TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Empresaial

Artigo: Estrategia Empresaial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Nesse ambiente foram observadas variáveis como: Disponibilidade de matéria prima, valorização de produtos sustentáveis (preservação do ambiente, produtos biologicamente corretos) e custo da energia.

A deterioração do meio natural é uma das principais preocupações atuais globais. Nas últimas décadas as empresas tem assistido transformações muito amplas em seu ambiente competitivo, a crescente valorização da preocupação de caráter ambiental além das econômicas.

A Natura está comprometida historicamente com o meio ambiente, em 1983 foi a primeira empresa a introduzir refis no setor de cosméticos brasileiros e em 2007 passou a oferecer a seus compradores produtos de carbono neutro, destinado a reduzir e compensar as emissões causadoras do efeito estufa.

A Natura utiliza de discursos sustentáveis amplamente difundidos em seu slogan, propagandas e principalmente em ações como estratégia mercadológica.

A linha EKOS procura unir tradição popular ao uso sustentável é uma linha de produtos que visa preservar e difundir o patrimônio ambiental, cultural e social. Procura propor que a partir da natureza é possível alcançar o prazer e bem-estar.

Disponibilidade de matéria prima: A natura Ekos utiliza recursos da biodiversidade brasileira (Amazônia) retirados da região pan Amazônia.

Analise Macro Político-Legal

Nesse ambiente foram observadas variáveis como: Regulamentação de empresas de beleza, direito dos consumidores, legislação trabalhista (Regulamentação de direitos dos consultores), restrição de exploração ambiental e proibição de testes em animais.

Regulamentação dos direitos trabalhista de vendas diretas: Está em discussão a necessidade de regulamentação dos direitos trabalhistas de pessoas que trabalham como consultores, se aprovada as empresas precisaram se adequar e aumentar a fiscalização para evitar ações trabalhistas além de incluir em seus orçamento os direitos previstos.

O emenda foi apresentada no dia 27-02-2013 pelo deputado Junji com respaldo do professor Fabio Uhoa Coelho. A necessidade de adicionar a regulamentação à matéria em discussão na Câmara foi detectada pelo gerente de Relações Governamentais da Natura, que pediu a ajuda do deputado.

Teste em animais: Em 19 de dezembro de 2013 foi sancionada a lei que proíbe a utilização de animais em testes nas indústrias de cosméticos e perfumes.

Regulamentação de poluentes:

Analisando os fatores elencados acima a Natura se propôs antecipadamente a não utilização de testes em animais desde 2006, utiliza técnicas de avaliação que incluem modelos computacionais todos métodos aceitos pela comunidade cientifica internacional.

Também se antecipou para possíveis legislações mais rígidas de controle de poluentes introduzindo políticas que controlam cada vez mais a emissão de poluentes e utilização de embalagens recicláveis além de tratamento dos resíduos. Todas essas ações colocam a Natura em posição favorável as possíveis regulamentações ganhando competitividade em detrimento de concorrentes que estejam ainda de adaptando.

Ambiente Econômico

Nesse ambiente foram observadas variáveis como: a inflação através dos índices IPCA (Indice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com