TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO ACADÊMICO – DIREITOS E DEVERES EMPRESARIAIS FRENTE A RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  16/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.571 Palavras (11 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

POLO:

2º SEMESTRE

Dênis Carlos Suriano dos Santos        RA 9606507785

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO FINAL.

PROFESSOR-TUTOR EAD EMERSON GAINO

CAMPO GRANDE / MS

2014

DÊNIS CARLOS SURIANO DOS SANTOS        RA 9606507785

ENSAIO ACADÊMICO – DIREITOS E DEVERES EMPRESARIAIS FRENTE A RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Projeto Interdisciplinar II apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, no Curso de Tecnologia em Gestão Comercial da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Campo Grande - Padrão, sob a orientação do Professor-Tutor a Distância Emerson Gaino.

CAMPO GRANDE / MS

2014

RESUMO

A responsabilidade Social e a preocupação com o meio ambiente, tem se tornado tema de diversas discussões empresariais, isso mesmo o assunto não importa mais apenas a biólogos e ambientalista, mas sim a todo tipo de organização. Uma comunidade industrial deve exaltar o tema em todo o processo de serviços realizado dentro da instituição. Atualmente percebe-se a preocupação com os cuidados com o meio ambiente, não mais é devido à redução de impostos ou marketing, mas sim por um momento de conscientização de que a prevenção é algo essencial não apenas para os negócios mais principalmente para o futuro de todos nós. Neste ensaio acadêmico iremos demonstrar a simulação de um consultoria frente a esta prevenção com o auxilio do uso de novas tecnologias, para gestão, conscientização e aplicação de fatores reguladores e preventivos para os danos causado pela organização ao meio ambiente, com foco nos direitos e deveres estabelecidos pela legislação Brasileira.

Palavras-chave: Responsabilidade Social; meio Ambiente; Tecnologias; Direito empresarial.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2. APRESENTAÇÃO        

3. SITUAÇÃO PROBLEMA        

3.1 Qual a importância de se trabalhar a Responsabilidade Social e consciência sobre o meio Ambiente dentro das organizações?        

3.2 Como as Tecnologias de Gestão podem contribuir neste sentido?        

4. ENSAIO        

4.1 Direito Empresarial e Ambiental        

4.2 Política Ambiental        

4.2.1 Processo Produtivo        

4.2.2 Padrões Ambiental        

4.2.3 Comprometimento Geral com a causa        

4.2.4 Resíduos provenientes da produção.        

        

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

 O presente trabalho visa contemplar o solicitado pelo Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Gestão Comercial II, tendo como disciplinas norteadoras, Processos Gerenciais, matemática, Tecnologias de Gestão, Direito Empresarial e Responsabilidade Social e meio Ambiente. Neste contexto as disciplinas se interligam com o objetivo de levar a prática todo conhecimento adquirido na teoria das aulas.

O trabalho será a apresentação de um ensaio acadêmico, com foco no desafio proposto pelas disciplinas Tecnologias de Gestão, Direito Empresarial e Responsabilidade Social e meio Ambiente. O ponto de partida para inicio da atividade é a importância das tecnologias de gestão, no estudo e planejamento dos impactos no meio ambiente.

A metodologia utilizada para a realização desta atividade foi a pesquisa bibliográfica.

2. APRESENTAÇÃO

Em 1992 deu-se a criação da empresa RER - Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves. Em 2001, deu- se a criação da empresa MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato, sendo que em 2005 deu-se a fusão de ambas as empresas e a criação da INOXBEL, que tem a sede em Jundiaí (São Paulo/SP), sendo que atualmente a empresa já conta com 06 plantas industriais no país.

A empresa tem seus princípios alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.

Forma de Gerir Atual

Plano de melhorias da instituição

Atendimento diferenciado

Aprimorar competências gerenciais

Aprimoramento constante dos serviços

Melhoria de processos

Aprimoramento constante no relacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.

Otimização dos resultados organizacionais

O apoio técnico de seus sócios-diretores.

Gestão familiar

         Percebemos que a referida empresa teve e ainda tem a pretensão de melhorias em seu plano de ação e gestão, no entanto o tempo e os serviços diários não permitiu que as ideias saíssem do papel. Nós enquanto futuros gestores comerciais, podemos realizar um apoio quanto o planejamento e a execução destes planos de melhoria, ainda, por se tratar de uma gestão familiar, podemos englobar todos nesta gestão.

No contexto da apresentação da empresa destacamos o seguinte parágrafo “O Grupo não possui nenhum sistema de gestão de qualidade, mas nos últimos tempos os grandes clientes estão sugerindo que a empresa busque certificações (tais como a ISO1)”, atualmente este sistema de qualidade pode ser desenvolvido junto com o plano de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (423.1 Kb)   docx (191.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com