TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução das linguagens de Programação

Por:   •  21/3/2017  •  Monografia  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

A Plankalkül foi a primeira linguagem de programação não implementada criada por Konrad Zusenos em 1942 durante o auge da 2° guerra mundial. Foi a primeira linguagem de programação de alto nível do mundo. Essa linguagem possui várias condições, indicações de atributos chamadas de sub-rotinas e instruções, além de ser estruturada por iteração, e ser focada em aritmética de ponto flutuante (arrays).

Após 1950 a IBM desenvolveu uma linguagem chamada FORTRAN (Formula Translator),  que foi criada para otimizar a velocidade das máquinas e além disto não tinha tipos de dados, entretanto sua linguagem em si era bastante eficiente e eficaz. Além disto, foi à primeira linguagem de alto nível com muitas modificações para aumentar a eficiência dos cálculos e trazer maior número de ferramentas para auxiliar o programador. E em 1966 foi feita sua primeira modificação surgindo assim o FORTRAN IV.

   

 Em seguida foi criada a linguagem Cobol em 1959 para substituir linguagens de processamento específico assembler . O primeiro padrão ANSI foi o padrão 68. A maioria dos programas Cobol hoje são de acordo com o padrão85. Eles não possuem certas estruturas de blocos e, todavia sem nenhuma maneira de esconder variáveis faz com que seja mais fácil a liberdade na escrita do programa, além dos números serem próximos a aritmética praticada, pois os números decimais são usados ao invés do ponto flutuante.

Outra linguagem importante à ser desenvolvida futuramente foi a LISP(List Processing), que foi criada por John McCarthy no ano de 1958. Em seu artigo publicado ele mostra que é possível utilizar somente funções matemáticas como estruturas de dados elementares. Á partir dos anos 1970 e 1980, a linguagens de programação Lisp se tornou a principal linguagem de comunidade de inteligência artificial da época, tendo sido pioneiro em aplicações como administração automática de armazenamento, linguagens interpretadas e programação funcional.

À partir da década de 1990 com a chegada da Internet foram desenvolvidas várias linguagens cada uma focada para certas funções, como Haskell criada em 1990 que é uma linguagem de programação inteiramente funcional,  e JAVA que surgiu em 1991 que seu principal foco era a programação orientada à objetos, sendo que é uma das mais utilizadas nos dias atuais, entre outras como Python, C#, PHP.

http://historiadaslinguagensdeprogramacao.blogspot.com.br/

https://www.informatico.pt/2499/conheca-a-evolucao-das-linguagens-de-programacao/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com