TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício marketing

Por:   •  27/4/2016  •  Exam  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  1.541 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício de Fixação 1

  1. Por que o estudo do marketing é importante?

Uma das razões para estudar marketing é a sua grande participação na vida diária dos consumidores. Ao caminharmos pelas ruas vemos cartazes, placas, letreiros. Caminhões transportam mercadorias de várias origens para vários destinos. Em casa, escutamos rádio e assistimos a programas de televisão, que anunciam diversos produtos e serviços. Nos escritórios ou em casa, pessoas recebem visita de vendedores e representantes. Tudo isto é alguma parte do marketing. A exposição, como podemos perceber, é intensa. Alguns estudos comprovam que certos produtos possuem 50% dos seus preços alocados às despesas de marketing. Como este elevado percentual é dirigido às atividades de marketing é fácil constatar a sua importância.

  1. Defina marketing.

É a arte e a ciência de selecionar mercados-alvo e captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de um valor superior ao cliente.

  1. Quais os elementos básicos do conceito de marketing?

O elemento básico do conceito de marketing é o de satisfazer às necessidades e aos desejos dos consumidores.

  1. A que se aplica o marketing? Dê dois exemplos de empresas em que estejam configuradas as aplicações dessas funções.

Os profissionais do marketing se envolvem na gestão da troca de diferentes tipos de produtos: bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias .

Exemplos: Banco Itaú,  Empresa Coca-cola,  Avon

  1. Kotler aponta oito possíveis tipos de demanda. Cite 3 delas e exemplifique.

Demanda negativa: ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita (ex. vacinas, serviços odontológicos, vasectomias, operações de vesícula; empregadores têm demanda negativa por ex-presidiários e alcoólatras, por exemplo).

Demanda latente: muitos consumidores podem ter necessidades não oferecidas por qualquer produto (ex. Edifícios mais seguros, Carros mais econômicos). Há uma forte vontade do mercado por determinado produto/serviço.

demanda em declínio – quando há a redução do consumo de um determinado produto, beirando a extinção do seu consumo, como as fitas de gravação K7

  1. Diferencie necessidade de desejo.

Necessidades são os requisitos básicos do ser humano, como aqueles por ar, comida, água, roupas e abrigo. Enquanto que desejos são a forma que as necessidades humanas assumem quando são particularizadas por determinada cultura e pela personalidade individual.

  1. Diferencie mercado consumidor de mercado organizacional.

       Mercado consumidor é constituído por empresas que produzem e comercializam produtos e serviços de consumo em massa. Já o mercado organizacional consiste em empresas que compram bens ou serviços que possibilitam a fabricação de outros produtos e vendem para outras empresas ou terceiros.

  1. Muitos empresários ainda desconhecem o valor do marketing. Explique por que o marketing ainda é confundido com venda pessoal e propaganda.

Porque as pessoas desconhecem o real significado do marketing. Além disso, o composto promocional é a parte do marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas de forma geral.

  1. Pode-se afirmar que as lojas populares como Casas Bahia, Magazine Luiza, Armazém Paraíba praticam marketing? Por quê?

Sim, porque essas empresas adotam várias estratégias para atrair e reter clientes, aumentar o volume de vendas, aumentar o nível de competitividade, identificar novas oportunidades de negócios. Todas essas estratégias envolve a administração do marketing.

A Casas Bahia, por exemplo, se destaca por ter saído em busca de um público com baixo poder aquisitivo, oferecendo crédito para financiar suas compras. Assim, a empresa ganha não apenas com as vendas, mas também tem bons resultados financeiros.

  1.  O valor é um conceito central de marketing. Defina-o do ponto de vista do marketing.

 Valor é a relação entre a somatória dos benefícios tangíveis e intangíveis proporcionados pelo produto e a somatória dos custos financeiros e emocionais envolvidos na aquisição desse produto.

O valor de um produto é a expectativa do consumidor quanto aos seus benefícios em relação à quantia real paga pelo produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com