TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Estudo De Caso: Natura S.A

Artigo: Análise Do Estudo De Caso: Natura S.A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  2.609 Palavras (11 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico é muito importante para sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, ou seja, é uma base para traçar um caminho futuro e preparação para mudanças que possam vir ocorrer durante sua caminhada.

O trabalho tem como objetivo analisar um Estudo de Caso referente ao Planejamento Estratégico da empresa Natura S.A, que é uma empresa atuante no mercado de cosméticos em diversos países e tem como estratégia: a construção de imagem, competitividade e crescimento da marca.

Neste contexto, considerando diversos fatores como: missão, visão, valores, estratégia genérica e competitiva, ambiente interno, externo, bem como o desenvolvimento e crescimento da Natura S.A, esse trabalho buscará analisar os conceitos de planejamento estratégico, através de reflexões associadas ao que foi estudado na disciplina.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

Para a criação de uma missão empresarial deve-se refletir a razão de ser da empresa, o motivo da existência, qual seu propósito e o que exatamente a empresa faz, portanto, missão é a identidade da empresa.

"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa." Peter Drucker

A empresa de estudo, Natura, que tem como missão: criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar (relação do indivíduo com ele mesmo) /estar-bem (relação do indivíduo com a natureza). (RELATÓRIO ANUAL NATURA, 2012, p. 3).

Analisando a missão da Natura com os conceitos estudados, pode-se verificar que a razão de ser e seu propósito é de criar, comercializar produtos e serviços de qualidade e tem como motivação o bem estar de seus clientes e a forma como interage com natureza. Dessa forma, a missão está coerente, sintética e de fácil compreensão, além de refletir a realidade, tem como objetivo garantir a continuidade e concretização da visão.

A visão representa a direção que a empresa pretende seguir, um sonho a ser conquistado, desafio positivo para o futuro e onde quer chegar. Para ser eficaz, é necessário definir um horizonte de tempo e deve ser coerente e tangível.

"Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente." James Collins e Jerry Porra

A visão da empresa é descrita no site da seguinte forma: a Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a

construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo. (RELATÓRIO ANUAL NATURA, 2012, p. 2).

Diante desses conceitos, é facilmente percebido que a empresa firmou o seu propósito de futuro, em uma forma de visão real, com possibilidade de se concretizar. Podemos claramente perceber esse fato, quando diz que o desafio é o de ser um marca de expressão mundial e que a meta para se tornar concreta é o comprometimento da construção de um mundo melhor através do todo. A proposta de visão da Natura já está alcançando seu objetivo, pois atualmente a empresa já atua e tem grande visibilidade em vários países, além de já possuir vários projetos que reforçam suas iniciativas em projetos inovadores para um mundo melhor.

Os valores de uma organização são suas crenças e comportamentos, devendo esses, estarem alinhados com a divulgação da visão e da missão, eles norteiam e apoiam o crescimento e desenvolvimento de uma empresa. Na empresa Natura, percebe uma vasta variedade de crenças e valores que orientam o relacionamento do que o mercado pode esperar dessa Instituição. Podemos perceber que o valores estão em direção ao que se espera da empresa, pois transmite uma imagem coerente com o que já foi vista na missão e visão. Essa percepção é observada pela forma criativa, humana, equilibrada e transparente que a empresa se apresenta, sempre preocupando-se com o meio-ambiente, com seus clientes, funcionários e a comunidade em geral.

Como vimos, os três instrumentos usados para orientar o Planejamento Estratégico na empresa Natura, estão sendo corretamente aplicados, pois estão alinhados e em concordância com pensamento da organização.

2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA

Segundo Michel Porter (1986), as empresas geralmente possuem uma estratégia, seja ela planejada ou não. As estratégias genéricas são divididas em:

- Estratégia de diferenciação: a empresa torna o produto/serviço único, que o diferencie da concorrência, mesmo que seja por um preço maior;

- Estratégia em liderança em custo: a empresa parte para se tornar seu produto de baixo custo, buscando vantagem competitiva, porém sem perder a qualidade esperada pelo cliente;

- Estratégia de Enfoque: baseada na escolha de um ambiente competitivo mais estreito, ou seja, a empresa opta, por atender um segmento específico.

Após o estudo das estratégias e seus conceitos, podemos verificar no Estudo de Caso, que a Natura utiliza bem a estratégia de diferenciação, pois investe em inovação e otimização em sua carteira de produtos, tornando assim seu produto único. Ela diferencia-se também da concorrência, devido ao fato de estar preocupada com investimentos e desenvolvimento de seu produto e estar sempre ligada a responsabilidade ambiental. Em relação a estratégia em liderança em custo, ela busca vantagem competitiva através de suas vendas serem feitas por consultoras, sem vínculo empregatício, o que gera uma redução em seus custos frente à alguns concorrentes. A empresa adota a estratégia de enfoque, pois seu serviço é voltado exclusivamente para a Classe A e B, pretendendo futuramente explorar a classe C.

2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Através do modelo das cinco forças competitivas, faremos a análise do ambiente setorial da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com