TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas Economicas

Ensaios: Escolas Economicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

Escola Clássica (Fins do Séc. XVIII e início do séc. XIX)

Linha do pensamento econômico baseada em Adam Smith (1723-1790) que, ao contestar a regulamentação comercial do sistema mercantilista, acreditava que a concorrência produz como resultado o desenvolvimento econômico, que por sua vez é utilizado por toda a sociedade. E além da teoria do Valor-Trabalho,baseou-se nos preceitos filosóficos do liberalismo e do individualismo.

A teoria clássica surgiu do estudo dos meios de manter a ordem econômica através do liberalismo e da interpretação das inovações tecnológicas provenientes da Revolução Industrial.

É caracterizada pela busca do equilíbrio no mercado (oferta e demanda) via ajuste de preços; pela não intervenção estatal na atividade econômica, prevalecendo a atuação da "ordem natural"(“mão invisível”);e pela satisfação das necessidades humanas através da divisão do trabalho, que por sua vez aloca a força de trabalho em várias linhas de emprego.

Escola Marxista refere-se à escola de pensamento desenvolvida a partir dos escritos do economista, filósofo e teórico político alemão Karl Marx (1818-1883).Criticava a “ordem natural” e a “harmonia de interesses”,pois há concentração de renda e exploração do trabalho.

Marx foi o primeiro pensador a criticar veementemente as escolas de pensamento econômico vigentes em sua época em sua mais importante e aclamada obra: O Capital – crítica a economia política.Em contraposição aos clássicos,Marx afirmava que erraram ao afirmar que a estabilidade e o crescimento econômico seria efeito da atuação da ordem natural.E explica,dizendo que “as forças que criaram essa ordem procuravam estabilizá-la,sufocando o crescimento de novas forças que ameaçam salopá-la,até que essas novas forças finalmente se afirmem e realizem suas aspirações”.

A escola marxista deu origem aos mais diversos grupos políticos e linhas de pensamento da chamada esquerda no mundo todo e subsidiou o processo revolucionário na Rússia.Preconizava a derrubada da ordem capitalista e a inserção do socialismo.

Ao afirmar que “o valor da força de trabalho é determinada,como no caso de qualquer outra mercadoria ,pelo tempo de trabalho à produção,e consequentemente à reprodução,desse artigo em especial”,Marx modificou a análise do valor-trabalho(teoria objetiva do valor).Desenvolveu,também,a teoria da mais-valia (exploração do trabalho),que é a origem do lucro capitalista,de acordo com o pensamento marxista.Analisou as crises econômicas ,a distribuição de renda e a acumulação de capital.

Segundo a doutrina de Marx,a industrialização vinha acompanhada de efeitos danosos ao proletariado,tais como,baixo padrão de vida,longa jornada de trabalho,reduzidos salários e ausência de legislação trabalhista.

Escola Neoclássica (fins do séc.XIX ao início do séc.XX),foi uma extensão da escola marginalista,por buscar a integração da Teoria do Valor coma Teoria do Custo de Produção.Uma maior otimização dos recursos devido à escassez passou a ser objetivada.

Conforme a Teoria Neoclássica, o homem saberia racionalizar e, portanto, equilibraria seus ganhos e seus gastos. É nela que se dá a consolidação do pensamento liberal. Doutrinava um sistema econômico competitivo tendendo automaticamente para o equilíbrio, a um nível pleno de emprego dos fatores de produção.

Com base em novos modelos teóricos, com novas concepções de conceitos sobre valor,trabalho,produção e outros,os neoclássicos se dispuseram a rever toda a análise econômica clássica. Várias obras foram escritas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com