TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura organizacional

Projeto de pesquisa: Estrutura organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.400 Palavras (14 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 14

Diagnóstico Organizacional

Trabalho de Produção Textual (GRUPO) apresentamos à Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, como requisito para obtenção de média nas disciplinas de Sistemas de Informação, Ética, Política e Sociedade e Modelo de Gestão

Orientadores: Prof Henry T. Nonaka ; Márcia Bastos; Joenice L. Santos e Monica Maria silva

Nova Iguaçu RJ, 2014/1

Introdução

Esse trabalho basicamente apresentará todas as informações necessárias para um bom entendimento a respeito da empresa por nós escolhida para ser o tema da atividade.

A Distribuidora São José Ltda foi a empresa escolhida, e ao longo da atividade, diversas informações a respeito da empresa poderão ser encontradas de forma clara e objetiva.

Nessa atividade, buscamos esclarecer todas as informações necessárias e apresentar A Distribuidora São José Ltda como uma empresa de sucesso no mercado atual e de total confiança de seus clientes, devido a uma longa trajetória nesse ramo e muito compromisso com os consumidores dos seus produtos.

Caracterização

No caso D.lima de Iguaçu Produções foi escolhido pela sua localização que é mais acessível, foi necessária a entrevista de moradores

Desenvolvimento

O que compõe a estrutura de uma empresa?

Estrutura organizacional

É a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades, a Estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa mantenha o foco nos seus objetivos, depois de definidos a missão, a visão, os valores que servem de bases para definição de como a empresa vai dirigir suas atividades no mercado, isto é quais são as suas.

Propõe-se nesse trabalho realizar uma análise nas áreas de negócios da Distribuidora São José Ltda, e implementar estratégias e metas que venham fazer a diferença nos resultados através do uso adequado da informação.

Todas as empresas para enfrentar a grande concorrência que se instala ao seu redor precisa criar métodos para que possam estimular seu progresso, e assim faz-se necessário revestir-se de todos os meios que venham lhe dar segurança e retorno.

E dentro de toda essa busca as organizações que almejam o sucesso sempre envidarão esforços, abrindo mão de recursos para atingir os objetivos que pretendem, para isso precisa se cercar de cuidados e se guardar de tomar decisões precipitadas que venham interferir na lucratividade e consequentemente obter prejuízos.

A tomada de decisão é uma fase bastante delicada e a alta direção necessita avaliar bem todos os riscos para que não venha se colocar diante de situações irreparáveis, levando em conta todos os departamentos da empresa e como serão afetados.

Coloca-se em relevância o uso da Gestão do Conhecimento que está sendo usada como estratégia empresarial no atual mundo dos negócios e a área de recursos humanos é apontada como a parceira que irá fazer o principal papel por desenvolver pessoas.

E assim muitas empresas vêm se cercando de várias ferramentas que auxiliam nos processos de gestão que são capazes de realizar resultados satisfatórios, inclui-se neste rol o Balanced Scorecard e o Business Inteligence.

A Distribuidora São José Ltda necessita criar meios de desenvolver novos processos para seu crescimento, e para isso há a necessidade de envolvimento de todas as áreas da empresa, formando uma grande equipe interligada. Como Consultora aconselharia a empresa Distribuidora São José Ltda introduzir a Gestão do Conhecimento e usaria as mais variadas ferramentas úteis e mais relevantes para divulgação das informações, e criar um processo de integração entre os departamentos com um Portal Corporativo e o Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

Segundo Davenport, Marchand e Dickson, para conceituar GC buscaram respostas entre os Oficiais Chefes do Conhecimento CKOs (Chief knowledge Officer) e uma das conclusões que chegaram é que:

Hoje o conhecimento é uma fonte essencial e sustentável de vantagem competitiva para as empresas. Em uma época de mudanças rápidas e de incerteza, as empresas necessitam criar conhecimento novo, alimentá-lo e disseminá-lo pela organização bem como incorporá-lo às tecnologias, produtos e serviços. De fato, diversos setores - por exemplo os serviços financeiros e as áreas de software e consultoria – dependem do conhecimento como seu principal meio de criação de valor.(Davenport, Marchand e Dickson, p. 202)

O site Paradigma relata que a Gestão do Conhecimento:

KM vem do inglês Knowledge Management, que significa organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar analisar, traduzir, transformar, modelar armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa.

A Gestão do Conhecimento é a arte de transformar informação em negócio, e essas informações necessitam ser trabalhadas e distribuídas no meio organizacional de acordo com a necessidade de cada departamento seja ele finaceiro, comercial, produção, gestão de pessoas entre outros. Informação e conhecimento tratado de forma rápida e bem distribuída entre todas as áreas estratégicas garantem que uma empresa saírá a frente de outras, fazendo a diferença.

No módulo 3 do livro texto Administração de Sistemas de Informação relata algumas finalidades da informação ligadas à Gestão do Conhecimento:

A informação aliada às diversas tecnologias se tornou o maior ativo da empresa, pois as empresas que possuem maior domínio sobre a gama de informações existentes, tanto do mercado interno quanto do mercado externo, são as que possuem consequentemente maior market share de mercado.É a informação que depois de interpretada e organizada produz o conhecimento necessário para que haja a inovação, e também ela é capaz de identificar, projetar e suprir as necessidades dos clientes, que são a sobrevivência do negócio, pois nos parece lógico que sem clientes não há negócio.(Perini, p. 135,143)

Diante das mudanças de paradigmas as formas de se administrar também são atingidas, e as empresas necessitam encontrar meios para inserir essas transformações. A informação tem feito a diferença na forma de gerir, tornou-se uma riqueza de importância fundamental para o crescimento desenvolvimento e manutenção, pois para tomada de decisão é primordial que seja feita em cima de informações de boa qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com