TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 De Contabilidade Gerencial

Trabalho Universitário: Etapa 3 De Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

A importância dos processos para as atividades empresariais.

O artigo de Gonçalves mostra os variados conceitos de processo sob o olhar de diversos estudiosos do assunto, bem como a aplicação dos mesmos dentro das organizações.

Sob o olhar de Graham e LeBaron, 1994, "Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo".

• Para Harrington, 1991 processos é :

“Qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Os processos utilizam os recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes”.

Hammer e Champy, 1994 definem processos como:

“Um grupo de atividadesrealizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes”

Gonçalves explica que na concepção mais freqüente, processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico.

Introduzindo esses conceitos no contexto empresarial, Keen 1997, afirma que “Os processos são as fontes das competências “específicas da empresa” que fazem a diferença em termos de concorrência”. Então partindo desse pressuposto, o processo empresarial também pode ser definido como qualquer trabalho que seja recorrente, que afete algum aspecto da capacitação da empresa, que possa ser realizado de várias maneiras distintas com resultados diferentes em termos da contribuição, pode gerar com relação a custo, valor, serviço ou qualidade e envolva a coordenação de esforços para a sua realização e, pensar nos processos em termos de coordenação em vez de fluxos de trabalho ou fluxos físicos de materiais ou produtos.

Gonçalves afirma ainda que a idéia de processo como um fluxo de trabalho com inputs e outputs é originária da engenharia, que deu origem à reengenharia, no entanto, o fluxo de trabalho é apenas um dos tipos de processo empresarial com atividades interdependentes e realizadas numa seqüência específica.

Segundo o autor existem cinco modelos básicos de processos empresariais abrangendo desde aspectos mais concretos e objetivos, até os maisabstratos, são eles: o fluxo de material, o fluxo de trabalho, a série de etapas, as atividades coordenadas e a mudança de estados. O autor afirma ainda que a intensa utilização do conceito de processo na modernização das empresas provavelmente tem origem na tentativa de aplicação no ambiente de escritório das técnicas de aperfeiçoamento do trabalho que foram desenvolvidos para o ambiente industrial.

Bennis e Mische 1995, também citados citado no texto de Gonçalves afirmam que as atividades essenciais podem ser chamadas de processos. Elas envolvem um conjunto de atividades operacionais, diversos níveis organizacionais e práticas gerenciais. Assim, elas são os processos que precisam ser executados para que a empresa exista.

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

• Processos de negócio (ou de cliente): que são aqueles ligados à essência do funcionamento da organização é típico da empresa em que operam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com