TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Da Administração

Trabalho Universitário: Estrategia Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

1 Fundamentos e Estratégia da Administração da Produção

Fundamentos e Estratégia da Administração da Produção

Iremos detalhar para vocês, caros alunos, essa disciplina que nos lembra, no primeiro momento, o chão de fábrica, como a ilustração acima. Entretanto, a administração da produção é muito mais do que administrar o dia-a-dia de uma linha de produção ou uma manufatura, seus princípios, filosofia e pressupostos estão presentes em todos os tipos de organizações. A Administração de Produção está presente nas empresas de serviços como bancos, lojas comerciais, na padaria perto da sua casa, na seguradora do seu carro, no site que você visita para saber das novidades de seu interesse, no hospital e em tantas outras organizações que imaginamos, sejam elas grandes ou pequenas.

A Administração da Produção pode ser conceituada como o conjunto ordenado das atividades, decisões e responsabilidades das pessoas que administram a transformação e entrega dos produtos e serviços resultantes das operações produtivas. Slack et al (2000), costuma afirmar que a função produção (ou apenas produção) nas organizações representa a junção e a conexão de recursos destinados à produção de bens e serviços. Ela é considerada uma das funções centrais de qualquer negócio, variando sua gama de responsabilidades dentro das empresas, mas geralmente justapondo-se, até certo ponto, a outras funções. Qualquer organização possui uma função produção porque produz algum tipo de bem e/ou serviço. Entretanto, nem todos os tipos de organização, necessariamente, denominam a função produção por esse nome. Vamos citar alguns exemplos da função produção em diferentes segmentos de negócios e, muitas vezes, identificada com diferentes nomes:

• Hospital: gerência administrativa. Administra todas as operações e processos que envolvem o cotidiano do hospital, tais como compras e suprimento de todos os recursos e insumos.

• Transportadora: gerência de operações, tráfego ou administrativa. Mantém a frota de veículos em bom estado além de administrar toda a movimentação de mercadorias nas dependências da empresa e a qualidade dos serviços.

• Atacadista de produtos: gerência de materiais. Administra estoque, diligenciamento, recebimento, qualidade, armazenamento, distribuição interna e entrega dos produtos.

• Restaurante: gerência administrativa. Gerencia os processos produtivos dos alimentos e atendimento aos clientes, tanto no restaurante como fora dele, no caso de entregas, além de garantir o suprimento dos insumos e a qualidade destes e do produto acabado.

• Serviços de internet: gerência de TI. Mantém os equipamentos e softwares em bom estado de funcionamento. Gerencia e controla os processos de implantação de sites, compras, vendas, recebimentos e entregas de produtos

É importante percebermos que as atribuições e responsabilidades da função produção, são de grande importância, assumindo assim uma posição central na empresa, ao lado das demais funções consideradas centrais.

- Marketing / vendas: responsável por comunicar os produtos ou serviços de uma empresa para o seu mercado de modo a gerar pedidos de serviços e produtos aos consumidores;

- P&D (pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços): responsável por criar novos produtos e serviços ou ainda modificá-los, modernizá-los, para que dessa forma possa gerar solicitações futuras dos consumidores por produtos e serviços;

- Finanças: fornece a informação para ajudar os processos decisórios econômicos e administra os recursos financeiros da organização;

Também podemos destacar a importância da correlação da função produção com as chamadas funções de apoio, que de certa forma, suprem e apóiam a função produção:

- RH (Recursos Humanos) ou Gestão de Pessoas: recruta e desenvolve os funcionários da organização, como também se encarrega de programas e procedimentos destinados ao seu bem estar;

- TI (Tecnologia da Informação): gerencia os sistemas de informação na empresa, utilizando o que há de melhor e mais moderno em tecnologia da informação para dar suporte e apoio à empresa em tudo que ela necessita no tocante desse assunto.

Com todas estas informações, caro aluno, pode-se concluir com segurança que a função produção deve ser exercida por profissionais competentes e preparados, para garantir um bom desempenho da empresa como um todo.

Caro aluno, reflita sobre os seus afazeres do dia-a-dia e você perceberá que uma operação produtiva ocorre em tudo aquilo em que há uma transformação, seja ela transformação de produto ou serviço e por mais simples que ela seja. Os elementos que se relacionam a partir do momento em que se inicia o processo, são chamados de Inputs (entradas) –Transformação – Outputs (saídas), que por sua vez são acompanhados em todo o tempo de sistemas de retro alimentação ou feedback para possíveis avaliações e controles de seu funcionamento. Vamos detalhar cada um desses processos para que você entenda melhor:

Inputs: São os recursos de entrada a serem transformados. Aqueles geralmente chamados de matéria-prima também fazem parte dos inputs, podendo ser bens tangíveis (materiais) ou intangíveis (serviços). Os Inputspara o processo de transformação, que podem ser classificados de duas formas: - recursos transformados – os que são tratados, transformados ou convertidos de alguma forma; e recursos de transformação – os que agem sobre os recursos transformados.

Os recursos transformados que a produção emprega são um composto de materiais, informações e consumidores. Os materiais consistem em tudo aquilo em que uma empresa pode transformar algo em outra coisa. Dessa forma, a farinha de trigo é material para um padeiro e que pode ser o produto para o beneficiador da farinha no processo produtivo, assim como o trigo é o material para beneficiador e produto para o agricultor triticultor. Entretanto, a maioria das empresas está interessada no processamento das informações, pois, quem atua diretamente no setor de trigo acompanhará as informações do mercado de commoditties internacional. Ao passo que os consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com