TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Culturais

Por:   •  18/11/2015  •  Dissertação  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDOS CULTURAIS

Aula 1 – 11/08

 “COMO PODEMOS CARACTERIZAR/DEFINIR (como, onde, quando) O MUNDO CONTEMPORÂNEO?”

- Anthony Giddens: sociólogo escolhido para responder a pergunta.

- O que é atualidade? É o velho radicalizado, o mundo atual é caracterizado por estar vivendo as consequências da radicalização (que é intensa e extensa) das características que surgem da ruptura entre as sociedades tradicionais para as sociedades modernas.

- Momento Tradicional: ±1700: Revolução Industrial, trabalho mecânico, capitalismo. O que mudou tudo de ± 300 anos atrás? Os Mecanismos de Desencaixe (o que gerou a ruptura entre tradicional e moderno) espaço temporal. “É poder dizer: te encontro daqui 2hrs no shopping X.” Antes, para as relações sociais ocorrerem , as pessoas tinham que ficar nas suas pequenas comunidades, pois o desencaixe era limitado demais (ex: pôr-do-sol na China não é o mesmo que o da Austrália). Relógio revoluciona essa limitação por ser um recurso preciso. “Tic-tac, tic-tac…"

• Características que levam à perda das tradições:

- Desencaixe dos sistemas sociais: deslocamento das relações sociais dos contextos locais de interação e sua restruturação através de extensões definidas de tempo-espaço. As instituições modernas (dependem de fatores) são, portanto, todas desencaixadas. Ex: fita métrica (espaço) + relógio (tempo)= rodovia.

- Sistemas Abstratos (por não serem concretos):

a) Fichas Simbólicas: dinheiro na sua forma mais simbólica: Antes a troca era concreta, trocava-se o tomate pelo alface, agora ocorre um PROMESSA DE VALOR, não é, portanto, o valor em si, não passa a ser mais concreto. Dinheiro no seu formato simbólico, abstrato.

b) Sistemas Peritos: Resultado da profunda especialização do trabalho. “Cada um é perito na sua função nos tempos modernos.”: Relação com o produto final é abstrata, não sabe-se, portanto, o que está sendo produzido. Não existe uma visão concreta da sua relação de trabalho. Ex: médicos (médico geral, médico específico, enfermeira, farmácia, etc.) - ESPECIALIZAÇÃO, tudo feito em peritos fazendo com que passa a ocorrer portanto uma CONFIANÇA da totalidade que é arriscada já que ninguém tem conhecimento desta. Temos dependência desse sistema perito, só sabemos manipular, fazer uso confiando.

- Reflexividade: estamos o tempo todo pensando nas nossas ações. Há na sociedade uma condição reflexiva, portanto. Os sistemas peritos forçam uma atitude reflexiva. Sistema Perito as coisas mudam, portanto, a tradição se rompe, nos forçando a ter uma reflexão baseada na razão.

- Razão moderna: depende dos sistemas peritos que geram incerteza pois passa-se a confiar em algo que não é conhecido. (Sempre fomos racionais, é só o caráter disso que se altera). As coisas sempre irão mudar graças ao sistema perito que vai nos forçar a refletir.  Essas mudanças constantes que são inevitáveis levam à perda da TRADIÇÃO + SEGURANÇA ONTOLÓGICA (de estar no mundo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com