TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional

Artigo: Estrutura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Elaboração da estrutura organizacional

- Como primeiro passo definimos a estrutura organizacional da empresa, também conhecida como organograma. A estrutura é a organização da empresa onde ordena as responsabilidades, autoridades e comunicação. É a representação gráfica da estrutura hierárquica da empresa.

Olhando a empresa no organograma, se tem uma empresa com muitos funcionários sem necessidade, em cima disso podemos melhorar a empresa, como em primeiro lugar redistribuindo o quadro de funcionários.

Benefícios do Organograma:

- Identificação dos cargos e funções

- Responsabilidades

- Organização

- Planejamento

- Condições Motivadoras

Níveis da estrutura organizacional:

- Estratégico

- Tático

- Operacional

Proporcionar aos empregados de todos os níveis:

o Informação.

o Recursos para o trabalho.

o Medidas de desempenho compatíveis com objetivos e metas.

o Motivação.

Com os benefícios oferecidos pelo organograma (estrutura organizacional), pode-se sugerir que em cada área tenha sua própria estrutura organizacional afim da visualização de níveis e subníveis, por exemplo:

Este modelo aliado aos planos de carreira tende a formar profissionais mais qualificados, visto que o auxiliar hoje pode capacitar-se para se tornar um coordenador ou até um supervisor, isto é um ótimo motivador para mostrar que todos podem se qualificar e subir na hierarquia da empresa. Além de ter todas as funções bem definidas e claras para que não haja cobranças indevidas sobre os responsáveis por aquele cargo.

Programa de capacitação e desenvolvimento

O programa de capacitação e desenvolvimento tem como objetivo capacitar e desenvolver o colaborador afim de que todos possam ter o mínimo para exercer a função em suas respectivas áreas. Como todos de certa forma têm como objetivo o atendimento ao público o essencial é que sejam treinados para isto, além dos cursos técnicos por área específica, por exemplo.

Departamento Necessidades Curso/Treinamento Sugerido (Pessoal) Curso/Treinamento Sugerido (Técnico)

       

Mercearia Desenvoltura para atendimento ao público; boa dicção Atendimento ao público Manuseio de materiais alimentícios

Hortifrutícola Conhecimento sobre hortaliças e derivados; Desenvoltura para atendimento ao público Atendimento ao público Informações nutricionais de todos os produtos que são oferecidos no local.

Padaria Desenvoltura para atendimento ao público; Lidar com máquinas de corte. Atendimento ao público Treinamento em máquinas de corte de frios.

Linha Branca/Marrom Desenvoltura para atendimento ao público; Técnicas de negociação e vendas. Atendimento ao público Técnicas de negociação e vendas.

Armarinho e Textil Desenvoltura para atendimento ao público; Conhecimento em tipos de tecidos. Atendimento ao público Treinamento sobre os vários tipos de tecidos existentes e seus respectivos aspectos.

Açougue e Peixaria Desenvoltura para atendimento ao público; Conhecimento em carnes e peixes. Atendimento ao público Treinamento sobre os tipos diferentes de carnes e peixes a serem comercializados.

Segurança Desenvoltura para atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com