TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Roger Agnelli

Artigos Científicos: Estudo De Caso Roger Agnelli. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1) A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização?

Houve vantagens quanto a desestatização, os lucros da empresa aumentaram exponencialmente graças ao grande investimento realizado, elevando a competitividade da empresa em escala internacional. Também foram incorporadas inúmeras empresas no Brasil e no Exterior, aumentando sua influência internacional. Além disso, distanciou a empresa das influencias politicas.

No entanto esta operação ocorreu sem considerar o valor real da CVRD, tendo sido desestatizada por um valor menor que possuía no mercado. Tambem deve ser considerado que para o pais, esta pode ter sido uma grande perda, por diminuir o controle estatal sobre os recursos minerais.

Questão 2) Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.

Um bom administrador , segundo Katz, deve apresentar habilidades gerenciais tais como:

• Habilidades Conceituais: Rápido e firme em suas decisões, soube focalizar os lucros e montar uma estratégia de sucesso para a empresa.

• Habilidades Humanas: Demonstra aptidão para liderar uma vez que relaciona-se com facilidade em todos os meios e é uma figura inspiradora, que motiva e influencia os demais.

• Habilidades Técnicas: Como empreendedor soube expandir a produção no setor de mineração, focou os recursos da empresa e tornou a CVRD uma empresa globalizada através da incorporação de empresas nacionais e internacionais com o propósito de torna-la mais produtiva e competitiva frente ao mercado externo.

Questão 3) De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

No inicio da carreira, Roger Agnelli incentivou os funcionários a aumentar a produtividade, intensificou a comunicação interna e sempre manteve um dialogo constante com os diretores executivos buscando o aprimoramento dos negócios relacionados à empresa.

Usou seus conhecimentos adquiridos na passagem pela Bradespar S/A durante o processo de reestruturação, organizando e potencializando a eficiência e a lucratividade com uma estratégia simples e eficiente de entendimento dos objetivos organizacionais.

Questão 4) Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?

Com a privatização, Agnelli se deparou com três principais problemas. O acumulo de negócios não relacionados à atividade mineradora, a burocracia interna dificultando tomadas de decisões mais rápidas e divergências quanto ao futuro do negocio entre Steinbruch da CSN e os demais administradores da CVRD.

Questão 5) Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir sua presidência. Você concorda com essa afirmação?

Após o processo de desligamento de Steinbruch, Agnelli já apresentava aos acionistas da CVRD uma proposta quanto à focalização dos interesses na área de mineração para torna-la mais eficiente. Assim, se confirmou um administrador de visão e revelou aptidão para o cargo de presidente, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com