TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO: BREVE RETROSPECTO RESUMO

Dissertações: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO: BREVE RETROSPECTO RESUMO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  2.916 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

A teoria econômica de forma sistematizada iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith A riqueza das nações, em 1776. Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética.

A partir do século XVI observamos o nascimento da primeira escola econômica o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas.

No século XVIII, uma escola de pensamento francesa, a fisiocracia, elaborou alguns trabalhos importantes. Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens. O trabalho de maior destaque foi o do dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique. Apesar de os trabalhos dos fisiocratas estarem permeados de considerações éticas, foi grande sua contribuição à analise econômica. O Tableau Économique do dr. Quesnay foi aperfeiçoado e transformou-se no sistema de circulação monetária imput-output criado no século XX(anos 40) pelo economista russo, naturalizado norte-americano, Wassily Leontief, da Universidade de Harvard. A fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo.

Os Clássicos

Adam Smith (1723-1790)

Considerado o precursor da moderna Teoria Econômica, colocada como um conjunto científico sistematizado, com um corpo teórico próprio, Smith já era um renomado professor quando publicou sua obra A riqueza das nações, em 1776. Em sua visão harmônica do mundo real, Smith acreditava que se deixasse atuar a livre concorrência, uma “mão invisível” levaria a sociedade à perfeição.

A idéia de Smith era clara. A produtividade decorre da divisão de trabalho, e esta, por sua vez decorre da tendência inata da troca, que, finalmente, é estimulada pela ampliação dos mercados. Assim, é necessário ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que produtividade e a riqueza sejam incrementadas.

David Ricardo (1772-1823)

David Ricardo é outro expoente do período clássico. Sua analise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalho seminal de muitas das idéias do chamado período neoclássico.

John Stuart Mill (1806- 1873)

John Stuart Mill foi o sintetizador do pensamento clássico. A obra de Stuart Mill consolida o exposto por seus antecessores, e avança ao incorporar mais elementos institucionais e ao definir melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.

Jean Baptiste Say

O economista francês Ican Baptiste Sayretornou a obra de Smith, ampliando-a, popularizou a chamada Lei de Say “A oferta cria sua própria procura”.

Thomas Malthus (1766-1834)

Malthus foi o primeiro economista a sistematizar uma teoria geral sobre a população. Malthus não previu o ritmo e o impacto do progresso tecnológico, nem as técnicas de limitação da fertilidade humana que se seguiriam.

O período neoclássico teve inicio na década de 1870 e desenvolveu- se até as primeiras décadas do século XX. Os neoclássicos sedimentaram o raciocínio matemático explícito inaugurado por Ricardo procurando isolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com