TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas Economicas

Trabalho Escolar: Escolas Economicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

1) A economia é uma ciência social. Qual o foco e abrangência do seu estudo?

A Economia é a ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, circulação e consumo de bens e serviços (a riqueza de modo geral) que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas.

A Economia estuda, portanto, a relação que os homens têm entre si na produção dos bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade.

2) Quais são as 7 escolas de pensamento econômico? Descreva a essência da visão de cada uma.

1.Mercantilismo

É a teoria e prática econômica que defendiam, do século XVI a meados do XVII, o fortalecimento do estado por meio da posse de metais preciosos, do controle governamental da economia e da expansão comercial.

2. Fisiocracia

Os fisiocratas consideram o sistema econômico como um “organismo” regido por leis intrínsecas (pela ordem natural das coisas), sendo elas assim, cientificamente relevantes. Embasavam-se na economia agrária, identificando na terra a fonte única de riqueza.

3. Economia clássica

É caracterizada pela busca no equilíbrio do mercado (oferta e demanda) via ajuste de preços, pela não intervenção estatal na atividade econômica, prevalecendo a atuação da "ordem natural" e pela satisfação das necessidades humanas através da divisão do trabalho, que por sua vez aloca a força de trabalho em várias linhas de emprego.

4. Marxismo

A relação fundamental do capitalismo, baseada em salários, parte de um contrato entre partes iguais. Os detentores do capital pagam os trabalhadores salários em troca de um determinado numero de horas de trabalho. Essa relação disfarça uma desigualdade real: os capitalistas se apropriam de uma parte da produção dos trabalhadores.

5. Economia Neoclássica

É uma expressão genérica utilizada para designar diversas correntes do pensamento econômico que estudam a formação dos preços, a produção e a distribuição da renda através do mecanismo de oferta e demanda dos mercados.

6. Escola Keynesiana

É o conjunto de ideias que propunham a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego. O objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação.

7. Neoliberalismo

Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com