TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Swatch

Por:   •  18/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  1.385 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO – TATUÍ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CAMILA ALMEIDA DE OLIVEIRA

DANILO SILVA TAVARES

INGRID THAIS RIBEIRO

LÍVIA MARIOZI RUSSI DA COLL

SWATCH CASE

Tatuí,SP

2º Semestre/2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 swatch        

2.1 criação da marca        

3 Qual foi a contribuição da função de marketing, da função de projeto do produto e da função de produção para o sucesso do relógio Swatch?        

4 Como você acha que a Swatch se compara com a maioria dos fabricantes de relógios?        

5 processos de fabricação        

referências        

1 INTRODUÇÃO

Há séculos, a Suíça é famosa pelos seus relógios, mas nem sempre foi assim: quando a medição do tempo começou no século XIV, a Suíça estava muito atrás do seu tempo. Apenas quando a fabricação de relógios portáteis surgiu em Genebra na segunda metade do século XVI é que a relojoaria também começou a se difundir na Suíça. Até então, um dos ramos econômicos locais mais tradicionais da cidade tinha sido a ourivesaria. Porém, atraves de Calvino, o reformador rigoroso que recusava toda e qualquer ostentação de riqueza, foi proibido o uso de joias. Subitamente desempregados, ourives e joalheiros dedicaram-se à uma nova arte: o design de relógios. No final do século os relógios produzidos em Genebra já eram reconhecidos devido à sua excelência. Para criar um bom relógio é necessário mais que tecnologia de qualidade; a tarefa envolve dedicação para escolher as peças ideais e utilizá-las com elegância. Analisando a Indústria de relógios Suíços e sua crise entre os anos de 1975 - 1985, com foco na (SG), Swatch Group. Desde sua criação até 1983, várias estratégias de marketing foram criadas para se manter ativa e firmar um processo de fabricação.

Podemos criar duas linhas de discussão sobre o ressurgimento da Swatch ao mercado internacional. A primeira é a mais predominante teoria do distrito industrial, usando chaves elementares da teoria de distrito de Marshall, que tem em base questões de (Atmosfera Industrial, competição e cooperação de relações internacionais, etc.) tudo isso poderia ter feito a indústria de relógios suíços ter renascido novamente? Ou a utilização da tradição e manufatura de ponta para resgatar mercado?

A segunda linha interpreta o ressurgimento da Indústria Suíça como consequência de uma nova estratégia de marketing que rejeita totalmente o modo competitivo e cultural de manufatura dos Japoneses e Chineses.

Segundo Glasmeier (1980) definiu que a readaptação da Indústria Suíça de Relógios e seu sistema de competição global de “reorganization à la Japanese”, traduzindo, uma reorganização á Japonesa. Assim dado o nome do recurso usado no processo da volta do mercado Suíço de Relógios.        

2 swatch

        Até o final dos anos 70, o relógio suíço era fabricado de maneira totalmente artesanal e seu mecanismo era extremamente complexo. Ocorriam algumas inovações, com relação aos seus modelos, porém eram muito raras e quando ocorriam era de forma lenta.

        De acordo com Crainer (2002, p. 18), “Em meados da década de 1970 e 1983, a indústria relojoeira suíça viu sua participação no mercado mundial decrescer de 30% para 9%, uma perda equivalente a dois terços em menos de 10 anos. ”.

        No final da década de 70, uma grande crise assolava a indústria de relógios suíços, uma vez que as indústrias orientais produziam relógios em larga escala, pois sua linha de produção era automatizada, diferente do processo de produção suíço.

Essas peças produzidas na Ásia eram equipadas com mecanismo de quartzo, uma tecnologia desenvolvida por Morrison e Horton, entretanto um suíço chamado Max Hetzel que a aprimorou. A ideia, porém, foi rejeitada pela indústria de relógios suíços, fazendo com que seu criador vendesse sua ideia para uma indústria americana. Outras tecnologias foram surgindo, mas os suíços continuaram produzindo seus produtos de forma tradicional, assim, japoneses e americanos aproveitaram para promover uma revolução na produção de relógios levando a indústria suíça a uma grave crise. Enquanto os relógios mecânicos necessitavam de enormes cuidados o de quartzo era mais leve, barato, preciso e não demandava de tantos cuidados (GONÇALVES, 2011).

         

2.1 criação da marca

        Com o mercado de relógios suíços em crise, dois grandes fabricantes estavam enfrentando a falência, a ASUAG e a SSIH, assim os fabricantes decidiram criar um consorcio chamado ASUAG-SSIH. Porém em 1983, Nicolas G. Hayek, realizou uma reforma neste consórcio e o chamou de SMW, a Sociedade Suíça das Indústrias de Microeletrônicas e Relojoeiras, que originou o grupo Swatch.

Ernst Thomke e Jacques Muller que criaram a ideia do relógio que revolucionou o mercado, o primeiro desenvolveu as especificações técnicas do swatch original e o conceito de marketing, e o segundo sugeriu a fabricação de baixo custo para enfrentar as empresas japonesas.

Porém no primeiro projeto ocorreram alguns problemas como conseguir a patente para fabricar os principais componentes e adaptar as instalações suíças para produção em grande escala. (CRAINER, 2002)

Após um teste na américa, em 1º de março de 1983, o relógio foi lançado no mercado suíço. De alta precisão, qualidade, à prova de choque e água, ele era feito de plástico e com apenas 51 componentes, diferente dos 91 que eram fabricados antigamente, assim seu preço era mais acessível, pois seu custo era 80% mais barato.

3 Qual foi a contribuição da função de marketing, da função de projeto do produto e da função de produção para o sucesso do relógio Swatch?

A Swatch Group e seus colaboradores, não só tiveram de rever conceitos do sistema de produção, mas novas importantes e decisivas estratégias de marketing

A tentativa de entrar no mercado americano no ano de 1982 foi fracassada, porém ao lançarem a ideia do swatch ser um "relógio reserva", conseguiram conquistar os consumidores. O desenvolvimento do Swatch se embasou na ideia de que o relógio não seria mais um item de coleção e sim um item de fácil substituição e um item de moda descartável, a forma como é produzido com o movimento de quartzo implementado diretamente em uma peça de plástico, que não permite reparos também ajudou na ideia de trocar o relógio com frequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (320.6 Kb)   docx (139.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com