TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA EXECUTIVA

Dissertações: ESTRATÉGIA EXECUTIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

Curso MBA em

Gestão Estratégica de Negócios Disciplina:

Estratégia Executiva

Março de 2011

ESTRATÉGIA EXECUTIVA

Empresa Glamour

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo elaborar um Planejamento Estratégico formal para a empresa Glamour, que atua há mais de 20 anos no ramo de produção de cosméticos no mercado de São Paulo, com uma estratégia voltada para o público das classes A e B, a empresa sempre foi vista pelos seus clientes como uma fornecedora de produtos de qualidade, mesmo cobrando altos preços por eles. A Glamour sempre foi considerada não apenas pelos seus consumidores, mas também pelos concorrentes, fornecedores e parceiros, como uma empresa que preza pela marca de seus produtos, sempre buscando o equilíbrio ambiental na extração das essências e valorizando seus recursos humanos. Em meados de 2009, a crise econômica deflagrada no ano anterior, trouxe impactos negativos ao negócio. A empresa sofreu um decrés-cimo de vendas que comprometeu os lucros. Esse prejuízo não foi causado pela margem de lucro dos produtos, e sim pela diminuição da demanda (venda) no período. Diante do atual cenário da empresa Glamour cabe apresentar um novo planejamento estratégico para a alta direção.

Palavras-Chave: Qualidade; Mercado; Planejamento.

1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico surgiu somente nos fins dos anos 60 e início da década de 70, juntamente com diversas crises econômicas, surgiu a necessidade de um novo processo de planejamento visando novos setores de negócios, também a expansão geográfica contribuiu para o crescimento das empresas, possibilitando manter a estabilidade financeira mesmo diante dos problemas econômicos ocorridos na época.

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que apresenta, de maneira inte-grada, o aspecto futuro das decisões institucionais a partir da formulação da filosofia da insti-tuição, sua missão, visão, objetivos, metas, programas e as estratégias a serem utilizadas para assegurar sua implementação. Com o objetivo de orientar os negócios e produtos visando a geração de lucros e crescimento organizacional.

Para Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo geren-cial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FORMAL – GLAMOUR

As fases do planejamento estratégico podem ser descritas a seguir, oferecendo um mo-delo de elaboração de ações em cada uma das etapas:

1. Tópicos do planejamento

• Reformulação de cenários e premissas básicas;

• Análise da atratividade, descrição do público-alvo: quem são, quantos são e como são?

• Análise dos concorrentes e da concorrência, quem são e como são?

• Análise da competitividade, criar novas linhas de acordo com as estações do ano, focalizar na tendência das cores específicas para cada estação. Também analisar outros públicos, como por exemplo, o infantil.

• Análise do histórico de volumes de produtos, de crescimento e de resultados fí-sicos-financeiros: da instituição, do setor e dos principais concorrentes;

• Implantação de Sistemas de informações gerenciais para o acompanhamento es-tratégico.

2. Estratégicas setoriais: viabilizar a possibilidade de diversificação de produtos, criar ali-anças e parcerias, visar a expansão geográfica.

3. Objetivos e metas: proporcionar a Glamour crescimento financeiro e geográfico com a venda de seus produtos.

4. Programa de implantação: os recursos necessários como: materiais, humanos, volume de recursos financeiros, instalações e equipamentos.

5. Avaliação do retorno: avaliação dos retornos esperados, comparando-os com os recur-sos que serão consumidos.

2) DECLARAÇÕES ESTRATÉGICAS

São as seguintes as declarações estratégicas da organização:

• Definição do negócio: fornecedora de produtos de qualidade no ramo de cosméticos como uma empresa que preza pela marca de seus produtos, sempre buscando o equilí-brio ambiental na extração das essências e valorizando seus recursos humanos e im-plantando suas políticas sociais beneficiando à comunidade.

• A missão da empresa: oferecer produtos de qualidade priorizando seus clientes aliados ao equilíbrio ambiental, humano e social.

• A visão da empresa: Maximizar o conceito de qualidade aos seus produtos, buscar no-vos clientes em potencial e expandir-se geograficamente.

• Os valores e princípios: Oferecer produtos de alta qualidade sempre priorizando a mar-ca de seus produtos.

• Os objetivos estratégicos e metas: Produzir com qualidade, buscando fontes renováveis de matérias-primas priorizando o meio ambiente, implantar políticas sociais e educacio-nais.

3) MATRIZ SWOT

• Oportunidades: Maximizar territorialmente os pontos de vendas, criar parcerias, con-quistar novos clientes em potencial, agregando valor e fidelidade à marca desde a in-fância até a melhor idade. Ampliar as campanhas de marketing.

• Ameaças: Concorrentes com produtos similares com menor custo, públicos mais exi-gente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com