TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Roger Agnelli

Por:   •  13/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO – ROGER AGNELLI

1. Introdução

Roger Agnelli (São Paulo, 3 de maio de 1959) é empresário brasileiro e, de 2001 à 2011, foi presidente da Vale.

Formado em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), trabalhou de 1981 a 2000 no Banco Bradesco, onde iniciou sua carreira, chegando ao cargo de diretor executivo em 1998.

Nesse mesmo período a Companhia Vale do Rio Doce, que já detinha o controle das maiores jazidas minerais do Brasil, foi privatizada por R$3,3 bilhões com financiamento subsidiado, disponibilizado aos compradores pelo BNDES. Entre os avaliadores da empresa estava o Banco Bradesco, que posteriormente criou uma empresa chamada Bradespar para figurar no quadro de controladores de ações da CVRD, esta empresa detém 17,4% das ações.

Além de presidir a Vale, Roger Agnelli também exerceu o papel de conselheiro em grandes empresas brasileiras como a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Petrobras.1 Ele também é um dos vice-presidentes da Abdib. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009 .

Em dezembro de 2011 anuncia a criação da AGN Participações, uma investment company focada nos setores de commodities

2.1 Estudo De Caso

1- A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização?

Argumentos a favor: A privatização da CVRS foi um fator importantíssimo, pois após esse feito, houve processos de parcerias que a levou a comprar varias empresas no Brasil e no exterior, alem de expandir seus negócios com a exploração de outros metais e até energia elétrica, gerando mais empregos. Fez também com que o estado arrecadasse mais e melhorasse sua economia, sem falar de um investimento alto da iniciativa privada na empresa que talvez não pudesse ser feita pelo poder publico, e isso estagnaria o crescimento da mesma.

Argumentos contra: O estado tinha certo receio de que com a privatização, suas riquezas seriam perdidas e ele corria o risco de ficar nas mãos das empresas privadas.

2- Dê exemplos de cada uma das habilidades gerencias que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.

Habilidades Conceituais: Acertou suas decisões após ocupar o cargo de diretos administrativo usando ótimas estratégias.

Habilidades Humanas: Além de muito carismático, tinha uma ótima comunicação motivando e influenciando positivamente, devido a sua facilidade de relacionamento.

Habilidades Técnicas: Com a sua facilidade de negociar, fez com que a produção de minérios aumentasse a ponto de atingir o exterior, tornando a companhia conhecida em todo mundo.

3- De que maneira as habilidades gerencias mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Rogar Agnelli?

Reorganizou a estrutura da companhia, com estratégias mais simples, fazendo com que os setores tivessem os mesmos objetivos. Uniformizando as habilidades e traçou objetivos a serem buscados.

4- Quais os Principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?

* A burocracia, que além de impedir, tornava mais lenta as resoluções sobre os problemas.

* A falha de comunicação entre os setores e diretores.

5- Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir sua presidência. Você concorda com essa afirmação?

Concordo, pois Agnelli já vinha discutindo com os acionistas da CVRD, para formular um plano estratégico de longo prazo que focasse as áreas de mineração e logística.

6- Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da CVRD? Dê exemplos de cada um deles.

Interpessoais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com