TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envolvimento Com O Dinheiro E Investimento

Trabalho Universitário: Envolvimento Com O Dinheiro E Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 7

O Envolvimento com o Dinheiro e a Importância da Educação Financeira

Todos somos obrigados a lidar com dinheiro desde muito cedo em nossas vidas: quando crianças, quando recebíamos uns trocados para o lanche no colégio, até a fase adulta, quando os recursos financeiros tomam uma proporção mais significativa. E a partir daí passamos e enfrentar questões como: saber gastar, saber economizar e saber investir o nosso dinheiro.

Engana-se quem acha que apenas empresas precisam se preocupar com a Administração Financeira. No caso doméstico, utilizamos um termo chamado de “Finanças Pessoais”. Assim como nas grandes organizações, as pessoas também precisam criar o hábito de administrar os seus recursos financeiros e isso é o que chamamos de Educação Financeira. Além disso, mesmo um grande empresário, antes de gerenciar os recursos da sua empresa, precisa saber gerenciar os seus próprios recursos, você não concorda?

A habilidade e competência de gerenciar as finanças pessoais permite uma maior tranquilidade e contribui para melhor qualidade de vida, quando tratamos desse aspecto. Já quando não há essa administração, ou quando isso não é uma rotina, levando em conta que o acesso ao crédito em dias atuais está muito facilitado, nos deparamos com grandes níveis de endividamento das famílias brasileiras. E é esse endividamento que acaba se tornando o “desmancha prazeres” das pessoas, porque impede ou reduz o consumo de produtos e serviços que elas queiram eventualmente (aquela roupa linda da vitrine, ou aquela televisão dos sonhos que está em promoção).

Dentre as vantagens da educação financeira temos: o equilíbrio financeiro, planejamento da aposentadoria, correr atrás dos sonhos e estar preparado para imprevistos.

Você sabia que 3 em cada 4 famílias sentem dificuldade de chegar no fim do mês “no azul”? Esse fato demonstra claramente que há pouca preocupação e dedicação das pessoas em aprender a lidar com seu dinheiro.

Se você está lendo este texto e tem interesse em aprender sobre Finanças Pessoais, já está começando por um ótimo caminho, que é o caminho do conhecimento e da informação. Acredite, esse é o primeiro passo para o sucesso.

**Faça o seu dinheiro render

Ouso a dizer que todos nessa vida têm o objetivo de ganhar dinheiro, afinal de contas, num mundo capitalista, é impossível viver sem nenhum tostão furado, não é mesmo? Mas o que podemos perceber é que algumas pessoas “se dão melhores” do que outras. Você já parou para se perguntar o por quê disso? Pois bem, de uma coisa eu tenho certeza, existe muito trabalho duro por trás de qualquer “sucesso”.

(O sucesso é algo muito relativo e pessoal, pode ou não estar envolvido com questões financeiras.)

Sim, o trabalho é essencial, não se iluda achando que vai ficar rico da noite para o dia, ou que esse processo vai ser fácil, porque não vai. Se fosse fácil existiriam muito mais pessoas ricas, não concorda comigo? Geralmente, pessoas que conseguiram ascensão social estão ligados a algum tipo de empreendimento próprio, o empreendedorismo. (Aconselho que leia o meu post sobre os empreendimentos mais lucrativos dos últimos tempos)

Entretanto, sinto lhe informar que você não terá que se preocupar apenas em ganhar o dinheiro (na na ni na não), você ainda precisará aprender como controlá-lo, poupá-lo e, principalmente, as melhores formas de investi-lo. Qualquer objetivo na sua vida que dependa de dinheiro precisa levar em conta aspectos importantes. Para isso, deverá utilizar da Educação Financeira e as Finanças Pessoais.

Todos querem ficar ricos, mas poucos se prestam a estudar e pesquisar sobre como administrar o seu dinheiro: “Quais as alternativas que eu tenho?”, “Como posso investir?”, “Como controlarei os meus recursos?”, “O que é preciso para chegar até onde eu quero?”, “O QUE eu quero?”, “Como posso poupar?”, “Quais as melhores decisões financeiras?”, enfim.

Você já deve ter ouvido casos sobre pessoas que ganharam uma grande quantia em dinheiro, seja por premiação ou qualquer outro motivo, e que em pouco tempo “perderam” tudo. Isso é uma prova mais do que concreta de não houve controle e planejamento daqueles recursos, que com certeza poderiam ter rendido muito, se bem aplicados, mas como não teve nenhum tipo de preocupação nesse sentido, acabou se perdendo. Por outro lado, você também já deve ter ouvido histórias de pessoas que não tinham nada, ou muito pouco, e depois de um tempo conseguiram multiplicar o seu dinheiro e construíram grandes impérios, como por exemplo o empresário Silvio Santos. Vocês têm alguma dúvida de que antes de mais nada, além de um grande apresentador, o Silvio Santos é ótimo administrador das suas finanças pessoais? Ele soube controlar, poupar e investir da maneira certa, a ponto de virar um reconhecidíssimo empresário brasileiro. Essas são apenas ilustrações para que fique claro como é importante a educação financeira das pessoas, seja para controle doméstico, ou até mesmo para aqueles que têm grandes ambições e que querem chegar mais alto.

Para fazer o nosso dinheiro render devemos seguir nessa mesma linha de raciocínio da Educação Financeira. As melhores estratégias só vêm depois de muita análise e estudo, e assim também é com o dinheiro.

APRENDA A POUPAR

Antes de começar a aprender como fazer o seu dinheiro render, procure entender a importância de saber poupar. Afinal, do que adianta o dinheiro se você não tem limites para gastá-lo?

O gasto desenfreado do dinheiro é um dos principais motivos do fracasso administrativo dos recursos financeiros. As pessoas compram não por necessidade e sim para satisfazer desejos criados pelas propagandas, pelo marketing. Não fique achando que você é um fraco por causa disso, é mais comum do que parece. Tudo bem, eu sei que é legal ter uma roupa da moda, ou um carro do ano, mas saiba fazer isso de modo planejado, para que o seu dinheiro seja utilizado da maneira correta, sem prejuízos. O seu bolso agradece.

Saiba mais aqui...

CONTROLE SUAS FINANÇAS

Crie o hábito de registrar todas as movimentações financeiras que você faz, identificando se é uma entrada de dinheiro ou se é uma saída, indique a quantia, o dia e a quem se refere a transação financeira. Existem algumas ferramentas de fácil manuseio para essa etapa, como por exemplo o orçamento.

Aprenda Como Criar Seu Orçamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com