TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - completo ra5774161738

Por:   •  7/9/2017  •  Monografia  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE PESQUISA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

INFLUENCIA DA SHANTALA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO E PSICOMOTOR DA CRIANÇA NOS PRIMEIROS ANOS INICIAIS DE VIDA E O AUMENTO DO VÍNCULO AFETIVO

Fabiana Aparecida Monteiro da Silva

RA. 4142213195

Pindamonhangaba – 2013

Nome: Fabiana Aparecida Monteiro da Silva

Ra: 4142213195                                            

Curso: Pedagogia

Semestre: 7º Semestre      

Pólo: Pindamonhangaba

  1. TEMA

O presente tema Shantala: Influencia da Shantala no Desenvolvimento Humano e Psicomotor da Criança nos Primeiros Anos Iniciais de Vida e o Aumento do Vínculo Afetivo tem por finalidade descrever como a massagem Shantala pode influenciar positivamente no processo de maturação do corpo, pois ele é o responsável pelas aquisições cognitivasafetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto que, por sua vez, é a base de estudos da Massagem Shantala.

  1. JUSTIFICATIVA

A ideia de escolha deste tema nasceu durante um curso de Professores de Shantala, onde comecei a perceber que cada ser que vem ao mundo dentro de um pequeno corpo que esperou nove meses dentro do útero da mãe, é o potencial de vida no futuro, e deve ser trabalhado desde pequeno. A sabedoria oriental, que criou para seus bebes uma massagem para suprir algumas necessidades, uma terapia para sentirem conforto, bem estar, suavidade e desenvolvimento humano e psicomotor, para ir se adaptando a tantas informações a que serão submetidos. Através do toque, dos movimentos harmoniosos e sintonizados com o organismo tão frágil, a Shantala vai ajudar o recém-nascido à habilidade de lidar com o novo auxiliando no seu desenvolvimento motor e aumentando o vínculo com a pessoa que aplica a massagem.

A prática da Shantala traz benefícios tanto para a mãe quanto para a criança. Durante a gestação intrauterina, o bebê tem uma relação muito próxima e íntima com a mãe. Ele se encontra num ambiente aconchegante que transmite proteção e amor. Após o nascimento, a criança passa por um choque. Encontra um ambiente mais "hostil" e passa por um período de adaptação e maturação. A Shantala é importante porque torna este processo muito mais confortável e natural.

A Shantala interfere na formação da personalidade do indivíduo fazendo a criança sentir-se muito amada e sensível. E quem recebe amor, provavelmente aprende a amar e retribuir isso ao seu redor. A pessoa sensível é capaz de ter empatia, consequentemente, aprende a respeitar ainda mais seu semelhante. É exatamente aí que está a conexão com a forma de nascer e o que se pode esperar de mudanças no mundo. Podemos ter uma previsão futura de uma transformação. Serão adultos equilibrados, tranquilos, inteligentes e que possivelmente contribuirão para a paz e preservação ambiental. Neste trabalho usaremos a massagem para reforçar o vínculo com os pais e seus bebês e como a massagem irá influenciar no desenvolvimento humano e psicomotor.

  1. PROBLEMA

Pesquisas comprovaram cientificamente que toda criança deve ser estimulada para melhorar o desenvolvimento psicomotor nos primeiros anos de sua vida. Tornando-se assim em ser humano mais sensível, empático, que saberá respeitar as diferenças principalmente os valores pessoais.

É visto hoje nas escolas, crianças com doenças psicossomáticas, depressão e ansiedade. O presente trabalho tem como foco principal amenizar estes sintomas de insegurança e ansiedade através do aumento do vínculo afetivo, e estimulações psicomotoras utilizando a Shantala, uma técnica de massagem milenar feita pelas mães em seus bebês, originária do Sul da Índia, que é passada de geração em geração, com inicio no segundo mês de vida da criança até por volta dos sete anos ou até quando a criança deixar e quiser receber a massagem.

  1. OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho é fazer um estudo da influencia da massagem Shantala no desenvolvimento humano, no desenvolvimento psicomotor e como aumentar o vínculo em mãe e bebe.

4.2. Objetivos Específicos

  • Conhecer as teorias do desenvolvimento humano para que, através da massagem Shantala, haja possibilidade de melhorar a formação do indivíduo.
  • Entender como a massagem Shantala pode melhorar e ajudar no processo de desenvolvimento psicomotor da criança.
  • Valorizar a figura materna no núcleo familiar, aprofundando e prolongando os vínculos afetivos através da massagem Shantala nos bebês.

  1. METODOLOGIA

A metodologia de estudo escolhida para a conclusão deste trabalho será de pesquisas bibliográficas, estudo de campo com mães que já conhecem a arte da massagem e praticam em seus bebês, além de oficinas de Shantala para observar as primeiras mudanças no desenvolvimento da criança e a satisfação das mães.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (352.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com