TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Casa Do pão De Queijo

Casos: Estudo De Caso Casa Do pão De Queijo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  7.368 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que você acha das metas de crescimento da Casa do Pão de Queijo? Elas são realistas ou não, considerando a dificuldade de fixar a marca como a mais representativa, em um setor cujo produto é muito parecido nas várias franquias?

“A meta é dobrar o seu tamanho ao longo deste período e para isso serão feitos esforços para ampliar a rede de lo¬jas, especialmente as franquias empresariais, inovar o mix de produtos e até mesmo internacionalizar a marca.”

Acredito ser possível sim dobrar seu tamanho, a rede já aumentou bastante à linha de produtos oferecidos, diferenciando-se das demais, e apresenta projetos para inovar ainda mais, como até mesmo máquinas de café expresso.

“Além do pão de queijo, a empresa passou a oferecer em suas lojas sanduíches, bebidas frias e quentes, doces brasileiros e sorvetes. São vendidos também produtos take home, como pães de queijo congelados e massas prontas. A rede fechou o ano dentro de sua meta de crescer 30% ao ano e com realizações como a introdução de novos pro¬dutos, entre eles sorvete de iogurte, novas versões de sucos, sanduíches lights e reforço na família de doces brasileiros, com as sobremesas doce-de-leite e abóbora com coco”.

2. Em que segmentos, geográficos e de clientes, a Casa do Pão de Queijo deve concentrar os seus es¬forços?

É interessante que a empresa se mantenha com o propósito de expansão para fora do país e também para as regiões citadas no texto, como Norte e Nordeste. São regiões que não possuem tradição do consumo do seu produto líder de vendas, pão de queijo, assim, a concorrência se torna bem menor, atingindo classes que não são atingidas em regiões onde o produto é popular. Passa a ser a única opção para o cliente consumir.

3. Em sua opinião, a Casa do Pão de Queijo deve ten¬tar adequar o seu mix de produtos às preferências de cada mercado específico em que ela atuar? Existiria um limite máximo para essa adequação, consideran¬do-se o risco de descaracterizar a loja? O que fazem outras redes de fast-food nesse aspecto?

A empresa pode sim adequar seu mix de acordo com a região, respeitando é claro, a permanência de seu produto principal em todas as lojas. No entanto a variação deve ser mínima, a ponto de não descaracterizar a empresa. Grandes empresas do segmento mantém seu cardápio principal com algumas adaptações em determinados países. Às vezes existe um produto em um país e não existe no outro, respeitando restrições e diferenças culturais.

4. Que estratégias a empresa deve utilizar para pe¬netrar os mercados estrangeiros? Como você tentaria criar o hábito de consumo de pão de queijo em ou¬tros países? Como você tentaria posicionar a marca “Casa do Pão de Queijo”?

O mercado estrangeiro deve ser atingido, primeiramente, através de aeroportos e cidades onde existe a maior concentração de brasileiros. Primeiramente em Aeroportos por ser um local onde as pessoas estão mais dispostas a conhecer, justamente por se concentrar produtos de diversas partes do mundo. E, em segundo lugar em cidades com concentração de brasileiros, pois, estes com certeza será um publico que já está interessado, conhece o produto e não precisará de um marketing extra. E, provavelmente o consumo por estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com