TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Para Administrador

Artigo: Economia Para Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE ECONOMIA PARA O ADMINISTRADOR

A economia de um país exerce total influência sobre o caminhar das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Independentemente do nível em que uma organização se encontra, ela sofre impactos econômicos, logo, entende-se que a abordagem que cada uma faz sobre tais impactos é fator preponderante no seu desenvolvimento econômico-financeiro.

Devido à globalização, que é o encurtamento de distâncias entre pessoas e empresas, a saúde econômica de uma empresa pode ser afetada pela crise de um país a quilômetros de distancia. Sabendo disso, é imprescindível a atenção do administrador à situação econômica nacional e mundial.

Temos como exemplo a taxa de câmbio, que é o preço de trocas entre moedas de dois países e que, por ser um elemento central nas atividades de importação e exportação, afeta diretamente a inflação e os preços na economia nacional. Estando o administrador atento a isso, ele é capaz de agir sem prejudicar o andamento da empresa, tomando decisões sobre como realizar ou não investimentos e como comprar e vender saudavelmente.

Contudo, a atenção dada aos aspectos econômicos que circundam uma organização é primordial para o desenvolvimento dos diversos setores da mesma. Atividades de Marketing como posicionamento e segmentação, de Recursos Humanos como recrutamento e seleção, do Financeiro como investimentos e corte de gastos, entre outras, são diretamente influenciadas pela economia, que se bem estudada, faz surgir oportunidades ou eliminar ameaças.

Por isso, os gestores precisam conhecer, ao menos, um pouco sobre como funciona a economia de uma região, do país onde estão localizadas as suas empresas, e até a mundial, uma vez que este conjunto de fatores econômicos é determinante para a permanência ou inserção da organização no mercado em que atua ou pretende atuar. Tudo isso, exige do administrador atualização constante sobre o ambiente externo à empresa.

Nome: Fabio Veríssimo Pachu

Curso: Administração

Instituição: UNISUAM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com