TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo SEBRAE

Resenha: Empreendedorismo SEBRAE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Resenha  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 13

O que pode caracterizar um empreendedor de sucesso é uma série de elementos que os tornam capazes de montar um negócio de sucesso. Porém ha aqueles que nascem com o dom de empreender, chamado de empreendedor nato, e existe também o empreendedor que influenciado pelo meio em que vive, pode tornar-se empreendedor através da formação, por influência familiar, estudo e até mesmo através da própria prática.

Para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento pró-ativo do indivíduo, o qual deve desejar aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no Mercado.

No momento, as empresas possuem uma grande necessidade de buscar e desenvolver profissionais com perfil empreendedor, devido a eles serem os responsáveis pelas modificações, criações e visões inovadoras, pois agindo desta maneira é possível ter um destaque maior e uma diferenciação positiva frente à concorrência. O empreendedor desenvolve um papel otimista dentro da organização, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos, sabendo olhar além das dificuldades, com foco no melhor resultado.

Segundo o SEBRAE, as principais características do perfil do empreendedor são:

Autoconfiança: Ter consciência de seu valor, sentir-se seguro em relação a si mesmo e, com isso, poder agir com firmeza e tranqüilidade.


Auto-motivação: Buscar a realização pessoal através do trabalho, com entusiasmo e independência;


Elevado poder de comunicação: Capacidade para transmitir e expressar idéias, pensamentos, emoções com clareza e objetividade.


Criatividade: Capacidade de buscar soluções viáveis e melhores para a resolução de problemas.
Flexibilidade: Capacidade para compreender situações novas, estar disponível para rever posições, aprender


Energia: Força vital que comanda as ações dos indivíduos – capacidade de trabalho

Iniciativa: Capacidade para agir de maneira oportuna e adequada sobre a realidade, apresentando soluções, influenciando acontecimentos e se antecipando às situações

Integridade: Qualidade do caráter, ligada à retidão de princípios, imparcialidade, honestidade, coerência e comprometimento (com as pessoas, com o negócio e consigo mesmo).


Liderança: Capacidade para mobilizar as energias de um grupo de forma a atingir objetivos.


Negociação: Capacidade para fazer acordos cooperativos como meio de obter o ajustamento de interesses entre as partes envolvidas.


Perseverança: Capacidade de manter-se firme e constante em seus propósitos, porém, sem perder a objetividade e clareza frente às situações (saber perceber limites);


Persuasão: Habilidade para apresentar suas idéias e/ou argumentos de maneira convincente.


Capacidade de Planejamento: Capacidade para mapear o meio ambiente, analisar recursos e condições existentes, buscando estruturar uma visão de longo prazo dos rumos a serem seguidos para se atingir os objetivos.


Relacionamento interpessoal: Habilidade de conviver e interagir adequadamente com as outras pessoas;


Resistência à frustração: Capacidade de suportar situações de não satisfação de necessidades pessoais ou profissionais, sem se comportar de maneira derrotista, negativa ou confusa;


Sensibilidade administrativa: Capacidade para planejar, executar e gerir através de processos organizados, sistemáticos e eficazes.


O brasileiro é o segundo povo mais empreendedor do mundo, de acordo com uma reportage da revista EXAME. Contudo, nem todos os pequenos empresários brasileiros são iguais. De acordo com o levantamento, existe perfis majoritários de empreendedores locais e cada um tem vantagens e deficiências , sao eles:

. O informal

Este tipo ganha dinheiro porque precisa sobreviver. O informal está muito ligado a necessidades. A pessoa não tem visão de longo prazo, quer atender necessidade de agora.

O empreendedor deste perfil trabalha para garantir o suficiente para viver, tem um risco relativamente baixo e não tem muitos planos para o futuro. Esse tipo tem diminuído bastante com iniciativas como o Microeemprendedor Individual .

2. O cooperado

Este tipo costuma empreender ligado a cooperativas, como artesãos. Por isso, trabalho em equipe é primordial. Sua meta é crescer até poder ser independente. Empreende de maneira muito intuitiva, geralmente, estes empreendedores dispõem de poucos recursos e tem um baixo risco.

3. O individual

Este é o empreendedor informal que se formalizou através do MEI e começa a estruturar de fato uma empresa. Por mais que esteja formalizado, ele não está pensando em crescer muito. Este perfil ainda está muito ligado à necessidade de sobrevivência e geralmente trabalha sozinho ou com mais um funcionário apenas.

4. O franqueado e o franqueador

Muitos desconsideram o franqueado como empreendedor, mas a iniciativa de comandar o negócio, mesmo que uma franquia, deve ser levada em conta. Geralmente, procuram uma renda mensal média e o retorno do investimento. Do outro lado, está o franqueador, responsável por construir uma rede através de sua marca.

5. O social

A vontade de fazer algo bom pelo mundo aliada a ganhar dinheiro move este empreendedor. Este tipo tem crescido muito, principalmente entre os jovens que, ainda na faculdade, têm aberto o próprio negócio para resolver problemas que a área pública não consegue.

6. O corporativo

É o intraempreendedor, ou seja, o funcionário que empreende novos projetos na empresa que trabalha. O dilema das empresas hoje é aumentar a quantidade de pessoas com esse perfil. Seu principal objetivo é crescer na carreira, com promoções e bônus.

7. O público

O empreendedor público é uma variação do corporativo para o setor governamental. ainda existem muitos funcionários públicos preocupados em utilizar melhor recursos e inovar nos serviços básicos. Sua motivação está ligada ao fato de conseguir provar que seu trabalho é nobre e tem valor para a sociedade.

8. O do conhecimento

Este empreendedor usa um profundo conhecimento em determinada área para conseguir faturar. Eles buscam realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com