TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Compras No Setor público

Ensaios: Estudo De Caso: Compras No Setor público. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso: Compras no setor público

A Unidade de Saúde da Família Dona Mocinha precisa adquirir insulina com urgência para disponibilizar aos pacientes daquela área, pois o estoque está zerado. O responsável pelo estoque só percebeu que precisava comprar quando só havia uma caixa, mas era o suficiente para ser usada naquele mês. Sabendo que as compras no setor público só podem ser feitas pelo processo de licitação, que muitas vezes demora, a diretora da unidade encaminhou o pedido imediatamente ao setor de compras com a observação bem clara de que é urgente, mas o comprador informou que mesmo sendo urgente, alguns trâmites precisam ser respeitados e que o setor está com muitos pedidos que também são prioridade.

Passados 30 dias, o setor de compras lançou edital de licitação para dar continuidade ao processo de aquisição da insulina, porém a lista de exigências é tão grande que apenas uma empresa consegue atender ao que foi pedido e, claro que ela colocou o preço 100% acima da média de mercado.

As outras empresas interessadas em fornecer a insulina pediram que a compra fosse anulada, pois, apenas um fornecedor atende as exigências. A procuradoria está analisando se o edital deve ser mantido e a compra feita ao único fornecedor que atende as exigências do comprador ou anulado e um novo edital que permita a participação de mais vendedores, já que o setor de licitações disse que o edital é semelhante ao da compra realizada anteriormente.

Adriano responsável pelo setor de compras já recebeu ligações da Gerente da Unidade de Saúde, do Farmacêutico, da Assistente Social e até da Secretária de Saúde cobrando a insulina e dizendo que a aquisição deve ser feita imediatamente. As pessoas, que estão sem acesso ao medicamento, fizeram manifestação na porta da unidade de saúde e procuraram a imprensa. A notícia foi matérias dos telejornais, está estampada nos principais jornais da cidade e é um dos principais assuntos nas redes sociais.

Formar equipes e responder aos seguintes questionamentos:

1. Como o comprador deve agir diante dessa situação?

2. Quais as falhas relacionadas ao processo de compras que podem ser identificadas no texto acima?

3. Por que a insulina não foi comprada imediatamente em qualquer farmácia ou representante?

4. O que você acha que a Procuradoria deveria fazer em relação ao edital? Por quê? (mínimo 5 linhas)

5. O que pode ser feito para resolver o problema da população, respeitando da lei de compras públicas (licitações)?

6. Que recomendações você daria para a diretora da unidade de saúde para evitar que essa situação ocorra novamente? Justifique sua resposta em no mínimo 5 linhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com