TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Familiar

Monografias: Empresa Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  9.483 Palavras (38 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 38

EMPRESA FAMILIAR x COMPETITIVIDADE:

TENDÊNCIAS E RACIONALIDADES EM CONFLITO

Denize Grzybovski

Administradora e professora da FEA-UPF e mestranda da UMSA, Argentina.

gdenize@upf.tche.br

Carlos Tedesco

Professor e Pesquisador da FEA-UPF e doutorando da UNICAMP.

tedesco@upf.tche.br

SINOPSE

Este trabalho tem por objetivo tratar da polêmica conceitual existente em torno da empresa familiar e de sua relevância econômica, defendendo, ao mesmo tempo, a sua permanência, porém redefinida em função da racionalidade moderna de administrar. Busca-se traçar, através da pesquisa de campo em andamento na cidade de Passo Fundo, o formato organizacional-comportamental das empresas familiares existentes e identificar as dificuldades frente aos processos econômicos globais atuais. Fica evidenciado, em linhas gerais, que os esforços dispendidos pelos fundadores para a continuidade do empreendimento nem sempre são compreendidos. Os mitos existentes em torno desse tipo de empresa são impressionistas e não retratam a realidade. Dessa forma, procurou-se mostrar que a empresa familiar tem condições – estruturais e comportamentais – de adaptar-se aos processos econômicos globais.

1 INTRODUÇÃO

Neste artigo pretende-se discutir aspectos que caracterizam e que envolvem a empresa familiar, através de um esboço analítico e conceitual, a fim de esclarecer a expressão comumente utilizada para caracterizar empresas iniciadas por pessoas com espírito empreendedor, que trabalham amparadas por membros de sua própria família, e que não são necessariamente familiares. Assim, considera-se neste, empresa familiar como sendo aquela organização empresarial que tem sua origem e sua história vinculadas a uma mesma família há pelo menos duas gerações, ou aquela que mantém membros da família na administração dos negócios, ou seja, empresa que é controlada e/ou administrada por membros de uma família. Não se incluem nessas aquelas em que a família apenas investe o dinheiro (simples investidor) e aquelas em que o fundador não tem herdeiros (Lodi, 1993).

É importante conhecer algumas definições, características e vantagens da empresa familiar, bem como a sua problemática, tendo em vista que há mitos negativos em relação a essa, ao mesmo tempo em que é um evidente agente direto da força econômica brasileira nos últimos cinquenta anos.

A empresa familiar, comumente, é considerada um entrave ao crescimento de uma região porque os administradores adotam um comportamento protetivo e acabam não aproveitando as novas oportunidades do mercado global. No entanto, verifica-se que há muitas empresas familiares que adaptaram suas estratégias às oportunidades apresentadas pelo mercado global, demonstrando possuir características fundamentais para atuar em um ambiente altamente competitivo como o atual. A administração da empresa do tipo familiar é considerada menos burocrática e impessoal, pois o acesso à cúpula administrativa é mais fácil, o que pode tornar as operações mais flexíveis e as decisões mais rápidas nas empresas familiares do que nas empresas de capital aberto sob gestão não-familiar. Os administradores de empresas familiares vitoriosas destacam-se mundialmente pela ousadia e espírito empreendedor, diversificando os negócios da família sem perder a competitividade. Questiona-se, então: o que faz algumas empresas obterem mais vitórias que outras? Que fatores integram a gestão daquelas que sobrevivem e prosperam? Como compartilhar uma identidade de valores e princípios para não desperdiçar as oportunidades surgidas no mercado global e manter vantagens competitivas?

Nesse sentido, o projeto mais amplo tem uma preocupação latente com os destinos das empresas que fazem parte do desenvolvimento da região de Passo Fundo, em face da profunda crise social, institucional e econômica instalada no país. O estudo visa compreender o estilo de gestão empresarial transmitido através de gerações, as mudanças e exigências do mercado globalizado e as implicações desse no estilo de gestão empresarial adotado pela empresa familiar. Pelo fato de não existir dados relacionados com as empresas familiares da região, torna-se primordial obter subsídios para melhor discutir as perspectivas de desenvolvimento dessas, inserindo-as no contexto regional.

Grande parte das bases empresariais da região de Passo Fundo estão calcadas fundamentalmente em empresas sob gestão familiar, com grande número de seus fundadores ainda permanecendo comando dos negócios e cujos delineamentos do desenvolvimento básico regional ainda não foram definidos com clareza. Portanto, qual será a participação de Passo Fundo no ranking regional e nacional quando o comando dos negócios dessas organizações não for mais do fundador? Os administradores das empresas familiares apresentam comportamento que permite um processo de adaptação estratégica a fim de manter a região como pólo? Sendo inovação organizacional a expressão de ordem com vistas à competitividade dos sistemas produtivos, será que as empresas familiares da região de Passo Fundo têm condições de se manter competitivas? Considerando o mito de que a família sempre foi uma barreira à modernidade, como oferecer mecanismos, instrumentos técnicos e gerencias para que as empresas familiares possam passar pelo período de reestruturação da ordem econômica internacional atual? Diante desses aspectos, parece importante investigar as empresas familiares e seus administradores em relação à gestão empresarial.

Num nível mais estrutural, sabe-se que, nos últimos anos, muito mais do que antes, com a globalização dos mercados e das empresas, apresentam-se etapas redefinidoras de competição internacional das empresas, materializadas por referenciais variados de concorrência, por crescentes conexões dos mercados e de setores produtivos e comerciais, que repercutem na resposta às demandas diferenciadas em escala global. Isso resulta em redefinições espaciais, em exigências padronizadas, estratégias, jogos de concorrência, associações e racionalidades modernas de ação empresarial. Enfim, imperativos de mercado, de empresas, de inovações e de economia em geral surgem e desafiam processos e dinâmicas de redifinição empresarial. É nesse horizonte que queremos inserir a problemática teórico-empírica da empresa familiar.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com