TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura e organização da educação e educação brasileira e diversidade

Projeto de pesquisa: A estrutura e organização da educação e educação brasileira e diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 7

POLOS CENTRO DE EDUAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD

CURSO PEDAGOGIA

DISCIPLINAS: Estrutura e Organização da educação Brasileira e Educação e Diversidade

ACADEMICA: DALILLA MARCIA SILVA

RA: 9133241796

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORA: DORISDEY RODRIGUES ALVES SILVA

CASSILÂNDIA, 11 DE ABRIL DE 2014.

Introdução

O presente trabalho da Estrutura e Organização da educação Brasileira e Educação e Diversidade, decorre da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), que, por sua vez, vincula-se às diretrizes gerais da Constituição Federal, bem como às respectivas emendas constitucionais em vigor, e apresenta a estrutura geral do sistema educacional. Porém, no decorrer da exposição de cada um dos níveis e modalidades de ensino, será possível observar o caráter flexível da legislação educacional vigente, levando-se em conta a autonomia conferida aos sistemas de ensino e às suas respectivas redes. Ressalta-se ainda o momento de adaptação e adequação dos sistemas à legislação educacional recente, o que se caracteriza pelas reformas e normatizações em implantação. A organização escolar a partir da reforma educacional brasileira, o objetivo principal é discutir as formas organizativas que a política educacional atual indica à escola. O papel que a escola desempenha hoje na sociedade. Compreendo que a escola, como parte constituinte da sociedade moderna, assume papel relevante na consolidação de determinados traços sociais.

Desenvolvimento

PASSO 01

Documento Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (LDBEN 9394/96) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Os Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN — refere-se a uma integração com a experiência educacional já realizada pelos Estados e Municípios, e à possibilidade de adaptações pelas Secretarias de Educação, é que a própria iniciativa ministerial implica a expectativa de uma profunda alteração da situação atual, com a adoção de novas diretrizes e de uma nova ordenação curricular a partir das posições e sugestões preparadas, na atual Constituição Federal, é dos Estados e Municípios a competência de organização de seus próprios sistemas de ensino, respeitadas as diretrizes e bases da educação nacional. O PCN poderão ser, eventualmente, um desserviço à autonomia profissional de cada docente e à autonomia pedagógica de cada escola.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e Africanas constituem – se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e tem por meta, promover a educação de cidadãos atuante e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnicas – sociais positivas rumo à construção de nação democrática. A Educação das Relações Étnicas – Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimento, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadão quanto à pluralidade étnico – racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todo o respeito aos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. A educação infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas, de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício, da cidadania das crianças brasileiras. Sua função é contribuir com as políticas e programas de educação infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil e apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais. Este Referencial é uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais, que assim o desejarem, na elaboração ou implementação de programas, e currículos condizentes com suas realidades e singularidades.

PASSO 02

Homenagem ao dia das mães na escola Pinga de Gente.

Disponível em: http://www.doctum.edu.br:8080/portal/educacao-infantil/escola-pingo-de-gente/galeria-de-fotos/escola-pingo-de-gente-realiza-festa-em-homenagem-ao-dia-das-maes Acesso em: 11/04/2014 ás 14h 29min.

Analise critica:

O Dia das Mães se aproxima e com ele começa a preparação de festas, exposições, apresentações sobre o tema, brincadeiras divertidas para o dia e até lembrancinhas para os alunos entregarem às mães. Apesar de parecer ter apenas pontos positivos, a comemoração do dia das mães na escola pode gerar bastante polemica e deve ser tratada com extremo cuidado e delicadeza, pois a crianças que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com