TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Casa Folha

Por:   •  15/4/2017  •  Artigo  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  1.048 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso

Casa Folha

Projeto Casa Folha, criado pelos escritórios Meirenes e Patalano Arquitetura com a participação dos arquitetos Ivo Meirenes, Paula Costa, Flávia Lima, Rafael Pretti e Rafael Patalano. Esse projeto possui um tema que envolve a sustentabilidade e a integração do homem com a natureza, teve seu início em 2006 com o projeto inicial, desenhos, croquis e em 2008 a conclusão da construção.

Localizada em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. O projeto buscou inspiração em arquiteturas brasileiras indígenas, fruto de climas quentes e úmidos como o local da casa.

Locada em um terreno plano à beira-mar, com um pequeno relevo atrás do terreno, a casa parece se camuflar entre as palmeiras. Observando o local de um ângulo mais elevado dá para perceber que seu formato exuberante e inusitado se destaca de todas as outras construções ao redor. E isso não se deve apenas ao telhado em formato de folhas. Várias funcionalidades foram pensadas para que a construção não só se integrasse esteticamente à paisagem, mas para que causasse o menor dano possível à natureza. Uma das inovações mais inspiradas é a tubulação que corre do centro do telhado ao interior da casa. Por meio dela, cerca de 50% da água que cai no telhado é recolhida, filtrada e usada na piscina e nos jardins.

A integração e a transparência entre dentro e fora, permite uma "quase fusão" entre eles. Neste aspecto é interessante realçar a passagem do paisagismo pelo térreo da casa, tanto pelo uso de vegetação quanto pela piscina que ao atravessar a casa se transforma em espelho d'água na varanda posterior.

A casa de praia é um meio de tornar mais agradável e eficiente a interação do homem com a natureza, e é isso que a casa folha proporciona.

Os espaços livres da casa são os mais interessantes e os mais utilizados pelas visitas, a área de convivência é localizada no centro com intenção de que toda a casa se torne funcional.

Localizados no pavimento superior, nas quatro folhas, sendo em cada uma delas uma suíte que detêm toda privacidade, quebrada apenas por enormes portas-balcão de vidro curvo, quando abertas. Elas se abrem para terraços com uma privilegiada vista para o mar. As outras duas folhas contêm pé direito duplo que são os terraços, também há um suíte no pavimento térreo para pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção para que não haja a necessidade de subir as escadas.

O terreno é um pouco isolado o que dificulta o acesso com as vias públicas, mesmo assim por trás do terreno tem uma passagem para carros e pedestres e por ser a beira-mar há como chegar pelo deck atrás vez de barcos.

A casa é composta em vários tipos de ritmos e texturas naturais em todas as superfícies de acabamento, como madeira cruzeta de poste no piso, fibras naturais no forro,nas paredes em madeira, estrutura do telhado com madeira laminada de eucalipto e telhas pequenas em madeira pinús, se tem também pedra ardósia ferrugem em tiras, tramas de bambu, madeira de lei (cumaru), muito vidro nas aberturas e cobre patinado.

Sua estrutura se dá por grandes pilares de aço corten, foi feita a escolha desse material devido à sua resistência mecânica e a corrosão ser três vezes maior que a do aço comum. A estrutura que faz o formato da folha é executada com vigas curvas de eucalipto e contem seis divisões posta em círculos e ligadas a um pilar central. A cobertura é toda feita em madeira laminada de eucalipto, assim consegue cobrir grandes vãos, e o telhado em madeira de pinus já que é mais fácil de desdobrar, em razão de sua estrutura geométrica ser complexa foram cortadas pequenas peças dessa madeira para formar seus encaixes, como seu fosse um quebra cabeça, para ser mondado os arcos.

Durante a fase de elaboração do projeto estrutural os engenheiros calculistas, Cândido Magalhães e Fernando Fontanelle, relataram que devido a curvatura das vigas havia um esforço resultante horizontal que ocasionaria em uma abertura no telhado. Para a solução desse empecilho foram colocados cabos de aço esbeltos, resistindo à tração horizontal.

Por ser um projeto que visa a sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com