TAMIRES SILVA LANGUE

PROJETO DE INSTALAÇÃO DO WAL-MART EM BUTIÁ-RS

Butiá-RS

2012

DANIELA SILVEIRA COLETTO

DANIELE FERREIRA

MILENE NUNES SANSON

TAMIRES SILVA LANGUE

PROJETO DE INSTALAÇÃO DO WAL-MART EM BUTIÁ-RS

Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o 8º Semestre.

Orientadores: Profª. Luciane Koetz

Prof. Rinaldo Lima

Prof. Ivan Campos

Prof. Henry Nonaka

Butiá-RS

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 DESENVOLVIMENTO 3

2.1 ASPECTOS PRINCIPAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA MULTINACIONAL NO BRASIL 3

2.2 PESQUISA E PRINCIPAIS RESULTADOS 4

2.3 ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 8

2.4 PROJETO PARA INAUGURAÇÃO DO WAL-MART EM BUTIÁ 12

2.4.1 Plano Sumário 12

2.4.3 Estrutura Analítica - EAP 13

2.4.3 Gráfico de Grant 14

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo e pesquisa sobre a instalação de uma multinacional – Wal-Mart – na cidade de Butiá-RS, sendo que esta possui uma população de 500.000 (quinhentos mil) habitantes.

O supermercado Wal-Mart é uma empresa de origem americana, é considerada uma das maiores empresas do mundo em faturamento, possui lojas espalhadas pelo mundo todo. No Brasil vem crescendo cada vez mais e já é considerada a terceira, no ranking das maiores empresas de varejo.

Devido à grande representatividade que o Wal-Mart possui no mercado brasileiro, será elaborado um projeto para a instalação de uma unidade da Empresa em Butiá. Para a realização de tal projeto será realizada uma pesquisa, através de questionário aplicado em 30 pessoas residentes na Cidade, essa pesquisa visa identificar o público alvo e conhecer a opinião do mesmo sobre questões referentes à responsabilidade Social.

O estudo também abordará os principais aspectos que devem ser considerados para a instalação de uma multinacional – Wal-Mart – no Brasil e análise de questões relacionadas à responsabilidade social, onde serão identificadas ações relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social adotadas por outras empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ASPECTOS PRINCIPAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA MULTINACIONAL NO BRASIL

Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países. O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter lucratividade.

Os fatores que contribuem para a instalação de uma filial do Wal-Mart no Brasil, na cidade de Butiá, são: isenção de alguns impostos, doação de terreno, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata (em relação à mão de obra do país de origem). Em contrapartida a construção de uma unidade da referida Empresa na Cidade irá proporcionar a geração de empregos e beneficiará o desenvolvimento econômico do Município. A Organização assume a obrigação de ser uma empresa socialmente responsável, atuando com ética e transparência, onde irá adotar ações e programas visando a sustentabilidade, preservação ambiental e terá como objetivo a qualidade de vida de da comunidade. A multinacional também irá destinar verbas para investir em áreas sociais da Cidade.

A entrada do Wal-Mart no mercado butiaense irá auxiliar no desenvolvimento da Cidade, sendo que gerará empregos, e consequentemente, melhorará a renda, sendo que com uma maior renda as pessoas irão consumir mais. Também irá aumentar a concorrência entre os supermercados, o que será bom para os consumidores, pois essa concorrência fará com que os supermercados adotem estratégias de preços mais baixos, ou promoções, como descontos e ofertas.

2.2. PESQUISA E PRINCIPAIS RESULTADOS

Com o objetivo de identificar os principais aspectos para a instalação do Wal-Mart em Butiá, bem como identificar o público alvo e conhecer a opinião do mesmo sobre questões referentes à responsabilidade Social, foi realizada uma pesquisa na cidade, onde foram selecionadas 30 pessoas residentes no Município para aplicação de um questionário. Cabe salientar, que Butiá-RS possui 500.000 (quinhentos mil) habitantes.

Os entrevistados possuem idades que variam de 18 a 68 anos. Dentre o público entrevistado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com