TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendendo um novo conceito de Supermercado de Bairro

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.937 Palavras (32 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 32

Titulo do Trabalho: Empreendendo um novo conceito de Supermercado de Bairro

- R.A. 497592728

R.A. 4917917039

- R.A. 4975927284

Curso Superior de Tecnologia em Marketing

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Tutores:

Curso Superior de Tecnologia em Marketing

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Piracicaba, 2013

Titulo do Trabalho: Empreendendo um novo conceito de Supermercado de Bairro

- R.A. 497592728

R.A. 4917917039

- R.A. 4975927284

Curso Superior de Tecnologia em Marketing

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Trabalho de conclusão para nota da Disciplina Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Universidade Anhanguera sob orientação do tutor

Piracicaba, 2013

RESUMO

Este trabalho tem o propósito de apresentar a qualidade no atendimento como um importante diferencial competitivo para as empresas. Vivemos numa era em que os consumidores estão mais conscientes e exigentes; a diferenciação pelo produto esbarra no avanço tecnológico que permite resposta imediata da concorrência; quem deseja se diferenciar no mercado deve apostar na qualidade humana. Para tal, se fará uma análise das necessidades humanas em que se irá discorrer sobre o comportamento humano a partir de Maslow o qual propõe uma hierarquia dessas necessidades e junto a realização da análise de SWOT. O esforço e a atenção dos administradores para o bom desenvolvimento da empresa reforçam a confiança e a credibilidade dos clientes e de seus colaboradores. Numa situação econômica estável, com preços relativos alinhados, sem as enormes diferenças ditadas pelo descontrole inflacionário, é preciso controlar os custos do negócio. Quanto menor for o gasto da operação, maior será a capacidade de competição, a garantia de lucratividade. Uma questão fundamental é que a busca de redução de custos e maior eficiência não pode arranhar a qualidade da operação, desde o sortimento até o relacionamento com o público. Assim, de maneira até previsível, os supermercados passaram a enfrentar uma nova realidade na gestão de seus negócios a partir do Plano Real. Contudo se faz a necessidade de planejar corretamente o espaço de uma loja, o layout, sendo indispensável saber que tipos de produtos serão expostos, quantas pessoas você vai atender, qual o estoque necessário e qual o seu público alvo. As respostas lhe permitirão saber qual a imagem que seu estabelecimento deve ter para tornar-se uma referência.

SUMÁRIO

Conteúdo

1. INTRODUÇÂO 5

1.1 - Objetivos Geral 6

1.2 - Objetivos Específicos 6

1.3 - Localização 6

Missão: 7

2- IMPLANTAÇÂO DO NEGÒCIO 7

2.1 - Histórico 7

2.2- Leis e Normas de Implementação 8

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 11

3.1 Matriz SWOT 11

3.2 Marketing 14

3.3 Administrações Estratégicas 15

3.4 - Estrutura Organizacional 16

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 16

4.1 - Análise de SWOT 16

4.2- Hierarquia das necessidades de Maslow 18

4.3 - O Atendimento aos Clientes Como Diferencial Competitivo no Supermercado 20

4.4 Tipos de layouts para supermercados 22

4.5 - Conceito econômico 24

4.6 - Diferencial do mercado com relação ao consumidor 24

4.7 - Planejamento Estratégico 25

4. 8- Estratégia de localização 26

5 - Conclusão 27

6. RECOMENDAÇÕES 27

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28

1. INTRODUÇÂO

O presente trabalho abordará o estudo referente a implantação de um projeto experimental voltado para a criação e lançamento de um novo empreendimento, demonstrando e comprovando o seu diferencial. Com relação aos clientes será necessário analisar as questões de fidelidade e lealdade. Segundo Kotler, a lealdade dos clientes é a mensuração em percentual do volume de compras que os clientes fazem como uma empresa em relação ao total comprado de todas as empresas que vendem o mesmo produto ou serviço. Portanto, nesse bairro existem alguns supermercados e os quais têm a mesma linha de atuação - revender produtos de terceiros –. No entanto, o Supermercado Alto de Piracicaba terá a oportunidade de avaliar bem os produtos e serviços os quais tem maior venda em seus concorrentes, com isso poderá apresentar esses mesmos produtos com vantagens competitivas: menor preço, melhor qualidade do produto e atendimento, quantidade para atender toda a demanda e que o cliente se sinta em casa e sai do estabelecimento com plena satisfação.

A variável humana, devido à sua complexidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.3 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com