TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo no município de Vale da Felicidade

Artigo: Empreendedorismo no município de Vale da Felicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Artigo  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

No município Vale da Felicidade que é povoado por descendentes de imigrantes poloneses, cuja economia se sustenta principalmente pela agricultura familiar e a atividade turística, onde explora o passeio de trem que é uma ótima opção para curtir com a família e amigos, e tem o privilégio da beleza de paisagens naturais.

Estes passeios ocorrem aos sábados e domingos e duram o dia inteiro, com paradas para apreciação do vale, de pequenas cachoeiras e da fauna e flora que são preservadas na região. Durante o passeio os passageiros desembarcam no centro da cidade para fotografar as casas de arquitetura típica e almoçar em um dos quatro restaurantes da cidade. Um destes restaurantes é o Smak, cuja proprietária é Irena Partala, viúva, sem filhos e que vive na casa dos fundos do pequeno restaurante na companhia dos pais idosos.

A fachada do restaurante ostenta seu nome Smak, entalhados em madeira, com arquitetura típica polonesa e interiormente decorado com as cores branco e vermelho. Apesar da ótima localização e servir comidas típicas polonesas é o restaurante menos frequentado tanto pelos turistas quanto pelos habitantes locais.

Devido aos novos restaurantes que surgiram logo que os passeios turístico de maria Fumaça iniciaram, nos últimos anos Irena não tem conseguido bons resultados com o negócio. Com o falecimento do marido, que outrora que assumia a cozinha e a gestão local, teve que contratar um cozinheiro e um garçom para ajudá-la no atendimento aos clientes. Seu garçom, Lourival, é um antigo amigo da família e estava bastante tempo desempregado por problemas de saúde e Irena não hesitou em contratá-lo. O cozinheiro, Ademir, é muito tímido e apesar da grande experiência culinária, só pode fazer exatamente o que Irena determina no cardápio.

Durante a semana o número de clientes é reduzido, Irena aproveita para fazer as compras, cotação e pagamento de fornecedores, que na verdade ela não sente muita vontade para realizar, e sempre acaba esquecendo de fazer algum pedido ou pagamento. No final de semana, devido ao aumento de clientes, ela se desdobra entre as atividades na cozinha, do caixa e da limpeza das mesas.

A vida de Irena não tem sido fácil, quase não tem tempo para descansar, mesmo diante de tantos desafios, deseja que seu negócio de certo e que o restaurante Smak seja o melhor do Vale da Felicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com