TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Viabilidade

Dissertações: Estudo De Viabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Introdução

1.1 Considerações Iniciais

Neste trabalho serão apresentadas as considerações gerais referentes ao tema a ser abordado neste estudo de caso; o objetivo deste trabalho, definindo o seu contexto, alcance e suas limitações; os fatores que motivaram esta pesquisa e que caracterizam a sua relevância.

1.1 A Mahle

A Empresa MAHLE COMPONENTES DE MOTORES DO BRASIL LTDA. É uma das mais importantes empresas de Itajubá e, consequentemente, do Estado de Minas Gerais. A empresa está entre os maiores fabricantes mundiais de bronzinas, buchas, arruelas de encosto e anéis. Na unidade de Itajubá são produzidos buchas, arruelas e anéis.

Itajubá foi escolhida para sediar a Cofap Minas, posterior MAHLE, por apresentar o perfil definido pela Diretoria Executiva do Grupo (Cofap), para distribuição de suas expansões. Cidade com cerca de 100 mil habitantes, dotada de infra-estrutura urbana para receber indústrias e uma população que apresentava uma boa formação, por ser uma cidade universitária, além de apresentar privilegiada situação geográfica, próxima ao eixo dos grandes centros consumidores da região sudeste e das fontes de matérias primas.

A MAHLE ocupa uma área construída de 45.000 m2 e possui regime de operação e produção de 24 horas/dia, de segunda a sábado, com folgas quinzenais aos sábados. Possui aproximadamente 2.100 (dois mil e cem) colaboradores em seu quadro, além de outro número considerável de terceirizados.

Figura 1 – Fábrica da MAHLE em Itajubá – MG.

1.1 .1 Caracterização

A constante mutação das necessidades e exigência dos clientes incentivou a empresa a buscar uma melhoria constante em seus processos, exigência que contribuiu para nível de qualidade dos produtos da MAHLE.

Uma grande responsabilidade e um novo desafio em participar de uma filosofia de alcance europeu, impulsionaram a MAHLE na ampliação e especialização da mão-de-obra para torná-la capaz de enfrentar as novas tecnologias que estão apontando no mercado nacional.

Figura 2 – Localização do anel no motor

Além da liderança na fabricação de bronzinas, a MAHLE é a líder na produção de anéis de pistão no Brasil, fornecendo seus produtos para a maioria dos fábricas de motores nacionais.

Figura 3 – Buchas, Arruelas e Anéis

A MAHLE tem uma completa gama de materiais a base de ferro fundido cinzento, ligado e nodular, produzidos com a mais moderna tecnologia de fundição disponível atualmente. As fitas de aço carbono e inoxidável são adquiridos de fornecedores mundialmente líderes nessa tecnologia. O critério para seleção do material é baseado em custo e performance do motor.

Os anéis fabricados pela MAHLE recebem coberturas e tratamentos superficiais. Geralmente são fabricados em aço e ferro fundido, e recebem coberturas à base de nitrato, cromo (Cromo Duro, Channel e Cerâmico), molibdênio (metalização de Moly e Moly Cermet aspergidos por plasma), HVOF (High Velocity Oxygen Fueled) e PVD (Physical Vapor Deposition), desenvolvidos para superar os mais severos requisitos de durabilidade e redução do período de amaciamento do motor.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com