TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGIA MKT

Monografias: ESTRATEGIA MKT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  5.136 Palavras (21 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 21

Plano de marcketing ricardo eletro

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI

PLANO DE MARKETING DIRETO

Ricardo Eletro

São Bernardo do Campo

2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI

ALESSANDRA SOARES MAURO – 32.108.038-4

ALINE ROMANO DE MEDEIROS – 32.108.120-0

BIANCA DOS SANTOS GALLEGO – 32.207.061-6

DAIANA AMARA DA SILVA – 32.108.130-9

MAIARA BISPO VIEIRA – 32.108.026-9

PLANO DE MARKETING DIRETO

Ricardo Eletro

São Bernardo do Campo

2012

SUMÁRIO

1. PROPÓSITO DO NEGÓCIO E MISSÃO DO PLANO

A Ricardo Eletro é uma empresa de origem brasileira fundada em Divinópolis (MG) pelos irmãos Ricardo e Rodrigo Nunes, porém a Ricardo Eletro ganhou o nome apenas de um de seus sócios. Iniciou em 1989, em uma loja com apenas 20 metros quadrados, atualmente possui três formas diferentes de atuação (lojas de rua, lojas de shopping e megastores), além de cinco centros de distribuições.

A forma como Ricardo Nunes trabalha é pautada por ousadia e pioneirismo, pois ele acredita que é importante ter preço baixo para ganhar volume, por isso o slogan “Preço é tudo”.

Já a rede Insinuante, a qual é conhecida como Casa Bahia do Nordeste brasileiro foi fundada em 1959 por Antenor Batista, em Vitória da Conquista (BA). Em 29 de março de 2010 nasceu a holding Máquina de Vendas comoresultado da fusão entre a rede mineira Ricardo Eletro e a rede baiana Insinuante, com cerca de 750 lojas distribuídas por 200 cidades em 23 estados, mais o Distrito Federal.

O último acordo de fusão realizado pela nova empresa, por exemplo, foi com a rede de eletrodomésticos City Lar, empresa que teve início em 1979, na cidade de Mirassol D’Oeste (MT). Sua incorporação resultou na criação da Máquina de Vendas Norte S/A. Mesmo sendo da região Centro-Oeste, a fusão com a City Lar foi importante, pois ela possui forte presença nas regiões Norte e Nordeste do país.

A bandeira City Lar continua na região Nordeste e nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e a marca Insinuante predomina no Nordeste, enquanto a Ricardo Eletro é mais atuante na região Sudeste, em Goiás e no Distrito Federal. Os fundadores da nova empresa acreditam que terão dificuldade em trabalhar no mercado paulista e querem ganhar mais mercado no Rio de Janeiro. Pretendem abrir uma financeira a fim de criar um cartão com foco nas classes econômicas C e D.

Com o Plano de Marketing a empresa almeja observar as tendências, as forças e o comportamento do mercado, vislumbrando oportunidades de negócios, estudando produtos e serviços que atendam às novas demandas e necessidades dos clientes e também para igualar ou até ganhar de seus concorrentes.

Assim como outras empresas varejistas do setor, a Ricardo Eletro quer se fortalecer para competir com o fortíssimo conglomerado de concorrentes.

Presidentes, diretores,gerentes, funcionários e parceiros da empresa buscam obter maior força agilidade e sinergia para aumentar a competitividade em preços e assim se tornar a maior empresa da rede varejista do país, tendo maior alcance geográfico. Acreditam que será possível alcançar esses objetivos por meio de fusões e aquisições.

A busca de competitividade entre as empresas, para os clientes é muito bom, já que eles comparam mais os produtos na hora da compra e por se tratar de commodities, a empresa que tem melhores condições, menores preços, acabam ganhando a preferencia dos consumidores. Eles esperam que o portfólio de produtos sejam cada vez maiores, inovadores e com preços mais acessíveis.

Segundo Alan Cardoso (analista de consumo da Ágora Corretora), os fornecedores são extremamente contrários a esse processo, uma vez que perdem poder durante a negociação, porém para os varejistas brasileiros é uma forma de se protegerem da entrada de grupos estrangeiros no Brasil.

2. ANÁLISE DO AMBIENTE

2.1. Força Demográfica

A Ricardo Eletro atualmente é considerada a segunda maior rede varejista do país, ficando atrás apenas das Casas Bahia e na frente da Magazine Luiza, caracterizada pela vasta venda de eletrodomésticos, onde vem buscando um posição de destaque na região Norte e Nordeste.

Para isso a empresa vem realizando processos de aquisições e fusões com empresas de porte menor, mas que possuam fortes presenças nestas regiões e trarão consigo valor significativo para o crescimento da Ricardo Eletro.Tal interesse nestas regiões se deve ao considerável aumento do poder aquisitivo das famílias de baixa renda no Brasil, as quais vêm demonstrando forte interesse na compra de produtos para o seu lar e uso pessoal.

Abordando todas as faixas etárias, sexo, raça e ocupação, com acessórios automotivos, eletrônicos, eletroportáteis, esporte & lazer, ferramentas & jardim, games, informática, livros, perfumaria, relógios, utilidades domésticas, eletrodomésticos, celulares & telefones, câmeras & filmadoras, cama, mesa & banho, brinquedos e artigos infantis.

2.2. Força Tecnológica

No atual momento a Ricardo Eletro possui três formas diferentes de atuar – lojas de rua, lojas de shoppings e megastores – além de cinco centros de distribuição. A maneira de trabalhar da empresa de destaca pela ousadia e pioneirismo acreditando no preço baixo como forma de ganhar volume. Assim a empresa utiliza o slogan “Preço é tudo”, como forma de atrair o público que procuram bons produtos por menores preços.

Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com