TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vale Da Felicidade

Ensaios: Vale Da Felicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

FACULDADES INTEGRADA TORRICELLI - GUARULHOS

CURSO ADMINISTRAÇÃO - A1

DESAFIO PROFISSIONAL

EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ALINE FERREIRA DE OLIVEIRA

RA 8528958646

TUTOR EAD - RODRIGO LOPES

DATA ENTREGA

1. INTRODUÇÃO

O município do Vale da Felicidade é povoado do descendentes de imigrantes poloneses, sua economia se baseia na agricultura e turismo que nos últimos anos obteve um crescimento significativo devido aos passeios semanais que ocorrem aos sábados e domingos com a famosa Maria fumaça.

Os turistas aproveitam um passeio regado a belezas naturais com famílias e amigos, e desembarcam na cidade para admirar a arquitetura típica e almoçar em um dos quatro restaurantes da cidade.

Irena Partala é proprietária de um desses restaurantes o Smack, vive com seus pais idosos em uma casa nos fundos e se viu obrigada a gerir sozinha seu restaurante após o falecimento do marido.

Seu restaurante é pequeno, localizado no centro da cidade, tem uma arquitetura típica, decoração e móveis rústicos em cedros, cardápio em língua polonesa escrito a mão, e como prato principal o Pierogi (uma espécie de pastel com massa primeiro cozida e depois assada na manteiga com cebolas). Aliás ela determina todas as refeições que será servida, mesmo tendo contratado um cozinheiro com bastante experiência, ele faz apenas o que ela manda, dessa forma ela acaba se desdobrando nos finais de semana entre cozinha, caixa, limpeza, ficando sem muito tempo para descansar conta com a ajuda de um garçom esse que é uma velho amigo da família, ao ficar desempregado e com problemas de saúde pediu uma oportunidade para trabalhar e ela o contratou. No decorrer da semana como o movimento e menor ela aproveita para cuidar da área administrativa (pagamentos, fornecedores, compras) mas sem muito jeito pra coisa acaba sempre esquecendo de pagar um boleto ou fornecedor.

Mesmo com muito empenho a senhora Irena não tem obtido bons ganhos, é o menos frequentado da cidade, seus concorrentes possuem uma variedade de cardápio como churrasco, comida por quilo e lanche.

Mesmo com tantos desafios Irena quer que seu restaurante se torne reconhecido como melhor da cidade.

O objetivo desse é identificar os problemas e ameaças que afetam o negócio e fazer um melhor aproveitamento do potencial já existente, propor soluções para uma gestão profissionalizada alcançando assim resultados desejados

2. ANALISE SWOT

É uma ferramenta que proporciona uma análise melhor dos fatores internos e externos, sendo divididas em forças e fraquezas(interno), oportunidades e ameaças (externo).

Dessa forma identificaremos melhor os pontos a melhorar, aproveitando melhor as oportunidades, podendo fazer um monitoramento constante das ameaças e mudanças externa.

FORÇAS (INTERNO) FRAQUEZAS (INTERNO)

1) Comidas Típicas 1) Cardápio pouco sugestivo de difícil interpretação

1) Decoração Rustica 2) Funcionários desmotivados, sem treinamento

3) Cozinheiro Experiente 3) Má gerenciamento

4) Arquitetura Diferenciada 4) Atraso no pagamento de fornecedores

5) Excelente localização 6) Stress gerencial

7) Falta de um plano de negócios

8) Espaço interno limitado

OPORTUNIDADES (EXTERNO) AMEAÇAS (EXTERNO)

OPORTUNIDADES (EXTERNO)

Atividade Turística crescente AMEAÇAS (EXTERNO)

Concorrência com diversidade alimentar

1) Agricultura local 1) Sazonalidade da clientela

1) Interesse dos turistas pela arquitetura típica 2) Possível perda de fornecedores

2) Marketing em parceria com a empresa turística

3) Moradores da região descendente de poloneses

DIAGNÓSTICO –RESTAURANTE SMAK

PROBLEMAS IDENTIFICADOS PROPOSTAS DE SOLUÇÕES

Cardápio escrito a mão em língua polonesa e de baixa sugestividade. Cardápio produzido de forma profissional, em língua portuguesa e com maior variedade nos pratos típicos e tradicionais.

Funcionários desmotivados e falta de treinamento Confiar mais na experiência deles lhe dando espaço para criar e inovar e também oferecer treinamentos de reciclagem para que estejam em constante atualização e se sintam valorizados profissionalmente.

Má gerenciamento Procurar entidades próximas em sua cidade que auxiliem no desenvolvimento de micro e pequenas empresas oferecendo cursos e orientações para que ela se torne capaz de administrar melhor seu restaurante

Atraso no pagamento de fornecedores Uma melhor organização administrativa, buscar programas para gestão de restaurantes onde ela poderá concentrar pagamentos, recebimentos e estoque de forma mais ágil e eficaz

Stress gerencial Delegar funções e organizar horários para suas respectivas tarefas, podendo distribuir melhor as funções com cada funcionário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com