TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia pode ser denominada ou conceituada de 2 formas

Por:   •  21/9/2015  •  Monografia  •  5.527 Palavras (23 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 23

PDR de Economia

Introdução à Economia:

A Economia pode ser denominada ou conceituada de 2 formas, a seguir:

O estudo de como as pessoas e a sociedade como um todo, decidem empregar seus recursos escassos, que podem ter diverssas formas de utilização, para produzir ou obter bens variados que contribuam tanto para vida de um indiviuo como para o bem maior de uma Nação.

A definição também pode ser de uma forma mais ciêtifica: Ciência que estuda as formas de comportamento Humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.

Se pode compreender ainda melhor a Economia, devido a suas subdivisões, chamda de sistemas economicos. Um sistema Economico pode ser definido como forma política, social e economica pela qual a Sociedade é organizada, são eles:

Sistema Capitalista (ou economia de mercado):

- Regido pelas forças de mercado

-Livre iniciativa

-Propriedade privada dos fatores de produção

Sistema Socialista ( ou economia centralizada ou economia planificada):

- Órgão central de planejamento

-Propriedade pública dos fatores de produção

Sistema de concorrência pura:

- Liberalismo

Sistemas de Economica ista:

- Mercado

- Estado

A Economia auxilia tanto as Empresas no momento de definir qual preço estipular para os seus respectivos produtos ou serviços, quantidade real que deve ser produzida; como também para os consumidores, para uma melhor compreenção de qual produto procurar no mercado, analise de preços e variações. Esse tipo de tópico dentro da Economia pode ser titulado como: Curva de Transformação, divida em 2 partes:

Curva de Procura: baseia-se na utilidade de determinado produto para os consumidores. Quanto maior o preço, menor a quantidade procurada, e vice-versa. Determinantes da procura: preço do produto, rendimento médio dos consumidores, dimensão do mercado, preço e disponibilidade de outros bens, gostos ou preferências. O deslocamento da curva de procura ocorre em função da alteração desses fatores.

 Curva de Oferta: baseia-se nos custos de produção de um bem ou serviço. É a relação entre os preços de mercado do produto e a quantidade que os produtores estão dispostos a oferecer. Quanto menor o preço, menor a quantidade de bens que os produtores vão querer vender. Determinantes da oferta: custos de produção, monopólios, concorrências de outros bens, imprevistos metereológicos. O deslocamento da curva de oferta ocorre em função da alteração desses fatores.

Economia de Mercado: Economia de Mercado é um sistema economico em que os agentes economicos (Empresas, bancos, prestadores de serviço, etc.) podem atuar com interferência governamental, é um sistema típico da economia capitalista.

A Economia de mercado é um dos pilares apoiado por economistas que defendem o liberalismo economico e o neoliberalismo.

  • Principais caracteristicas da Economia de Mercado:

- Liberdade para definição de preços de serviços e mercadorias. A livre concorrência é que regula o mercado com relação aos preços;

- Produção e consumo de bens e serviços estabelecidos pela interação entre oferta e demanda;

- Quase a totalidade dos produtos e serviços de uma economia de mercado é produzida pela iniciativa privada (indústrias, comércios, bancos e empresas prestadoras de serviços). Num país que segue este sistema econômico, há poucas empresas estatais, sendo elas, geralmente, de setores estratégicos (geração de energia, por exemplo);

- Liberdade para abertura e funcionando de empresas, com pouca ou nenhuma interferência do governo;

- Comércio exterior com poucos obstáculos e entraves (burocracia, impostos, taxas alfandegárias);

- Inserção das empresas no mundo globalizado;

- Pouca ou nenhuma atuação do Banco Central no controle de taxas de câmbio. Em grande parte dos países que seguem a economia de mercado o câmbio é flutuante;

- Mercado mediado pela interação entre produtores e consumidores;

- Proteção, através de leis, da propriedade privada;

- Cabem ao Estado a fiscalização e regulação da economia, visando coibir práticas irregulares ou ações que possam provocar problemas ao funcionamento mercado. O Estado também atua em áreas essenciais (serviços públicos) como, por exemplo, educação, saúde e segurança pública.

A Economia tem relação direta com diversas áreas do conhecimento, como exemplo:

Economia X Matematica e Estatistica:

  • Modelos analíticos (Matemática)
  • Probabilidade (Estatística)
  • Econometria (Estatística)

Economia e Geografia

  • Economia regional
  • Economia urbana
  • Teorias de localização industrial
  • Demografia econômica

Economia e Historia

  • Pesquisa histórica: compreensão do presente e ajuda das previsões (História)

Ex: Revoluções, guerras

  • Fatos econômicos: afetam o desenrolar da história (Economia)

Ex: ciclo do ouro, da cana-de-açúcar no Brasil, quebra da bolsa de Nova York

Evolução no Pensamento Economico:

A Economia como qualquer outro fator importante dentro da sociedade, tem os seus precursores e teóricos que auxiliaram na formalização de leis, regulamentação e conceitos fundamentais. Na maioria das vezes, é a tese de teóricos que dão um " ponta pé inicial" para que diversas variações e aperfeiçoações ocorram dentro dos fatores

Abaixo esta algumas teses e seus precursores, que contribuiram para formalização do estudo da Economia:

 Adam Smith ( Liberalismo) - Influenciado pelo pensamento fisiocrata, Smith é considerado o pai da teoria liberal, uma vez que são dele os principais fundamentos teóricos do liberalismo econômico. Essa teoria se divide em 4 tópicos, abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (274 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com