TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo SEBRAE

Tese: Empreendedorismo SEBRAE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Tese  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

Empreendedorismo

O empreendedorismo é relativamente novo no cenário brasileiro. É um tema que sempre permeou as ações humanas, mas que não se sabia ao certo nominá-lo ou encontrar formas para utilizá-lo.

No Brasil praticamente não se falava neste assunto, nem em criação de empresas com tanta ênfase, pois o momento econômico e sociopolítico no país não era tão propício para tal, e o empreendedorismo não tinha uma coluna onde se apoiar para poder se consolidar e crescer como um conceito forte e digno de investimento.

O movimento começou de fato a tomar forma no início dos anos 1990, onde empresas como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), foram criadas. O SEBRAE é um dos órgãos mais conhecidos de apoio à empresas de pequeno porte, tem por objetivo dar suporte àqueles que estão iniciando, bem como desenvolver consultoria para melhoria dos seus negócios. Após sua criação, passou-se a falar de plano de negócios para as empresas, planejamento estratégico, estruturação de finanças, entre outros temas importantes e ignorados até então. Empresas foram se estruturando com base no suporte que o SEBRAE, entre outros órgãos auxiliadores, proporcionavam, e o quadro do Brasil começou a mudar em relação ao termo “empreender”.

Pode-se dizer que após duas décadas do surgimento do termo empreendedorismo, o Brasil emergiu com todo o potencial em relação a criação de empresas e está desenvolvendo uma série de projetos de ensino empreendedor, fazendo frente com países do porte dos Estados Unidos.

Mas como podemos definir o empreendedorismo?

De acordo com Dolabela (1999, p. 43)

“Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.”

Segundo Dornelas ( 2001, p. 28) “Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades”

O empreendedorismo é acima de tudo ma atitude mental que engloba a motivação e a capacidade de um indivíduo, participante ou não de uma organização, para identificar uma oportunidade e concretizar um objetivo. Não é algo genético, mas algo a ser aprendido e desenvolvido. Logicamente que há indivíduos que demonstram maior aptidão para tal espírito empreendedor, mas o “ser empreendedor” não se limita a estes, mas pode ser alcançado por todo aquele que deseja transformar o ambiente em que vive. Podemos nos basear no jornalista irlandês, ensaísta, e um dos fundadores da London School of Economics, George Bernard Shaw, que afirmou: "O homem lúcido adapta-se ao mundo; o homem errante persiste em tentar adaptar o mundo a si próprio. Portanto, todo o progresso depende do homem errante". Sendo assim, o empreendedor não se acomoda em ser um produto do meio em que vive, mas ele muda o meio em que vive para conseguir efetuar suas realizações. Ele enxerga oportunidades, sob a forma de necessidades insatisfeitas, onde a maioria das vezes outros não vêm, e procura desenvolver uma maneira de satisfazer essas necessidades.

Se tratando de empreendedorismo, não se pode deixar de falar do indivíduo que empreende: o empreendedor.

Nos dias atuais o empreendedor é denominado como o “motor da economia”, um agente de mudanças. Ele é alguém que busca transformar um sonho em realidade.

O empreendedor pode estar em qualquer área, não somente criando sua própria empresa, mas investindo seu tempo, disposição e ideias em algo que o satisfaça.

Maximiano define (2011, p.4)

“o empreendedor, em essência, é a pessoa que tem capacidade de idealizar e realizar coisas novas.”

Pode-se considerar alguns traços comportamentais que fazem parte do perfil do empreendedor, sendo eles naturais ou adquiridos com o tempo. Eles se manifestam e se combinam de diferentes formas, podendo variar em sua intensidade de indivíduo para indivíduo.

Estes traços comportamentais são características que integram as competências que todo empreendedor deve conter ou desenvolver. Dentre essas competências estão:

• Criatividade;

• Disposição para assumir riscos;

• Otimismo;

• Perseverança;

• Capacidade de implementação;

• Senso de independência.

Afunilando ainda mais o perfil do empreendedor, pode-se citar tais competências:

• O saber analisar os principais conceitos e definições do processo de comunicação humana e empresarial;

• A dominação dos princípios e técnicas da comunicação como instrumento estratégico para iniciativas inovadoras;

• A constante busca de corrigir as falhas habituais na comunicação, que acarretam improdutividade e erros no trabalho;

• O planejamento e execução de projetos de comunicação voltados para os públicos interno e externo.

O espírito empreendedor está associado à pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de todos os tipos. Pessoas que apostam em suas ideias e criam algo com o intuito de crescimento.

Referências

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/comece-por-voce/empreendedorismo

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. 11º reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, Ed. Campus, 2001.

DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para Empreendedores. 2ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »