TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística DESENVOLVIMENTO

Seminário: Estatística DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Seminário  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 7

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 - Estatística

A estatística, não diferente das demais ciências, possui sua origem praticamente com o surgimento dos primeiros homens, é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados.

A estatística nos fornece técnicas para tirar informação de dados, dos quais muitas vezes são incompletos, na medida em que são fornecidas as informações sobre o problema em estudo, diante disso, é objetivo da Estatística extrair informações dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam. A Estatística é uma ferramenta fundamental para as tomadas de decisões estratégicas para qualquer tipo de organização. De acordo com a visão de Castro (1967), a evolução da estatística pode ser dividida em três fases:

• O primeiro período é indicada pelos registros sistemáticos e cadastro das informações do Estado com finalidades principais ligadas a guerra ou interesses fiscais;

• O segundo período dá a estatística o caráter da disciplina autônoma;

• O terceiro período constitui a evolução da estatística até os dias de hoje, caracterizadas por aperfeiçoamentos técnicos e científicos.

A estatística é aplicada fundamentalmente no mundo corporativo, principalmente com o aumento do tamanho das empresas e dos mercados. Para Spiegel (1977) a estatística é a área que compreende o conjunto de métodos que cientificamente permite a coleta, a organização, o resumo, a apresentação e a análise de dados para uma conclusão válida e com base nas análises tomar as decisões cabíveis.

Na área corporativa, são encontradas informações de grande importância para que sejam desenvolvidas e para dar continuidade aos negócios. Como seguem alguns modelos. Como está o índice de satisfação dos clientes? Qual o comportamento dos indicadores financeiros da companhia ao longo de um determinado período? Quais as probabilidades de um determinado projeto ter sucesso? Estas informações serão bem desenvolvidas através da experiência e da visão do empreendedor,onde através dos cálculos irão fundamentar as analises para que contribuam com as tomadas de decisões mais seguras possíveis.

Questão

1) Através da análise de probabilidade, a estatística pode ajudar as empresas preverem cenários em seus planejamentos aumentando sua qualidade, produtividade e otimizando os recursos econômicos. Através de uma análise de qualidade por exemplo pode-se eliminar desperdícios, reduzir índices de defeitos proporcionando o aumento da satisfação do consumidor final por meio da prevenção, baseado no processo do controle produtivo. Toda organização busca em uma análise, a relação de causa e efeito. Saber os motivos de um real comportamento é indispensável para que as decisões tenham mais fundamentos e sejam mais eficazes.

Os termos mais utilizados em estatística, de acordo com Fernandez 1999 são;

• População- o grupo inteiro de objetos dos quais se pretende obter informações;

• Unidade- Qualquer elemento individual da população;

• Amostra- Uma parte ou subconjunto da população usado para obter informação acerca do todo;

• Variável- uma característica de uma unidade, que será medida a partir da amostra.

A utilização dos métodos estatísticos se mostra eficaz nessas situações, justificando sua utilização principalmente devido aos seguintes fatores:

• Rapidez e precisão nas respostas aos problemas

• Descentralização

• Maior possibilidade de testes antes de decisões importantes

• Economia de recursos

Questão

02) A estatística está presente em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. No mundo atual em que vivemos a estatística pode e deve ser utilizada por todo o profissional que seja empreendedor e que possui um grande acesso as informações estatísticas facilitando seu desenvolvimento, garantindo maior segurança nas informações e possibilitando também a formular hipóteses, estabelecer relações de todo tipo de processos necessários para resolução de problemas para que os resultados sejam eficazes e em menor tempo possível.

Questão

03) As empresas de qualquer ramo, seja ela as estatais ou do governo, necessita que seu administrador tenha a importante tarefa de tomar decisões, e é através do total domínio do uso da estatística é que auxiliará no trabalho e controle da organização proporcionando resultados positivos. Hoje em dia as organizações devem se preocupar com as inovações, pois são elas que proporcionam as organizações a se manterem no mercado e continuar sempre competindo com seus concorrentes em igual dimensão.

2.2 Comportamento Organizacional

Em todo e qualquer tipo de organização é fundamental que os atuais administradores, contadores, gerentes, enfim, todos os profissionais da área de comando, reconheçam a importância da gestão de pessoas dentro das organizações. A empresa tem de mostrar ao colaborador que ele é necessário como profissional, e antes de qualquer coisa que é um ser humano com capacidades que agregadas à produção da empresa. Hoje em dia, está muito evidente que as habilidades comportamentais estão sendo mais procuradas do que as habilidades técnicas. Com a visão de que os problemas das pessoas deveriam ser minimizados por dificultarem a produção, Taylor apesar de ter foco na eficiência técnica foi o primeiro a desenvolver esse campo de estudo e passou a se interessar pelas pessoas no trabalho. Entre os anos 1920 e 1930 que Elton Mayo e F. J. Roethlisberger l realizaram estudos e concluíram que os indivíduos são os elementos de maior importância para uma organização. O comportamento organizacional passou a ser estudado por vários pesquisadores por todas as partes do mundo. Robbis (2006, p. 6) define o comportamento organizacional como “um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o objetivo de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”, ou seja, quanto mais informações adquiridas, mais interesse os indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com