TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Do Caso: "The Coca Cola Company"

Artigo: Estudo Do Caso: "The Coca Cola Company". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 8

1 ESTUDO DE CASO: “THE COCA-COLA COMPANY”

Parte I – Embasamento administrativo

1) Abordagem neoclássica, a seguir destaco algumas características da teoria neoclássica com exemplos ocorridos da empresa The Coca Cola Company:

• Ênfase na prática da administração – os autores neoclássicos buscam resultados concretos com conceitos que podem ser utilizados de forma prática. Exemplo: a Coca para aumentar as vendas no mercado de massa concede direitos exclusivos de engarrafamento a uma dupla de homens de Chanttanooga, no Tennese. O contrato de um dólar, também marcou o nascimento da estratégia exclusiva da companhia de usar engarrafadores independentes para misturar ingredientes específicos localmente e distribuir o produto resultante.

• Ênfase nos princípios gerais da administração – estabelecimento de normas administrativas com o objetivo de buscar soluções práticas. A partir dos princípios gerais, como planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador deve orientar suas ações de maneira flexível, adequando os princípios gerais aos diferentes tipos de organizações. Exemplo: A empresa Coca Cola Company com base em Atlanta, permanece a maior fornecedora de refrigerante do planeta. Sua lista de produtos de enorme popularidade, agora vendido em 200 países, inclui a primeira e a terceira bebida mais consumida no mundo (Coca-Cola Classic e Diet Coke) assim como aproximadamente 160 outras bebidas gasosas, cafés, sucos, bebidas esportivas e águas engarrafadas, ostentando quem-é-quem de nomes comerciais familiares (entre eles Sprite, Barq’s, Cherry Coke, Minut Maid, Hice-H, Fruitopia, Butter Nut e Powerade).

• Ênfase nos objetivos e resultados – é para reforçar a ideia que as organizações existem com propósitos definidos, com objetivos a serem alcançados e com resultados a serem atingidos. Exemplo: Em 1923 Robert W. Woodruff, filho Ernest assumiu o controle da corporação, sua administração durou seis décadas e elevou a Coca-Cola de uma mera bebida a marca mais valiosa do mundo. Sob seu cuidado a Coca começou pela primeira vezas a enfatizar mais a venda de garrafas do que a venda da fonte. Ele promoveu uma duradoura relação com as olimpíadas, introduziu campanhas memoráveis com slogans atraentes, durante a Segunda Guerra prometeu a “todo homem de uniforme uma Coca a 5 centavos”. Nada parecia fora do seu alcance e os consumidores respondiam aos bandos. As bebidas gasosas tornaram-se as rainhas das bebidas não alcóolicas, a Coca era a líder da indústria.

2) A abordagem da reengenharia – a reengenharia segundo Hammer e Champy é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos industriais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Essa definição encerra quatro palavras chaves: fundamental, radical, drástica e processos.

A reengenharia, além das medidas necessárias as mudanças radicais de processos e, especificamente, além do projeto de um novo processo, abrange também a criação de novas estratégias, o projeto do processo real e a implementação de mudança em todas as suas complexas dimensões: tecnológica, humana, e organizacional. Na empresa Coca Cola Company podemos ver isso com o seu último presidente Douglas N. Daft, após assumir a direção começou a reestruturar a empresa como: descentralizar as funções operacionais e de marketing em todo o mundo para dar mais autoridade aos administradores locais, cortou custos dramaticamente, eliminando 6 mil empregos, dispensou a agência de propaganda interna que tinha administrado a conta da marca durante a década de 1990, redirecionou o foco anterior de vendas de produtos licenciados em lojas de varejo para o espaço cibernético, nomeou um comando secundário, convenceu o mais alto executivo negro de desistir de se recém pedida demissão.

Parte II – Embasamento matemático

3) S (x) = 800 + 0,5 . x

S (6450) = 800 + 0,05 . 6450

S (6450) = 800 + 322,50

S (6450) = 1122,50

4) Dc = N . i

Dc = 5800 . 0,15

Dc = 870

Vc = N – dc

Vc = 5800 – 870

Vc = 4930,00

5) Dc = N . i . n

Dc = 950 . 0,02 . 3

Dc = 57

Vc = N – dc

Vc = 950 - 57

Vc = 893,00

6) Fn = P . (1 + i) n

F12 = 2300 . (1 + i)¹²

F12 = 2300 . (1+0,01)¹²

F12 = 2300 . (1,01)¹²

F12 = 2300 . 1,1268

F12 = 2591,70

Parte III – Embasamento econômico

7) A empresa Coca Cola Company esta dentro de uma estrutura oligopólio pois há um pequeno número de empresas e as suas ações no mercado provocam reações por parte dos concorrentes; pois as duas maiores empresas de cola no mercado são a Coca-Cola e a Pepsi-Cola que lideram o mercado mundial por isso se uma empresa quiser concorrer com as duas maiores empresas de Cola no mercado mundial terá como obstáculo: ter qualidade pois tanto a Pepsi como a Coca-Cola tem poucas mudanças desde a sua fórmula principal e seus produtos estão sempre passando por um rigoroso controle de qualidade, propaganda pois hoje a Coca e a Pepsi tem anúncios em todo tipo de mídia, patrocina esportes e faz investimentos cada vez maiores em propaganda, existência de patentes pois quem quiser entrar nesse mercado vai ter que elaborar uma fórmula de cola que não seja igual as que já estão no mercado e por fim o cliente que já esta acostumado com as marcas Coca-Cola e Pepsi pois terá que convencê-lo que o seu produto e melhor do que o que ele já consome há vários anos.

8) Embora o sabor seja sempre o mesmo, a Coca-Cola se preocupa em dizer ao consumidor que se ele tomar uma Coca-Cola vai estar tomando um refrigerante de “marca” com um sabor único, as propagandas estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com