TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA DE SOFTWARE E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE – UNIDADE 1

ENGENHARIA DE SOFTWARE E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

CRISTIAN NAZARIO LOHN – R.A.: 8830401588

PRIMEIRO RESUMO

GERÊNCIA DE PROJETOS

Prof. ROBERTO KAISER

JOINVILLE

ABRIL, 2016.

Gerência de projetos, conceito

Projeto é um conjunto de atividades temporárias com início, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular e dentro das restrições orçamentárias. Seja qual for o tipo de projeto (construção de um veículo, desenvolvimento de um software, uma viagem, construção de um edifício, etc.). O projeto, sinteticamente falando, é composto de três restrições: tempo, custo e qualidade.

        Um projeto surge em resposta a um problema concreto, ou uma novidade para o mercado. Elaborar um projeto é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações. O documento chamado projeto é o resultado obtido ao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão utilizados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados. A organização do projeto em um documento nos auxilia sistematizar o trabalho em etapas a serem cumpridas, compartilhar a imagem do que se quer alcançar, identificar as principais deficiências, a superar e apontar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas.

Uma ideia para um projeto será cuidadosamente examinada para determinar se é ou não benéfica a organização. Durante esta fase, uma equipe de tomada de decisão identificará se o projeto pode realmente ser concluída.

O gerente do projeto define o que o projeto é e o que os usuários esperam alcançar através da realização do projeto, ele trabalha com o patrocinador ou gerente de negócios que quer ter o projeto implementado e outras partes interessadas. Ele também tem o dever de construir a equipe do projeto. O gerente sabe quantos recursos e quanto orçamento que ele tem que trabalhar para o projeto, em seguida, atribui esses recursos e aloca orçamento para várias tarefas no projeto. Esse é o momento em que o trabalho em cima do projeto inicia.

As tarefas são distribuídas e as equipes são informados de suas responsabilidades.

O controle do projeto é realizados para observar a execução do projeto de forma a identificar potenciais problemas e tomar ações corretivas, quando necessário, para controlar a execução do projeto. 
O controle de um projeto pode ser dividido em três etapas distintas: acompanhamento, análise e ações corretivas.

No acompanhamento são obtidos, registrados e consolidados dados referentes à execução de uma dada atividade, incluindo a comparação entre o que foi previsto e o realizado. Na análise posterior desses dados, é feita uma identificação das causas de eventuais desvios das tendências e a identificação das ações corretivas que devem ser implementadas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com