TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias E Analise SWOT

Ensaios: Estratégias E Analise SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE MARKETING

16/04/08

SWOT ANALYSES – MATRIZ FOFA

Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise, entretanto, a sua essência remete a um conselho de Sun Tzu de mais de três mil anos: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças” (SUN TZU, 500 a.C.).

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, onde: Strengths = Forças, Weaknesses = Fraquezas, Opportunities = Oportunidades e Threats = Ameaças.

No Brasil tem-se utilizado o termo Matriz FOFA para a realização de análises do ambiente de negócios ou do cenário mercadológico.

A realização de uma análise ampla e completa do ambiente de atuação requer um esforço e uma sistematização de busca de informações no ambiente externo à organização e no ambiente interno. As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa frente à dinâmica de mercado e às tendências que se apresentam, e se relacionam quase sempre a fatores internos.

O ambiente interno pode ser controlado pela empresa, uma vez que é resultado das estratégias de atuação definidas pela empresa. A essência na identificação de forças e fraquezas é que, quando identificadas, deve-se ressaltar ao máximo as forças da organização e agir prontamente para controlar ou neutralizar um ponto fraco identificado, minimizando o seu efeito.

Já o resultado do ambiente externo à organização permite a identificação das ameaças e oportunidades apresentadas no mercado. Estas são consideradas como antecipações do futuro e são de natureza incontrolável pela empresa. Estrategicamente o que pode ser feito é se antecipar com soluções diferenciadas no mercado que possam aproveitar as oportunidades apresentadas ou neutralizar as ameaças percebidas. Apesar de não poder controlá-las a empresa deve monitorá-las sistematicamente, minimizando os seus efeitos negativos e potencializando os positivos.

Para Lambin (2000), a análise SWOT é caracterizada como uma auditoria externa e interna. A auditoria externa visa determinar a atratividade do ambiente do mercado estudado ou atuante. Para ele, a atratividade se dá na forma de oportunidade ou de ameaças provocadas por fatores que estão fora do controle da empresa e que podem vir das tendências do mercado, do comportamento dos compradores, da evolução da distribuição, do ambiente concorrencial, das variações do ambiente e do contexto internacional.

Tais mudanças podem afetar a posição da empresa no mercado, razão pela qual devem antecipar-se através de um sistema de acompanhamento e controle do ambiente. Para cada fator de influência um conjunto de questionamentos pode auxiliar na identificação da realidade e tendências, entretanto devem ser ajustados ao tipo de mercado: bens de consumo duradouros e não duradouros, serviços, produtos industriais consumíveis ou bens de equipamento. A tabela a seguir apresenta algumas abordagens para identificação de oportunidades e ameaças.

Assuntos Potenciais a considerar em uma análise SWOT

Forças Fraquezas

 AMBIENTE INTERNO  Recursos financeiros abundantes

 Alguma competência distintiva

 Bem conhecida como líder de mercado

 Economia de escala

 Tecnologia própria

 Processos patenteados

 Custos mais baixos

 Boa imagem de mercado

 Talento gerencial superior

 Habilidades de marketing melhores

 Qualidade de produto notável

 Parcerias com outras empresas

 Boa experiência em distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com