TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Diversidade

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia/1º Período

Disciplina: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Diversidade

Nara Rúbia da Silva Alves – RA: 2803826140

Naídes Lopes - RA: 2867958381

Lara Cristina Marques – RA: 1709121409

Desafio Profissional

Aparecida de Goiânia – GO

15/04/2015

I - INTRODUÇÃO:

No mundo de hoje estamos aprendendo a viver e respeitar as muitas diversidades no âmbito familiar, onde o respeito à diferença é sinônimo de troca de aprendizagem, de entender que o diferente não é ruim apenas diferente, todavia tem muito a acrescentar ao respeito e convívio familiar e social, buscando uma melhor qualidade de convivência na escola, na família e na sociedade.

A sociedade contemporânea possui grandes mudanças no âmbito do desenvolvimento tecnológico e científico, a busca por novos olhares e posturas, um ser humano versátil, rápido e que administre informações e seja capaz de solucionar desafios. A identidade de cada indivíduo é formada por autoconhecimento motivacional, com objetivos e metas capaz de realizações, onde conceitos de educação, cidadania, ética, conhecimento, espiritualidade e sustentabilidade se fundamentam nos quatro pilares: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer. Assim teremos indivíduos cientes de seu papel na sociedade e nos grupos os quais fazem parte.

II – DESENVOLVIMENTO:

Apresentação dos principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo:

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

No artigo 59 diz que o sistema de ensino deve assegurar aos alunos recursos, métodos, currículos organização específicos para atender suas necessidades. Proporciona oportunidades educacionais apropriadas ao alunado proporcionando condições de vida e trabalho, através de cursos e exames. Há uma flexibilização dos currículos incorporando disciplinas escolhidas dentro do contexto e clientela. No art. 28, inciso I admite alternativas apropriadas a necessidades reais proveitosas aos alunos das zonas rurais. O objetivo de favorecer a motivação e desenvolver a Educação Artística no elemento curricular no Ensino Básico, determinante da LDB (pré-escola, 1º e 2º graus; art. 26,2º). Também determina a exigência de uma língua estrangeira moderna a partir da 5º série ou duas línguas conforme a possibilidade da instituição no Ensino Médio. No art. 33 o Ensino Religioso torna-se uma disciplina obrigatória nas escolas públicas sem ônus para os cofres públicos e matrícula facultativa.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Ao reconhecer a complexidade da prática educativa buscando auxiliar o professor como profissional e o lugar que lhe cabe dentro da responsabilidade e importância na formação do povo brasileiro. Tendo como função garantir a orientação coerente da aplicação de investimentos no sistema educacional.

Buscando discussões, pesquisas e recomendações para técnicos e professores brasileiros que possui menor contato com a produção pedagógica atual.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

A formação de uma diretriz onde promove métodos específicos para atuar de forma incisiva e concreta diante de temas ou melhor uma equidade de possibilidades e conhecimento da cultura e de suas habilidades, concretizando assim a nossa diversificação cultural. Conforme a Indicação CNE/CP 6/2002, regulamentação trazida a Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10.639/2000, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro Brasileira e Africana na Educação Básica. Pontuando a reeducação das relações étnico raciais indispensáveis e necessárias para uma educação de qualidade.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

  A partir da Constituição Federal de 1988, a educação infantil em creches e pré-escolas passou a ser um dever do Estado e um direito da criança. A criança tem direito a experiências prazerosas sempre respeitando a pluralidade e diversidade brasileira de uma proposta flexível auxiliando na implementação de programas e currículos de acordo com a realidade de cada grupo. Promovendo brincadeiras norteadas por eixos de trabalho que são: música, artes visuais, matemática, linguagem oral e escrita, movimento e natureza e sociedade.

Pesquisa e Análise Crítica:

Título: Comemoração do dia dos Pais da escola: Colégio

Sete de Setembro/Paulo Afonso-BA.

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=ebouQaC2dePaiSuperHeroi

Acesso em: 27/03/2015

Festividade para a família ao ar livre com fotos e músicas. Essa mudança de atitude inicialmente não deve ter sido fácil, pois a mudança nem sempre gera apoio de todos os docentes, mas com certeza quando se viu o resultado a diversidade de cada família, mostrando assim o que cada um tem a oferecer enquanto ser e socialmente de comportamento e cultura, posso dizer que: A mente que se abre para novos horizontes nunca se fecha. A diversidade proporciona oportunidade de se quebrar tabus, se emocionar, enxergar o que antes era um absurdo hoje é um aprendizado de amor, companheirismo e respeito. Diante dessa proposta do dia da família a escola fica enriquecida com tanta informação a ser trabalhada em sala de aula; proporcionando reflexão, entendimento das diferenças e mostrando que o preconceito só gera mal estar, momentos de violência e intolerância. Um grande pensador disse: Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. É porque amo as pessoas e o mundo. Assim dizia Mark: a história humana é a luta de classes e poder. Lidar com a identidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com