TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa LE Construção

Artigo: Empresa LE Construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é a construção de um programa de sustentabilidade para a empresa L&Construção.

Localizada em Sergipe e atuando no ramo da construção civil desde 1983, vem se destacando através de um trabalho competente na construção de projetos de casas populares.

O gerente de negócios da empresa, depois de ter participado de uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável percebeu que seria necessário rever as práticas da organização para evitar danos ao meio ambiente, contribuir com a sociedade, obter lucros maiores e manter-se competitiva no mercado.

Afim disso, reuniu um grupo de colaboradores para efetivar a sua ideia e apresentá-la em uma reunião aos diretores da empresa demonstrando as vantagens de adotar as práticas citadas no projeto.

Portanto, será realizado um diagnóstico dos impactos da construção civil no meio ambiente e um levantamento sobre possíveis ações voltadas para o desenvolvimento sustentável que consiste na capacidade de suprir as necessidades sem esgotar os recursos naturais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Diagnóstico dos impactos da construção civil para o meio ambiente:

Com o objetivo de estabelecer um programa de sustentabilidade para a Empresa L&Construção, primeiramente é necessário fazer um diagnóstico dos impactos que a construção civil causa ao meio ambiente, sabemos que este setor é responsável pela utilização de energia de forma intensiva, o que causa relevantes impactos ambientais.

Só no Brasil, a construção origina cerca de 25% do total de resíduos da indústria. A cadeia produtiva da construção tem um peso amplo também em termos de emissões de carbono. Segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), as edificações correspondem, em média, 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético.

Para isso, uma série de medidas vem sendo colocadas em prática, como utilização de materiais não tóxicos, recicláveis ou biodegradáveis, energias naturais, torneiras equipadas com redutores de vazão Dentre outras, podemos citar o reaproveitamento da água como importante aliado, o que antes descia “ralo abaixo”, agora é reaproveitado em jardins, garagens e áreas externas, para lavar carros e calçadas e também regar plantas.

Neste mesmo rumo, a utilização de energias limpas, como a eólica, solar e a iluminação natural de ambientes, tem contribuído muito para a diminuição dos impactos no meio ambiente desde sua geração.

Atualmente, existem duas linhas de entendimento quanto à construção sustentável: o de pesquisas em tecnologias alternativas, visando o uso de matérias prima pouco processadas, como pedra, palha, bambu ou terra crua, por exemplo; e o de empreendimentos verdes, tanto na aparência quanto no processo construtivo, com a utilização de energias alternativas, ambientes com iluminação natural e reutilização de recursos.

3 PROPOSTAS DE AÇÕES

3.1 Sustentabilidade Econômica:

Pode-se dizer que é uma união de praticas econômicas, financeiras e administrativas que miram o desenvolvimento econômico da empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a conservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

Título da ação: Planejamento e gestão estratégica.

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Desenvolvimento estável econômico sustentável. A: Implementação de politicas publicas – politica setorial. Emissão de parecer técnico.

B: Produtos e sistemas de melhor desempenho ambiental – fomento. Análise da infraestrutura do entorno.

C: Verificação de necessidade dos públicos envolvidos. Boa avaliação de sustentabilidade do projeto e da obra.

2. Boa gestão de recursos naturais. A: Fontes renováveis. Substituição de fontes não renováveis por energia renovável.

B: Consolidação da empresa em longo prazo. Segmentar o mercado.

C: Visão de mercado. Vantagem competitiva.

3.2 Sustentabilidade ambiental.

A dimensão ambiental está integrada aos possíveis impactos que a empresa pode originar no meio ambiente, como resíduos e poluições provocadas pela atividade empresarial e seus danos à saúde humana.

Titulo da ação: Reaproveitamento e gestão de resíduos.

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Reaproveitamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com