TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura organizacional de logística nas empresas

Projeto de pesquisa: Estrutura organizacional de logística nas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.020 Palavras (17 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Logística Empresarial

Prof. Carlos M. Taboada Rodrigues, Dr.

Estrutura organizacional da logística nas empresas

Isac Paulo Teixeira Júnior

1. Introdução

A logística, durante muito tempo foi considerada apenas um conjunto de atividades meramente operacionais, responsáveis por viabilizar o fluxo de matérias-primas até seus clientes finais. Com o passar do tempo, fatores como a globalização, o aumento da concorrência e o desenvolvimento da tecnologia da informação, fizeram com que as operações logísticas se tornassem fundamentais para a competitividade das organizações no ambiente empresarial. É importante salientar que, dada à competição nos mercados globais, é comum que clientes se encontrem geograficamente distantes das unidades produtoras, demandando nesses mercados altamente competitivos, produtos de qualidade e baixo custo, agregados a operações logísticas eficientes (STOCK, KASARDA, 1998). De acordo com Bowersox, Closs e Cooper (2009), a chave para alcançar a liderança logística é conhecer a fundo a arte de combinar a competência operacional e o compromisso com o atendimento às expectativas e solicitações fundamentais dos clientes.

Este artigo inicia com uma revisão dos principais conceitos relacionados à logística, sintetizando seus objetivos e assuntos relacionados. A seguir, é apresentado os principais estudos que dizem respeito às estruturas organizacionais das empresas, alinhando os conceitos abordados com a logística empresarial. Neste contexto, serão apresentadas as formas de configuração estrutural, as dimensões dessas estruturas e os conceitos de logística integrada interna e externa. Em seguida, serão apresentadas as dimensões organizacionais derivadas do relacionamento das empresas envolvidas na cadeia de suprimento e o cenário da logística e da cadeia de suprimento no país e no exterior. Por fim, as considerações finais e algumas sugestões de oportunidades de pesquisa.

2. Conceituação da logística

A logística, antes de se tornar um fator de competitividade para as empresas, foi utilizada desde os tempos antigos para, assim como nos dias de hoje, prover o fluxo eficiente de materiais e de informação. Christopher (2009) relata que desde a construção das pirâmides, os princípios dessa atividade pouco mudaram e guerras têm sido definidas pelas capacidades ou incapacidades de prover o fluxo de armamentos e outros materiais de forma eficiente. Como exemplo, o autor cita a derrota dos britânicos na guerra de Independência dos Estados Unidos. Segundo ele, em sua maioria, a derrota pode ser atribuída às falhas de logística.

Para inicio da concepção do tema abordado nesta pesquisa, é oportuno evidenciar alguns conceitos do gerenciamento logístico nas empresas.

“A Logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias-primas, partes e produtos acabados (além dos fluxos de

informações relacionados) por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximinizadas mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado” (CHRISTOPHER, 2007 p.4).

Para Ballou (2006), a logística trata da criação de valor para todos aqueles que têm interesses diretos nessa atividade. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando e onde eles pretenderem consumi-los. É interessante ressaltar, que somente se agrega valor quando os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço, mais que o custo de colocá-lo a disposição para o consumo. Segundo Bowersox, Closs e Cooper (2009), a logística deve ser administrada como um esforço integrado para atingir a satisfação do cliente pelo menor custo total. As operações, quando geridas dessa forma, dão inicio ao processo de criação de valor.

Entende-se como custo, segundo Alvarenga e Novaes (1994, p.5) “a constituição da soma dos insumos (mão-de-obra, energia, materiais diversos, equipamentos, instalações fixas, etc.) necessários para realizar um determinado serviço ou operação, avaliados monetariamente”. A busca pela diminuição dos custos não pode afetar o nível de qualidade de serviços exigidos pelos clientes. Segundo Christopher (2009), “o propósito da gestão da cadeia de suprimentos e da logística é oferecer aos clientes o nível de qualidade de serviço que eles exigem, e fazê-lo com menos custo em toda a cadeia”. A estratégia logística tem como finalidade alcançar a melhor equação entre custos e a excelência do serviço prestado.

Na definição anterior, também se citou a cadeia de suprimentos para conceituar os propósitos da atividade logística nas empresas. A cadeia de suprimentos, ou supply chain em inglês, envolve um escopo de atividades que ultrapassam os limites da logística nas corporações. Para Christopher (2009), a logística é caracterizada como a orientação e a estrutura de planejamento que cria, em um plano único, o fluxo de produtos e de informação ao longo de um negócio. O gerenciamento da cadeia de suprimentos, por sua vez, encontra-se apoiado nesta estrutura, criando vínculos e coordenação entre os processos de outras organizações existentes no mesmo canal.

A evolução da gestão da cadeia de suprimentos sugere que as estruturas organizacionais das empresas devam ultrapassar os limites da própria companhia (departamentos, áreas, etc.),

Fluxo de Materiais

Fluxo de Informações

Operações

Distribuição

Fornecedores

Compra de material

Clientes

Figura 1. Processo de gerenciamento logístico

Fonte: Christopher (2009)

ampliando tal estrutura para a cadeia de suprimentos do negócio em que atua (CHOW, HEAVER, HENRIKSSON, 1998). Nesta próxima etapa, serão apresentados os principais conceitos das estruturas organizacionais das empresas e da logística.

3. Conceituação da estrutura organizacional da logística

“A arquitetura organizacional surgiu como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com