TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e Mercado, Matemática Aplicada e recursos patrimonial

Por:   •  6/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.112 Palavras (13 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O projeto tem com objetivo colocar em pratica as teorias de aprendizagem abordada pela Universidade Paulista (UNIP). Para assim aprimorarmos as teorias e vivenciarmos a realidade de uma determinada organização.

Entre as teorias estão, Economia e Mercado, Matemática Aplicada, Recursos materiais e patrimoniais, tendo como base dados de artigos científicos, revistas digitais e o auxilio da apostila UNIP Interativa, onde analisaremos uma empresa de Marketing chamada TAG FIX.

Apresentaremos variáveis macroeconômicas e suas independências e consequências na empresa como, por exemplo, salários, lucros, juros, câmbio e oferta de moeda, levando em conta seus impactos no nível de preços e produção; parâmetros de tomada de decisão como, custo marginal, juros simples, juros composto e desconto. Abordaremos também os recursos adotados pela empresa tais como, financeiro, humano, matérias, patrimoniais e tecnológicos, planejamento e controle de estoque, funções, custos e política de estoque. Analisaremos os processos de compras, produção, transporte, estocagem, administração de materiais, distribuição e atendimento ao cliente e inventário físico, quais poderiam ser as possíveis melhorias a serem implantadas tendo uma visão empregada na logística, e o descarte e devolução de produtos para o meio ambiente.

A empresa citada anteriormente na qual tomaremos foco chama-se TAG FIX, é uma microempresa LTDA., que atende ao ramo do marketing visando às mídias alternativas. Atualmente ela utiliza como principal veículo de comunicação “jogos americanos ou toalha americana“, com intuito de promover a popularização e a demanda na procura dos serviços oferecidos das empresas anunciantes através da imagem.

ECONOMIA E MERCADO E SEUS PROBLEMAS ECONÔMICOS

2.1 Economia

A economia é basicamente, um estudo a respeito do comportamento de pessoas no individual, tanto quanto na sociedade e também a utilização dos recursos escassos. Os recursos escassos por sua vez têm como finalidade trabalhar como menos recursos possíveis, uma vez que nossos recursos disponíveis sejam limitados, e nossos desejos materiais ilimitados, por tanto não se consegue uma produção infinita de determinado bem. Com isso o principal assunto da ciência econômica é a escassez, por ser um importantíssimo fator para o problema econômico.

Como citado a cima, a escassez só acontece quando certo bem é muito demandado, ou seja, muito procurado, assim o homem necessita de fazer escolhas um bem por outro devido à falta de recursos, menos recursos menos bens. Neste caso a demanda funciona de seguinte forma, é considerado demandado ou procurado o bem que, satisfaça a necessidade humana, ou que ele tenha certa utilidade. A partir deste principio compreendemos que, se temos um conjunto de relações institucionais e técnicas, conseguimos constituir uma organização social econômica e até mesmo política.

A economia conta com pontos fundamentais para sua boa funcionalidade, por exemplo, o que produzir; quanto produzir; como produzir e para quem produzir, visando sempre pelo principio da lei da escassez.

2.2 Mercado

Podemos definir mercado como uma instituição em que bens e serviços são livremente trocados, assim como fatores de produção. Essas trocas são realizadas com moeda (dinheiro). A moeda é considerada um meio de troca forçado, porém necessário para que se adquira um determinado bem ou serviço, assim como pagamento de contas. Há muitos níveis de agregação de moeda, e ela tem uma aceitação geral.

2.3 Sistemas econômicos

Em sistema econômico de qualquer lugar existem atividades comuns tratam da produção, do consumo e das trocas. Apesar de cada país ter sua economia distinta uns dos outros, o sistema econômico é basicamente o mesmo para todos. E em todo o mundo encontramos três principais sistemas econômicos, economia mista, economia socialista e economia capitalista (ou economia e mercado).

Economia mista: aparece por volta do século XX, contando com a participação de setores privados e públicos; no caso da participação do Estado trata-se alocação, infraestrutura, saneamento, distribuição de recursos, energia e telecomunicação.

Economia socialista: aparece por volta de 1848 com ideias de Karl Marx e Engels, porém só foi “validado” na União Soviética, por Lenine, chefe da facção bolchevique dos partidos socialistas russos em 1917. Consiste em o domínio por parte do Governo de toda a responsabilidade pela economia, por intermédio e um amplo sistema de planejamento e verificação.

Economia capitalista: aparece ao fim da idade média, é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção. No sistema capitalista as padarias, fábricas, confecções, gráficas, papelarias entre outras pertencem a empresários e não ao Estado. Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da demanda. O proprietário de empresa (capitalista) compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente lucro. 

Em mercados competitivos temos uma interação entre a oferta e demanda, para que se possa obter o preço. O preço por sua vez é o responsável pela relação de troca, de bens, serviços ou mesmo moeda (dinheiro).

2.4 Curvas de possibilidades

Em curvas de possibilidades, encontramos a curva da demanda e a curva da oferta. A curva da demanda nos proporciona enxergar a relação entre, a quantidade demandada de um bem e seu preço. Levando em consideração alguns fatores como, gosto, renda e preços de bens relacionados, sendo esses fatores sempre constantes. Assim está relação chamamos de decrescente ou inversa, pois quando temos um aumento em relação ao preço, logo nossa demanda diminui, por isso inversa.

A curva da oferta por sua vez visa à relação entre a quantidade ofertada por seus inúmeros produtores e seus preços e segue constante com fatores como, tecnologia e preços de produção. Nesta relação funcional chamamos de crescente ou direta, pois se aumenta o preço juntamente com a quantidade ofertada.

Sendo assim, quando há uma interação entre essas duas curvas (demanda e oferta) determinam-se o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço dentro de um mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com