TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia - Atividade 2

Artigo: Economia - Atividade 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

Os bens substitutos são aqueles que influenciam a sua decisão de consumo por um produto quando o outro apresenta condições pouco atrativas, ou seja, ao elevar o preço da Coca cola em relação ao preço da Pepsi cola, se você não for influenciado por preferências/hábitos de consumo, você racionalmente será induzido a aumentar a quantidade demandada de Pepsi cola. Em contrapartida, os produtos ou serviços complementares são produto ou serviços que complementam a utilização de outro produto ou serviço, isto é, ao tomar a decisão de adquirir uma impressora HP eu terei que adquirir o cartucho condizente com essa máquina/modelo, mesmo se o cartucho das impressoras Epson forem mais acessíveis não resolverá o meu problema em virtude da incompatibilidade (não se complementam) entre os produtos. Diante destas explicações sobre o conceito de bens substitutos e bens complementares suponha três bens normais (X, Y e Z). Os bens X e Y são substitutos e os bens Y e Z são complementares. Considerando tudo mais constante, um aumento no preço de X provocará:

a.

Redução na quantidade demandada de X e também redução na demanda de Y.

b.

Redução na quantidade demandada de X e também redução na demanda de Z.

c.

Redução na quantidade demandada de X e aumento na demanda de Z.

d.

Redução na quantidade demandada de Y e aumento na de X.

e.

Redução na quantidade demandada de Y e aumento na demanda de Z.

0,25 pontos

PERGUNTA 2

A distinção entre demanda e quantidade demandada passa por fatores subjetivos que podem influenciar o desejo de consumir. Em 13 de fevereiro de 2008 foi publicada na página do IDG Now ((http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/02/13/tv-no-celular-e-desejo-de-consumo-de-44-dos-usuarios-diz-estudo) uma reportagem sobre um estudo encomendado pela empresa Ericsson e pela CNN que apresentava o desejo de consumo de 44% dos usuários da telefonia celular interessados em assistir à TV aberta no celular.

“Assistir à TV aberta no celular, um dos temas mais discutidos durante o Mobile World Congress esta semana em Barcelona, parece ser um objeto de desejo dos consumidores. Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa encomendada pela Ericsson e pela rede CNN para avaliar o comportamento do consumidor em relação a esse serviço.

Os executivos de operadoras brasileiras que visitam a feira para acompanhar as últimas novidades se mostraram interessados nas demonstrações que viram até agora de plataformas de TV no telefone móvel, segundo relato de alguns fabricantes.”

O fato é que ter desejo de consumir é diferente de adquirir um produto ou serviço. Identifique abaixo a alternativa que apresenta o significado, conceitual, desta distinção.

a.

A demanda refere-se a alterações no preço do bem e a quantidade demandada a alterações nas demais variáveis que afetam a demanda.

b.

A demanda refere-se a variações de longo prazo e a quantidade demanda a variações de curto prazo.

c.

A quantidade demandada só varia em função de mudanças no preço do próprio bem, enquanto a demanda varia quando ocorrem mudanças nas demais variáveis que afetam a demanda do bem.

d.

Não há diferenças entre demanda e quantidade demandada.

e.

A demanda refere-se ao comportamento de todo o mercado enquanto a quantidade demandada refere-se ao comportamento de apenas um indivíduo.

0,25 pontos

PERGUNTA 3

Suponha que a oferta de um produto seja dada pela função: Qo = 1200 + 20P e que a demanda de mercado deste bem seja: Qd= 1382 – 8P. O preço e a quantidade de equilíbrio serão, respectivamente:

a.

92 e 3.044

b.

6,50 e 1.330

c.

1.330 e 6,50

d.

1.503 e 15,17

e.

15,17 e 1.503

0,25 pontos

PERGUNTA 4

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) publicou em seu site (http://www.snel.org.br/ui/pesquisaMercado/diagnostico.aspx) a evolução da quantidade produzida e vendida de livros no setor editorial brasileiro resultado de pesquisas realizadas semestralmente em conjunto com a Câmara Brasileira do Livro (CBL). Tabela abaixo apresenta a evolução dos dados resultados das pesquisas no período entre os anos de 2004 a 2008. É importante refletir que os exemplares produzidos para se tranformarem em exemplares vendidos precisam passar por exemplares ofertados, ou seja, o consumidor desses títulos só poderão criar interesse, ou não, por fazer essa aquisição se o título estiver exposto em algum ponto de venda, caso contrário o status “exemplares produzidos” não passaria para o status “exemplares vendidos”. A partir dessas explicações é possível afirmar que a oferta é:

Tabela 1 - PRODUÇÃO E VENDAS DO SETOR EDITORIAL BRASILEIRO

PRODUÇÃO

(1º edição e reedição)

VENDAS

Ano

Títulos Editados

Exemplares Produzidos

Exemplares Vendidos

Faturamento

(R$)

2004

34.858

320.094.027

288.675.136

2.477.031.850

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com