TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Do Caso: "The Coca Cola Company"

Por:   •  27/10/2014  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 8

1 ESTUDO DE CASO: “THE COCA-COLA COMPANY”

Parte I – Embasamento administrativo

1) Abordagem neoclássica, a seguir destaco algumas características da teoria neoclássica com exemplos ocorridos da empresa The Coca Cola Company:

• Ênfase na prática da administração – os autores neoclássicos buscam resultados concretos com conceitos que podem ser utilizados de forma prática. Exemplo: a Coca para aumentar as vendas no mercado de massa concede direitos exclusivos de engarrafamento a uma dupla de homens de Chanttanooga, no Tennese. O contrato de um dólar, também marcou o nascimento da estratégia exclusiva da companhia de usar engarrafadores independentes para misturar ingredientes específicos localmente e distribuir o produto resultante.

• Ênfase nos princípios gerais da administração – estabelecimento de normas administrativas com o objetivo de buscar soluções práticas. A partir dos princípios gerais, como planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador deve orientar suas ações de maneira flexível, adequando os princípios gerais aos diferentes tipos de organizações. Exemplo: A empresa Coca Cola Company com base em Atlanta, permanece a maior fornecedora de refrigerante do planeta. Sua lista de produtos de enorme popularidade, agora vendido em 200 países, inclui a primeira e a terceira bebida mais consumida no mundo (Coca-Cola Classic e Diet Coke) assim como aproximadamente 160 outras bebidas gasosas, cafés, sucos, bebidas esportivas e águas engarrafadas, ostentando quem-é-quem de nomes comerciais familiares (entre eles Sprite, Barq’s, Cherry Coke, Minut Maid, Hice-H, Fruitopia, Butter Nut e Powerade).

• Ênfase nos objetivos e resultados – é para reforçar a ideia que as organizações existem com propósitos definidos, com objetivos a serem alcançados e com resultados a serem atingidos. Exemplo: Em 1923 Robert W. Woodruff, filho Ernest assumiu o controle da corporação, sua administração durou seis décadas e elevou a Coca-Cola de uma mera bebida a marca mais valiosa do mundo. Sob seu cuidado a Coca começou pela primeira vezas a enfatizar mais a venda de garrafas do que a venda da fonte. Ele promoveu uma duradoura relação com as olimpíadas, introduziu campanhas memoráveis com slogans atraentes, durante a Segunda Guerra prometeu a “todo homem de uniforme uma Coca a 5 centavos”. Nada parecia fora do seu alcance e os consumidores respondiam aos bandos. As bebidas gasosas tornaram-se as rainhas das bebidas não alcóolicas, a Coca era a líder da indústria.

2) A abordagem da reengenharia – a reengenharia segundo Hammer e Champy é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos industriais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Essa definição encerra quatro palavras chaves: fundamental, radical, drástica e processos.

A reengenharia, além das medidas necessárias as mudanças radicais de processos e, especificamente, além do projeto de um novo processo, abrange também a criação de novas estratégias, o projeto do processo real e a implementação de mudança em todas as suas complexas dimensões: tecnológica, humana, e organizacional. Na empresa Coca Cola Company podemos ver isso com o seu último presidente Douglas N. Daft, após assumir a direção começou a reestruturar a empresa como: descentralizar as funções operacionais e de marketing em todo o mundo para dar mais autoridade aos administradores locais, cortou custos dramaticamente, eliminando 6 mil empregos, dispensou a agência de propaganda interna que tinha administrado a conta da marca durante a década de 1990, redirecionou o foco anterior de vendas de produtos licenciados em lojas de varejo para o espaço cibernético, nomeou um comando secundário, convenceu o mais alto executivo negro de desistir de se recém pedida demissão.

Parte II – Embasamento matemático

3) S (x) = 800 + 0,5 . x

S (6450) = 800 + 0,05 . 6450

S (6450) = 800 + 322,50

S (6450) = 1122,50

4) Dc = N . i

Dc = 5800 . 0,15

Dc = 870

Vc = N – dc

Vc = 5800 – 870

Vc = 4930,00

5) Dc = N . i . n

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com