TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estão De Operações.

Artigo: Estão De Operações.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 6

GESTÃO DE OPERAÇÕES – Nigel Slack, Stuart Chambers e outros.

CAPÍTULO 8 – TECNOLOGIA DE PROCESSO (Slack pg.178)

Todas as operações usam algum tipo de tecnologia de processo. Seja sua tecnologia de processo um humilde processador de texto ou a mais completa e sofisticada das fábricas automatizadas, a operação terá escolhido usar a tecnologia porque espera tirar alguma vantagem dela.

Algumas vezes a tecnologia de processo ajuda a produção a atender uma clara necessidade do mercado; em outras ocasiões, a tecnologia torna-se disponível e uma operação escolhe adotá-la na expectativa de que possa explorar seu potencial de alguma forma, mesmo que ainda não de uma forma definida. Qualquer que seja a motivação, todavia todos os gerentes de produção precisam entender o que as tecnologias emergentes podem fazer, que vantagens a tecnologia pode dar e que limitações ela pode impor à operação produtiva.

O que é tecnologia de processo?

Tecnologia do processo são as máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais e informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos da produção. Máquinas de fax, computadores, telefones móveis, ordenhadeiras mecânicas, robôs, aparelhos de radiologia, colheitadeiras combinadas, aviões, retro-projetores, scanners de reconhecimento de caracteres ópticos, máquinas-ferramentas e máquinas de lavagem de carros são todos exemplos de tecnologia de processo. Todas as operações usam tecnologias de processos, mesmo as de trabalho humano mais intensivo. Pode ser somente um telefone, mas ajuda a processar seus recursos transformados e, fazendo isso, adiciona valor.

Tecnologia de processo e de produto/serviço

A tecnologia do produto, no caso de operações em manufatura, é a forma como produto funciona. Exemplo - a tecnologia de um DVD de como ele converte sinais de maneira que a imagem seja transferida para a TV, a forma como ele controla o movimento do disco e a forma como ele lê a informação gravada e a converte em imagens de TV.

A tecnologia de processo, responsável pela construção do produto é completamente diferente da tecnologia que o faz funcionar (tecnologia do produto). Consiste nas máquinas–ferramentas que fizeram os componentes de metal, as máquinas que montaram os componentes eletrônicos nas placas de circuitos impressos, as máquinas que deram forma as folhas de metal para formar o gabinete e os robôs que montaram os componentes.

Em algumas operações de serviços, é muito mais difícil distinguir tecnologia de produto/serviço de tecnologia de processo. Exemplo: grandes complexos de parques de diversão e entretenimento, como a Disney World, usam tecnologias do tipo de simulador de vôos em algumas de suas atrações. São grandes salas montadas sobre estruturas hidráulicas móveis, que podem mover toda a sala. Uma combinação de uma grande tela de projeção e movimento podem dar uma impressão realística de um vôo espacial. O uso da tecnologia desta forma é um dos mais recentes na longa história de conquistas do que a Disney Corporation chama seus “Imagineers”. Porém, é tecnologia de produto/ serviço ou tecnologia de processo? Ela claramente processa os consumidores da Disney, eles literalmente entram por um lado e emergem no outro. Ela também ajuda a Disney World a adicionar valor para seus consumidores, que é o propósito da tecnologia de processo.

A tecnologia, entretanto, também é parte do produto. De fato, os consumidores vão lá especialmente para “experimentar” a tecnologia. É uma grande parte do porquê de pagarem os ingressos. Em casos como este, as tecnologias de produto/serviço e de processo são basicamente a mesma coisa.

Ciclo de vida nas tecnologias de produto/ serviço e de processo

Tanto a tecnologia de processo como a de produto/serviço tem um efeito de ciclo de vida. No estágio de introdução do ciclo de vida de um produto ou serviço, é a tecnologia do produto ou serviço em si que provavelmente vai dominar.

À medida que o produto ou serviço se move ao longo de seu ciclo de vida, a taxa de inovação de sua tecnologia provavelmente vai decrescer progressivamente, enquanto a taxa de inovação associada com a tecnologia de processo provavelmente vai aumentar. Vide figura 8.2 pg. 181. Exemplo: examine como a ênfase relativa nas tecnologias de produto e de processo de computadores pessoais (PCs) mudou desde sua introdução no final dos anos 70.

Nos primeiros anos após sua introdução, as tecnologias de produtos de PCs eram sua principal característica. O fato de o produto ser facilmente transportado e também ser tão poderoso era uma inovação enorme na tecnologia do produto.

Gerenciamento de operações e tecnologia de processo

Gerentes de produção não precisam ser especialistas na tecnologia que estão gerenciando, mas devem ser capazes de entender o suficiente sobre a tecnologia para definir seu propósito, a forma pela qual ela vai desempenhar sua função, os benefícios de usar a tecnologia em sua operação e as limitações que o uso da tecnologia pode colocar na operação.

Tecnologia de processamento de materiais, informação e consumidores.

A base de muitas das tecnologias recentemente desenvolvidas é a disponibilidade de micro-processamento barato e poderoso. Por essa razão, muitas tecnologias em diferentes operações são parcialmente tecnologias de informação. Todavia, uma forma conveniente de classificar todas as tecnologias é de acordo com seu recurso primariamente transformado: podem ser materiais, informações ou consumidores.

Tecnologia de processamento de materiais

Os desenvolvimentos em tecnologias de processamento de materiais incluem coisas como:

 Máquinas-ferramentas de controle numérico (CN e, atualmente, CNC).

 Robótica

1. Robôs de manuseio – peça de trabalho manuseada pelo robô. Exemplo: carga e descarga em peças de trabalho em máquinas-ferramentas, operações de fundição, prensagem, moldagem por injeção, forjamento, ajuste, etc.

2. Robôs de processo – peça é segurada pelo robô. Exemplo: soldagem na indústria automobilística

3. Robôs de montagem – os robôs são usados para montagem de peças, componentes e produtos completos.

 Veículos guiados automaticamente (AGVs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com