TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DA CONCORRÊNCIA PRINCIPAIS CONCORRENTES

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 8

1. ESTUDO DA CONCORRÊNCIA.

1.1. PRINCIPAIS CONCORRENTES:

Botão do Pânico

Matéria feita por Lazaro Vergani do site Onix Security, explica o motivo para o surgimento do botão do pânico:

Desde 2007, o combate à violência doméstica se tornou uma das principais preocupações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde então, o órgão estimula os tribunais regionais a buscar melhores formas de atender as mulheres que sofrem diariamente com o triste problema no Brasil. Pensando nisso, Vitória foi um estado pioneiro ao criar o botão do pânico.

O surgimento veio através da parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) com a prefeitura de Vitória. Em conjunto, ambos criaram o aparelho que busca proteger as vítimas das ameaças de ex maridos, namorados ou companheiros por meio de um pequeno objeto que evitou doze mortes no seu primeiro ano de uso (2013).

Como funciona:

-É um dispositivo eletrônico de segurança preventiva que possui GPS e também gravação de áudio.

-O cadastro é feito pelo Cerem (Centro de Referência da Mulher), vinculado à Secretaria da Igualdade e Assistência Social (Sias), para o efetivo cadastramento no sistema Botão do Pânico.

-Exclusivo para mulheres com medidas restritivas.

Malalai

“O aplicativo oferece maior segurança para mulheres que se deslocam sozinhas, seja qual for o meio de transporte. A atuação ocorre em três frentes: prevenção, conforto e emergência.” Afirma a criadora do aplicativo Priscila Gama, na entrevista feita pela colunista Stephanie Ribeiro, da Revista Marie Claire, publicado no site da Tv Globo.

Criado em uma startup em 2015, ainda na entrevista feita pela colunista Stephanie Ribeiro, Priscila Gama explica a origem do nome “Malalai”:

O nome significa “afetada pela dor”. É a origem do nome da Malala Yousafzai, paquistanesa Nobel da paz. O nome de Malala vem da história de Malalai de Maiwand, que foi para o campo de batalha cuidar de seu pai e noivo quando o Paquistão enfrentou a Inglaterra.

Como funciona:

• O serviço está disponível através de um anel ou colar com botão do pânico, que é vinculado a um aplicativo via bluetooth.

• O aplicativo oferece dicas preventivas de como escolher um trajeto mais seguro.

• É possível por meio do aplicativo, compartilhar a rota, que manda uma mensagem para a pessoa de confiança, quando a mulher estiver chegando a algum lugar.

Nearbee & Alfabee

Startup feita em 2014 e foi lançada em 2016, focada em oferecer soluções de segurança inteligente. Sua missão é:

Contribuir com uma sociedade mias conectada e segura a partir de um conceito inovador de segurança colaborativa, onde amigos, familiares, pessoas próximas e autoridades competentes possam ser rapidamente contatados a ajudar em emergência.

Afirmação feita pelos criadores do aplicativo Alfabee, no seu site Nearbee.

O site ainda faz referência sobre uma pesquisa feita pela Secretaria da Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, que aponta dados altos relativo a estupros na Universidade de Campinas e que teria sido o motivo para desenvolver a startup:

O conceito da Startup Nearbee surgiu em 2014, quando o índice de estupros na região da Universidade Estadual de Campinas, interior de São Paulo, começou a aumentar. Até o final daquele ano, o total de casos registrados na cidade de Campinas foi de 251 estupros. Em 2015, ano seguinte, foram totalizados 243 casos. Já em 2016, os registros somam 133 casos até a metade do ano.

Como funciona:

• Chaveiro que funciona com uma bateria de relógio

• Dura por volta de oito meses

• Plataforma Nearbee, uma rede social baseada em localização por satélite, que conecta pessoas que estão próximas entre si.

• Segurança colaborativa

• Integrado ao smartphone, o botão de pânico Alfabee também serve para evitar o furto do aparelho.

SOS Mulher SP

O Governador João Doria lançou um aplicativo para que mulheres com medidas protetivas concedidas pelo Tribunal da Justiça de São Paulo (TJSP) possam pedir socorro quando estiverem em situação de risco. Chamado de SOS Mulher, a ferramenta, desenvolvida pela Polícia Militar, permite que as vítimas peçam ajuda apertando apenas um botão.

A medida visa agilizar e priorizar o atendimento destas pessoas, deslocando as equipes mais próximas ao local da ocorrência.

A mulher aperta o botão e imediatamente aciona a Polícia Militar. A viatura mais próxima é enviada rapidamente até o local de onde foi emitido o sinal por meio do celular, em georreferenciamento [...]. (Portal do Governo do Estado de São Paulo, 2019).

Como funciona:

• O aplicativo é somente para o uso de mulheres com medidas protetivas

• O botão “peça socorro” aciona imediatamente a polícia militar que estiver a 4km de distância.

• É preciso estar com o GPS do celular ligado e pressionar o botão por 5 segundos para fazer o chamado.

• Para usar o aplicativo, é feito um cadastro que checado pleo TJSP.

Mete a Colher

Startup criada em 2016 por um grupo de mulheres empreendedoras da cidade de Recife/PE, um aplicativo chamado “Mete a colher”, é uma rede de apoio que ajuda mulheres a sair de relacionamentos abusivos. O aplicativo está presente em 63 cidades, com 13.000 mulheres conectadas e com um número de 2.000 mulheres ajudadas por meio do aplicativo; dados apontados pelo próprio site “Mete a colher”.

Como funciona:

• Conecta diretamente mulheres que precisam de ajuda com outras que podem oferecer apoio de forma voluntária.

• A plataforma tem 3 tipos de ajuda: Apoio Emocional; Orientação Jurídica;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com