TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio no marketing como marca

Por:   •  29/5/2015  •  Ensaio  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

2.3 Fundamentação

 Com produto e serviços cada vez mais competitivos e diversificados, como se diferenciar no mercado tão concorrido?

Para essa pergunta talvez não seja fácil responder de imediato, mas para poder compreendê-la, vamos utilizar uma estratégia básica que é aprender o que é uma marca, o seu conceito, sendo assim criando uma identidade com posicionamento forte perante seus concorrentes. Toda essa estratégia será baseada em perguntas para o reconhecimento do seu público potencial como está seus principais concorrentes no mercado e também novas tendências para esse tipo de mercado. Utilizando dessas informações não qualitativas, vamos elaborar um plano para reformar a marca tanto na parte visual como também seu conceito, restabelecendo sua identidade perante a visão do público de interesse.  

Mas para que todo esse plano de ação seja iniciado precisamos primeiro nos conceituar sobre o que é uma marca.  Resumidamente podemos dizer que as marcas são própria face, no qual público enxerga e se identifica  perante a  empresa criando confiança e fidelidade com consumidor, talvez por essa exposição seja uma preza fácil para escolhas e decisão do público sendo assim consumidor um Deus que nunca está satisfeito, citado em sua obra Marcas de A á Z, conforme Sampaio (2002, p.3),” Mas hoje o consumidor está realmente atingindo um posição de tanta força no mercado que ele gradativamente estará fazendo valer essa realidade em todos os países e categorias de mercado.”  

Talvez esse poder de escolha do consumidor o faça ser o fator principal para toda mudança por parte das empresas, estabelecendo assim uma posição muito forte perante o mercado, talvez todo esse poder que Sampaio cita em sua obra seja determinante para que as empresas precisem conhecer profundamente valores e expectativas de seus consumidores propondo e criando assim uma forma de necessitar aos desejos por meio de seus produtos.  Dentro dessa realidade de um mercado complexo cada vez mais disputado é conseqüentemente difícil, é importante ter uma estratégia, portanto, uma reposição de marca com marketing de comunicação sendo assim Sampaio cita (2002, p.9), “Dentro do âmbito da estratégia de comunicação, devemos traçar estratégias específicas para suas ferramentas – como propaganda, promoção, RP, merchandising etc. – e suas atividades centrais, como criação e mídia”.

A marca agora é mais forte que o produto, e as empresas buscam ser únicos ao atender as expectativas de grupos formadores de opinião até mesmo pela crescente fase da internet, informações são transmitidas e respondidas muito rápido, tendo assim a empresa a preocupação e manter sua imagem, fazendo assim uma combinação ideal sob condições econômicas mais adequada.  Marca mais que um simples nome, mais que simples produto, hoje envolve uma esfera de laços afetivos nos consumidores ela cria relacionamento com eles, criando grupos que se identificam com a marca, neste caso o consumidor não compra o produto, mas sim a marca qual se identifica. Talvez seu significado seja uma mistura de ações com decorrer do tempo, construindo assim seus valores intangíveis levando em consideração que na ausência de uma boa marca os consumidores vêm seus produtos  sendo semelhante à ela.

 Na obra, A força da marca, Calixta cita (1998, p.16), “O significado de uma marca resulta dos esforços de pesquisa, inovação, comunicação e outros que, ao longo do tempo, vão sendo agregados ao processo de sua construção”.   Toda estrutura da marca, criado na mente do consumidor que consome esse produto é o ativo mais valioso para crescimento, criando um status confortável no mercado, esse planejamento em base de uma pesquisa bem elaborada, faça que a empresa conheça seu consumidor final criando atributos para sua imagem criando assim uma personalidade.  Os atributos são características do produto que pode evocar sensações, emoções prazerosas criando um vínculo forte com produto.

2.3.1 Construção da imagem

Este conceito não e novidade, a imagem deixa de ser somente um símbolo, ou ate mesmo um produto qualquer mais do que isso a imagem será um vinculo forte entre consumidor e seus significados que são igualmente importantes para essa construção, resumindo as pessoas possuem personalidades e para isso os produtos têm a necessidade também de ter sua própria personalidade.  Mas para criação dessa imagem existe um processo complexo, qual o empresário tem que se esforçar para criar uma imagem que primeiramente seja formada a partir de uma estratégia política que se associa a produto, preço, distribuição e promoção, depois desse processo entramos  em uma fase  que o empresário necessita criar uma boa impressão deixada por parte de seus colaboradores, vendedores, aparência em geral do ambiente de trabalho.  Próxima etapa está relacionada a relação de seus públicos no qual os lida, diretamente ou não como formadores de opinião, fornecedores, concorrentes. Por fim de maneira ampla a imagem se forma a partir das ações e estratégias que a empresa visa em seu setor aonde se localiza em sua região ou país no qual está inserido, e para que toda essa construção seja efetiva a empresa precisa em se preocupar com as impressões positivas ate mesmo negativa facilitando sua administração. Destacando o trecho, A força da marca, Calixta cita (1998, p.65), “A imagem decorre da maneira como o público decodifica todos os sinais emitidos por uma empresa por meio de seus produtos, serviços, empregados, programas de comunicação e trato com as questões ambientais”.  Assim podemos dizer que a imagem em geral não e somente percebida como foco principal da empresa, mas também em geral e associada ao produto, marca, é a empresa criando assim um segmento para construção de uma imagem forte.  

2.3.2 Processos psicológicos da marca com consumidor

Toda marca seja ela de grande instituição ou não tem como principal objetivo ser um decisor na vida do consumidor, para que esse meio seja engajado com grande êxito a instituição tem que aplicar processos psicológicos no que visa compreender as crenças e atitudes perante a marca, nesse capitulo vamos mostrar modelos de atitude com atributos múltiplos que ajuda a proporcionar uma pesquisa completa de informações dos consumidores a fim de avaliar suas crenças e suas atitudes em relação sua concorrência.

A propaganda e a promoção integrada da marca bem-sucedidas dependem de um entendimento claro de como e porque os consumidores tomam suas decisões de compra. As campanhas bem-sucedidas também se baseiam em estratégias de marketing bem fundamentadas e pesquisa cuidadosa a respeito do ambiente de mercado de uma marca. (O’Guinn, 2008, p. 127)

Todo consumidor racional perante o mercado, é movido por uma atitude seja ela simples fato de tornar nossa vida mais fácil com as tomadas de decisão, seja qual for motivo definido pelo consumidor, a instituição buscar esse aspecto psicológico e transforma esse fator em uma opção que influenciará subseqüentemente uma compra.  Podemos dizer que todos nos possuímos atitudes seja ela relação ao candidato político ou até mesmo umas escolhas entre varias alternativas semelhantes, essa decisão de optar por algo que possa ser positivamente ou negativamente, nossas decisões fazem buscar soluções para nossos problemas, porem nesse tema vamos aprofundar em certo fator psicológico em classes especificas de atitude – atitudes perante a marca. Na obra, Propaganda, promoção integrada da marca e comportamento do consumidor ela cita – (2008, p.141), “Atitudes perante a marca são avaliações conjuntas que refletem as preferências por vários produtos e serviços. ’’  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com