TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Swatch

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ALANIS DA SILVA OLIVEIRA

AMANDA GARCIA

CLAYTON ANDRE DE SOUZA

LIBANIA FERNANDA RIBEIRO

PRISCILA VIEIRA FERNANDES

RENATO MESSIAS HERNANDEZ

        

SWATCH

Tatuí, SP

2° semestre/2019

ALANIS DA SILVA OLIVEIRA

AMANDA GARCIA

CLAYTON ANDRE DE SOUZA

LIBANIA FERNANDA RIBEIRO

PRISCILA VIEIRA FERNANDES

RENATO MESSIAS HERNANDEZ

SWATCH

Trabalho apresentado à disciplina de Modelagem de Processos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, período noturno, da Faculdade de Tecnologia de Tatuí, para aprovação sob a orientação da Professor Dr. Antônio César Silva Sacco.

Tatuí, SP

2° semestre/2019

Sumário

1 INTRODUÇÃO4

2 HISTÓRIA4

3 CONTRIBUIÇÃO NA FUNÇÃO MARKETING5

4 FUNÇÃO PROJETO DO PRODUTO 5

5 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO 5

5.1 Modelagem de Processo da Swatch6

5.2 Mudanças no processo 6

5 SWATCH EM CONTRASTE AS CONCORRENTES 6

5 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS7

  1. INTRODUÇÃO

Os relógios Suíços são caracterizados pela delicada arte da fabricação, dessa forma ganharam notoriedade e glória no mundo inteiro, mas até a década de 80 os líderes do mercado acreditavam que o item era um instrumento técnico, uma espécie de relíquia a ser passada por gerações, como resultado, produziam relógios de alta qualidade, em pequenas quantidades e a preços exorbitantes.

Com a concorrência acirrada, principalmente pelas técnicas de produção em massa de indústrias japonesas, a fim de trazer inovação com seus relógios digitais, por preços abaixo do mercado, o tradicionalismo Suíço se viu preso em um paradigma.

Contrariamente esse contexto, Nicolas G. Hayek, trouxe a redenção ainda na década de 80, com a astúcia percebeu uma nova estratégia, a produção de relógios feitos em plásticos, com um preço acessível, na época a novidade foi capaz de reerguer a indústria Suíça, e até os dias atuais é conhecido como caso Swatch.


        
2. HISTÓRIA

Na década de 80, com a crise cada vez mais crescente e colocando em risco o país, os bancos suíços se viram obrigados a intervir. Desse modo, os banqueiros chamaram Nicolas G. Hayek, na função de consultor de negócios, para gerir a fusão das líderes no ramo de produção de relógios, a ASUAG e SSIH, nasce assim a ideia Swatch.

Frente a seu tempo, Hayek liderou a recuperação e sua inteligência foi decisiva e fundamental, ele observou potencial nos relógios feitos em plásticos, dessa forma trouxe esse conceito que só agregou em seu plano estratégico, em vista de ter um custo baixo e a fabricação  poder ser em grandes quantidades.

Em 1983, foi lançado a primeira coleção contendo doze modelos Swatch, com uma ideia totalmente inovadora, casual e divertida, o que logo conquistou uma fatia significativa do mercado interno e externo, e virou tendência de moda.

Como resultado, a marca se consolidou na modernização, e após a completa fusão, a marca é registrada como Grupo Swatch, e Hayek assume a presidência em 1986 até sua morte em 2010

3. CONTRIBUIÇÃO NA FUNÇÃO MARKETING


        Marketing em sua definição, é a estratégia empresarial de otimização de lucros, por meio de adequação da produção e oferta de bens ou serviços, nesse contexto a contribuição exercida para o sucesso Swatch
 foi recolocar a marca em um novo panorama de mercado.

Segundo Hamel e Prahalad (1995, p. 103), a ideia do Swatch nasceu não de uma análise financeira cuidadosa, mas do desejo de reconstruir o setor de relógios da Suíça, um objetivo com apelo emocional óbvio para qualquer cidadão suíço ou europeu.

Voltado para uma visão inovadora, que logo conquistou os consumidores jovens, com o custo de aquisição acessível, sem perder a elegância e qualidade, de tal modo que o produto passou a ser, não só um mero relógio, mas um item de moda indispensável à época.

Dessa forma, o marketing favoreceu de forma positiva e agregou valor inestimável ao bem produzido.

        
4. FUNÇÃO PROJETO DO PRODUTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (223.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com