TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio marketing

Por:   •  8/4/2019  •  Bibliografia  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 11

1) Um excelente cliente de uma operadora de celular, há quase uma década, sempre pagou a sua conta rigorosamente em dia. Excepcionalmente no mês que estava em viagem ao exterior, a conta se venceu e, por conta disso, não foi paga. Passados três dias do vencimento, a empresa não levou em conta o histórico do cliente e bloqueou o sinal do celular. Considerando os seus conhecimentos de marketing até agora, você diria que essa empresa agiu corretamente?

2) A definição do negócio é uma das decisões que pode afetar consideravelmente as atividades da organização perante o mercado. Explique sobre como deve ser a definição de um negócio, deve ser feita por mercado ou por produto?

3) A esse respeito, Theodore Levitt, no seu texto Miopia do Marketing, menciona dois casos americanos, o das ferrovias e o de Hollywood. Quais foram exatamente esses problemas?

4) Conhecer a evolução de uma ciência pode ajudar a entender melhor as concepções atuais da sua teoria. Considerando a teoria da disciplina e o que foi abordado em sala de aula, explique como as orientações da empresa para o mercado podem servir como argumentos para demonstrar de forma bem resumida como se processou a evolução dos negócios.

5) A Nike tem conseguido um sucesso considerável. Quais são os prós e contras e os riscos associados à estratégia central de marketing da Nike?

6) O marketing tem sido descrito como ciência e também como arte. Explique como essas duas vertentes de pensamento podem ser consideradas verdadeiras.

7) Após vencer vários desafios de uma seleção profissional duríssima, restaram cinco candidatos disputando uma única vaga. A vaga em disputa era para a direção geral de uma unidade de negócio. Imagine que essa vaga pudesse ser ocupada por um profissional de administração de qualquer uma das especialidades: Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas, Produção ou Informações. Coincidentemente essas eram as especialidades dos cinco candidatos restantes do concurso. Considerando que você é o candidato especialista em Marketing, explique resumidamente quais seriam as suas justificativas para ser “o grande selecionado”.

8) O mix de marketing envolve quatro componentes que são conhecidos como os 4 P’s. Cada um destes, por sua vez se subdividem em outros componentes. Cite cinco componentes de cada um dos 4 P’s do mix de marketing.

9) A identificação das atividades de uma área organizacional ajuda a entender a sua amplitude. Cite e explique cinco tarefas de administração de marketing.

10) O verdadeiro sentido do marketing tem sido mal interpretado pelas pessoas de maneira geral. Muitos associam uma bom truque de persuasão de uma propaganda ou uma técnica perfeita de vendas como sendo um bom marketing. Posicione-se, o que realmente é marketing?

11) O marketing pode envolver a gestão de diferentes tipos de produtos, a exemplo de bens, serviços, lugares, pessoas, organizações, experiências, eventos, propriedades, informações e ideias. Produtos distintos tais como um aparelho de ressonância magnéticas ou um simples cosmético, podem ser percebidos não apenas como algo tangível. Explique como esses dois produtos podem ser concebidos perante o mercado.

Obs. Não precisa enviar as respostas para essas primeiras questões, resolva apenas para si para testar os seus conhecimentos. Isso poderá ser útil para você mais tarde.

12) A ________ promete levar a níveis de produção mais precisos, a comunicações mais direcionadas e a uma determinação de preços em bases mais consistentes.

 a) Era da globalização

 b) Era da informação

 c) Era industrial

 d) Era da desregulamentação

 e) Era da produção

 f) Era da regulamentação

13) Uma das questões-chave do marketing diz respeito ao entendimento das necessidades do mercado. Podem-se distinguir cinco tipos de necessidades. Quando um consumidor deseja ser visto pelos amigos como um consumidor inteligente, diz a essa que é uma necessidade ________.

 a) declarada

 b) não declarada

 c) real

 d) de algo mais

 e) secreta

 f) esclarecida

14) Quando uma empresa divulga o seu automóvel como sendo o mais seguro que o cliente poderá comprar estará empregando qual das seguintes programações de marketing?

 a) Posicionamento

 b) Serviço

 c) Segmentação de mercado

 d) Relações públicas

 e) Tecnológica

 f) Segmentação de produto

15) ______ ou produtos constituem a maior parte do esforço de produção e marketing da maioria dos países.

 a) Bens duráveis

 b) Bens de impulso

 c) Bens tangíveis

 d) Serviços

 e) Eventos

 f) Bens exclusivos

16) Para definir o marketing de uma maneira bem simples poderíamos afirmar que ______.

 a) usa técnicas para vender mais

 b) usa técnicas para se dar bem no mercado

 c) usa técnicas para enganar o concorrente

 d) usa técnicas para ser o melhor

 e) é a ciência da persuasão

 f) supre necessidades lucrativamente

17) Uma das marcas mais conhecidas do mundo é a coca-cola. Uma das explicações que o executivo de marketing Chris Lowe dá para esse fato é...

 a) Você não pode jamais trair os valores essenciais da marca, mas pode trabalhar para fazer com que esses valores pareçam renovados e relevantes. Se não conseguir comunicar-se com as pessoas de hoje, vai se tornar um velho ícone.

 b) Você pode mudar os valores essenciais da marca, desde que seja para renová-los. Se não conseguir comunicar-se com as pessoas de hoje, vai se tornar um velho ícone.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com