TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo SEBRAE

Seminário: Empreendedorismo SEBRAE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório

Depois de discutirmos em grupo sobre as características de cada integrante, chegamos a seguinte conclusão:

Que é mais fácil encontrar na sociedade pessoas com um perfil administrador, do que encontrar pessoas com o espírito empreendedor.

Como exemplo, podemos citar o nosso grupo, que contendo sete integrantes, somente dois possuem quase todas as características do empreendedor. Os outros cinco, possuem as características dos administradores. Chegamos a essa conclusão analisando a auto-avaliação do perfil empreendedor, a característica principal dos cinco integrantes foi o medo de falhar, de errar e de arriscar.

No caso dos empreendedores percebemos que são aqueles que assumem riscos, que inovam e com isso não tem medo de falhar.

Diversos autores colocam o empreendedor como um administrador mais completo. A opinião do nosso grupo diverge dos demais; entendemos que o administrador é formado e orientado para o planejamento e controle, e geralmente são muitos mais centrados em como melhorar processos, controles, informações, análises e qualidade.

O empreendedor, em nossa opinião, é focado no mercado, nas oportunidades, nos produtos, na inovação, na criatividade; ele é ligado no negócio presente e futuro. O administrador e o empreendedor são completamente diferentes, dificilmente um empreendedor que e visionário e dinâmico, conseguiria ficar preso à hierarquia organizacionais, a submissão de chefias ou comandos, participar de reuniões enfadonhas, como também ficar trancado em sua sala, assinando, papéis, cheques, relatórios, etc.

Podemos concluir com isso, que administrar é uma arte, empreender é transformar idéias em oportunidades. Todo empreendedor precisa ser um bom administrador para poder tomar as decisões adequadas, por outro lado nem todo administrador possui as habilidades e os anseios dos empreendedores, por mais eficaz que seja o administrador em realizar o seu trabalho.

Para Dornelas (2003): Se analisarmos bem, todos nós somos ou seremos administradores (bons ou ruins) em algum momento da vida, seja usando o dinheiro do salário para pagar dívidas ou poupando-o, por exemplo. Mas, não podemos confundir essa forma de administrador, com a de um profissional de administração, que por sua vez, está preparado para enfrentar diversas situações, e com isso, analisando e resolvendo-as estrategicamente.

Muitos brasileiros pensam em melhorar de vida abrindo um negócio. Hoje, mais da metade dos empreendedores no país têm menos de 35 anos.

Um exemplo citado recentemente no Jornal Bom dia Brasil da rede Globo, mostrou um empreendedor em ação: A idéia surgiu em um fim de semana depois de ter assistido a uma palestra sobre consumo colaborativo na internet. Ele fez uma pesquisa informal e constatou que muitos carros de uso familiar poderiam ser alugados durante o tempo em que ficam parados. Gustavo de 26 anos, e um amigo, decidiram montar uma empresa de aluguel de carro entre pessoas físicas, a primeira do gênero do Brasil. As coisas começaram a fluir, começaram a dar certo e em breve eles estarão lançado.

Como podemos ver e analisar as característica dos empreendedores também são bem distintas, são visionários, tomadores de decisões, fazem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com